Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DESEJO Proibido

Ainda mal começou, mas já estou a gostar muito de ver a novela Desejo Proibido. Está muito bem escrita. As falas das personagens e determinados cuidados de composição, produção, caracterização e cenário são coisas que saltam à vista.

Estava curiosa para saber como a novela foi recebida no Brasil, visto que ainda não deve ter sido exportada para muitos outros países e muito menos para os que partilham a língua portuguesa. É que é muito interessante observar as reacções em diferentes lugares, diferentes culturas. E não é só isso. Diferentes climas também. No Brasil é verão de 40 graus e aqui em Portugal é Inverno de chuva diária e pouco sol. No Brasil esta novela passa no horário das 18.00 horas em Portugal hoje já foi empurrada para as 22.30. Estas “peculiaridades” fazem diferença. Um brasileiro em Portugal, de noite e com chuva, ia gostar mais de ver esta novela se não estivesse numa tarde de calor de verão do Brasil?

Independentemente da região geográfica esta é uma boa novela. Tem uma boa história e esta é apresentada com uma sequência lógica e apelativa capítulo a capítulo. Estou curiosa para saber porquê Murilo Rosa ficou com o papel de protagonista. Não por ele não ser bom no papel. Ele é. Mas já passou da idade de “mocinho”, que tem aquela impetuosidade de escalar rochas, nadar no rio etc. Quando no primeiro capítulo os padres o chamam de “jovem” pensei: é jovem, para padre. Porque há 14 anos atrás, já Murilo fazia este tipo de papel, do jovem romântico. Lembro do par que fez com Carla Regina em Xica da Silva e com Christine Fernandes em Chiquinha Gonzaga.

Mas também há que apontar uma coisa nas telenovelas brasileiras: ou os protagonistas são jovens ou não tão jovens. Ainda que muito bons actores a verdade é que a maioria das novelas tem como protagonistas os jovens. É o caso desta e de muitas outras. Em Essas Mulheres, por exemplo, Christine Fernandes defendeu a sua personagem muito bem. Mas a questão da juventude de Aurélia pedia uma menina de menos de vinte anos. Assim como o resto do elenco: estava todo a passar da idade dos protagonistas no guião. Mas teve importância? Não. Cada qual defendeu o seu papel muito bem, apesar das rugas, ocultadas aqui e ali pelo botox e outras coisas mais que em alguns caso atrapalham porque tiram a expressividade do rosto.

Voltando a Desejo Proibido, repito que está a começar bem e promete continuar a se desenvolver com interesse. Parabéns a toda a equipa, desde a pessoa que limpa o chão ás que vemos na tv! Parabéns.

1 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Lucas bú 19 de janeiro de 2008 às 04:01  

faz sentido o que disse sobre o horário em que "desejo" é exibida aqui no Brasil, talvez seja por isso que não esteja fazendo tato sucesso por aqui, mesmo tendo bons atores, textos e uma boa direção

olha aqui no Brasil no mês que vem estréia "beleza pura", é uma autora nova que esta escrevendo, essa novela promete, vai estreiar no lugar de "sete pecados" que já esta acabando por aqui
ta ai um teaser(chamada) da novela caso queira ver, pode clicar di boua porque nem é vírus

http://br.youtube.com/watch?v=ghpMGOPTWAY

espero que goste e que ela não demore a chegar ai

;)

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP