Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Quando partilhamos uma opinião com terceiros, espera-se cortesia. Os outros podem não pensar exactamente da mesma forma (quem é que pensa exactamente igual?), mas o princípio do respeito ao outro ainda que discordando do seu ponto de vista é uma VIRTUDE.

Após deixar um comentário bem simpático no blog de uma pessoa que me pediu que o visitasse recebi como resposta uma mensagem num tom pessoal e precipitadamente agressivo, à qual respondi em pronto. Tudo porque a minha opinião sobre a novela 7 Pecados não corresponde à sua. Mas estava a pensar: e é assim que se coloca um ponto de vista? Há necessidade de partir para o nível pessoal e agredir a pessoa que expressa uma opinião diferente?

Comecei a pensar nos PECADOS e nas VIRTUDES. No ler tudo o que se escreve e ler apenas o que se quer ler. A Virtude de respeitar os outros. A inteligência de facultar oportunidades para mudar de opinião. Continuo a ver esta novela porque quero dar-lhe a oportunidade de me cativar. Nem tudo nela me desagrada e nem tão pouco sinto que fui extremista na minha opinião. Penso que justifiquei bem os pontos de vista e o que foi e não foi concluído com base em primeiras impressões.

Quando pessoas mais velhas me dizem que no seu tempo é que as novelas eram interessantes, não lhes retiro o seu quê de verdade. Sempre achei que quem recorda com saudosismo as grandes histórias da extinta TV Tupi e elogia as primeiras novelas brasileiras, ainda a preto e branco, tem a sua razão. No seu tempo, naquela altura, para aquelas pessoas, estas tiveram um impacto enorme. Cada geração será para sempre influenciada por novelas diferentes. E se vão buscar êxitos do passado para atrair o público novo? Claro que vão! Portanto os que viram as novelas a preto e branco da TV Tupi têm tanta razão quanto os que viram Roque Santeiro, Vale Tudo, Tieta, assim como os que estão agora para nascer hão de elogiar obras que vão desgostar os de hoje.

Detectar semelhanças entre os géneros é normal. Aqueles que já viram muita comédia, drama ou sagas decerto são capazes de o fazer. Os que conhecem as obras dos autores, dos directores e dos actores sabem quando algo é parecido a algo visto no passado. Penso que esta condição decerto altera a apreciação de uma obra.

Creio que no final, o derradeiro PECADO daquele que precipitadamente condena é mais tarde, virar-se contra os seus princípios e atirar pedras ao que outrora amou incondicionalmente.

Por fim, falemos mais de NOVELAS em EXIBIÇÃO.

Tenho acompanhado Terra Nostra. Sempre soube que esta era uma boa novela, apenas não tive paciência para a acompanhar. Quando perco os primeiros capítulos costuma ser assim. Além disso, o timming é também importante. Na altura Benedito Ruy Barbosa tinha escrito muitas novelas dentro do género “saga familiar” e existiu de minha parte uma certa saturação pelo género e tema. Continuo a achar que lhe faz falta mais dinamismo, mas ao mesmo tempo, a sua linguagem é aquela. A história, comprida mas boa. E sem dúvida, isso nunca pus em causa, Terra Nostra é uma novela LINDA de ver em termos de fotografia. A reconstituição história, nos cenários e na edição, mesclando imagens antigas sem cor com as das personagens é primorosa. Nota-se o empenho de toda a produção e dos actores para fazer daquela novela algo marcante.

Desejo Proibido continua bem e os primeiros episódios de 7 Pecados já lá vão.

Caríssimos leitores, continuem a visitar este blog, para recordar novelas e expressem a vossa opinião. Esta é sempre bem vinda, mas quer-se respeitosa. O blog foi criado num ímpeto nostálgico e por isso, a sua finalidade de raiz sempre foi o partilhar da influência de cada novela na vida de quem as vê. Abraços!

0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP