Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

Escalagem em novelas

Toda a gente sabe. Basta ver algumas novelas seguidas para se perceber que os actores que entram numa, entram noutra, formando novamente equipa com os mesmos produtores e directores. Existe um claro desgaste de imagem para o público e acho que a história também perde um pouco de credibilidade mas tirando isso, o fenómeno da ESCALAGEM dos mesmos actores não é muito de estranhar. Se formos a pensar que qualquer pessoa em qualquer ramo de actividade dada a possibilidade de escolha, faria o mesmo. Ia escolher trabalhar com bons profissionais e amigos. Mas não é esta a questão que vou levantar.   

Quando intitulei o post de ESCALAGEM, queria referir ao actor preencher os requisitos da personagem. Porque temos de ser realistas: se um papel exige determinado tipo físico, dificilmente algo diferente vai permitir uma adaptação credível. Por isso é que ver um lingrinhas sem musculatura ser o grande herói em todas as brigas é pouco credível.

Nas novelas DANCIN DAYS (SIC) e LOUCO AMOR (TVI) existem grandes erros de escalagem. E todos se prendem, presumo, com o factor "AMIZADE". 

Por amizade o autor de Louco Amor, Tozé Martinho fez questão de reunir um elenco da "velha guarda". Os seus amigos pioneiros nestas andanças, os grandes atores, as grandes promessas. E assim temos Nicolay Breyner no papel de galã, papel que não veste na perfeição. Não só fisicamente não está para isso mas também na composição o seu "Carlos" é suposto ser dotado de carisma, charme e eloquência, quando não entrega nada daquilo. É desapontante ver as personagens a reagir ao que está no guião mas não sai pelo actor. O problema de "Louco Amor" é que temos um homem de 82 anos a fazer-se passar por um de 50. Ver Nicolau como par romântico de Fernanda Serrano (39) é pouco ou nada credível. Ela está perfeita ao incorporar essa sua paixão irresistível por Carlos mas mesmo que se tenha apaixonado muito nova por aquele homem, as idades continuam a não bater muito bem. Serrano teria de ser frangota demais para entretanto esperar 18 anos até este sair da prisão. Supondo que ela está no final dos 30 ou mesmo início dos 40 anos de idade, tirando 18, sobra pouco... Outro erro de casting é Helena Isabel, pelos mesmos motivos de incompatibilidade física com o perfil da personagem. Nós sabemos a idade que Helena tem e mesmo que não se soubesse e embora a ache uma das mulheres portuguesas que melhor conservou o seu rostinho, a idade manifesta-se no corpo de outras formas, formas que ninguém disfarça... no modo demorado como se senta no sofá, os gestos mais vagarosos... É impossível que Helena Isabel seja mãe biológica de uma criança que não tem mais de 12 anos de idade.
Mais um erro de casting é o protagonista masculino Duarte, vivido por José Carlos Pereira. Nota-se que é requerido a "Duarte" uma aparência mais jovial, mais solta, mais de moleque. E JCP parece um trintão quase nos 40 que tenta passar por 18 ou 20 e assim fazer par romântico com a heroína da história, uma moça jovem que acabou de entrar na faculdade. Não pega. E ela, coitada, também não está lá muito bem conseguida. Se ao menos as restantes personagens parassem de elogiar a sua estonteante beleza, referindo-se a ela como a rapariga "mais gira" da Brodway (espécie de bar-discoteca, outro erro da novela que não especifica o que aquele espaço é) ainda passava... é que, por terem escalado uma jovem normal sem uma beleza estonteante, é pelo CARISMA que "Margarida" tem de convencer o espectador. E os outros podem dizer que ela é fantástica e fala muito rápido e é brilhante que não nos convencem, porque não é isso que se vê. O que passa é uma rapariga extremamente comum e sem grandes brilhantismos. Como pode uma pessoa assim brilhar como é suposto no guião? Erro de escalagem.


Dancyn Days peca pelo mesmo. Ao escalarem Joana Santos como protagonista e, o que é PIOR, fazerem-na passar por 16 anos na prisão sem sequer lhe mudarem o corte ou comprimento do cabelo, é uma perfeita estupidez. Já se sabia que não veríamos rugas e que ia ficar com aquele ar angelical de jovem menina. Era por isso mesmo Tão MAIS IMPORTANTE incutirem uma diferença substancial no seu look. Ao menos mudavam-lhe o cabelo!! Metiam algodão nas bochechas para parecer que tinha um rosto mais arredondado, usavam truques de maquilhagem, vestiam-lhe roupas que visassem aparentar outra idade... Não foi feito. E assim vamos ver uma miúda de 26 anos a emocionar-se com uma que deve ter no mínimo uns 18 e chamá-la de filha... No sense!! Um bom actor faz bons papéis mas há limites para tudo. Acho que ia preferir ver a Ana Guiomar como protagonista porque, apesar de jovem, parece mais camaleão e capaz de "envelhecer" e endurecer como manda o guião.

Nota curiosa: Actores de Dancin' Days que transitam da novela "Laços de Sangue": num total de 17 pessoas (por enquanto):  Alexandre de Sousa, Ana Guiomar, Ana Teixeira, Custódia Gallego, Emília Silvestre, Fernando Pires, Gracinda Nave, Joana Santos, Joana Seixas, João Ricardo, José Fidalgo,  Margarida Carpinteiro, Pedro Diogo, Pêpê Rapazote, Sofia Sá da Bandeira, Sílvia Filipe, Sisley Dias.  

"Louco Amor" vale por reunir um elenco de "cotas da antiga guarda". É uma oportunidade única, última, de voltar a juntar "a  malta". É uma novela que não é toda feita só para os jovens, o que é bom. Mas nem por isso se torna credível.

0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP