Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Desfechos para Personagens 01


O que deve acontecer com as personagens nas novelas, se você escolher o rumo da história?
.
Este é o primeiro tópico para responder a essa pergunta, e estreia-se com a novela 7 Pecados!
.
Em Portugal a novela vai no início e ainda falta aparecer mais personagens. Mas por aquilo que já conhece, o que decide? O que adivinha? Que críticas tece?

.
Penso que todos querem ver o professor de ginástica e a directora da escola juntos. Como deduzo que a filha falecida de Juju era também de Romeu, existindo portanto um neto, quem sabe este não volta da Inglaterra, envolve-se na escola e posteriormente a riqueza do avô vai servir para melhorar consideravelmente as condições desta, que passa a ser um exemplo a seguir, porque assim são os contos de fadas.
.
Dante, Clarice e Beatriz. Quem fica com o homem? Gosto mais de ver Dante com Beatriz. Não que ela mereça mas vamos a ver: na vida real, casal que se separa, qual a percentagem que volta a estar junto? E quantos ficam com a então amante? Além disso, para apaixonado, Dante está sempre a esquivar-se dos abraços da mulher. Principalmente no quarto. Também cuida dela como cuida de qualquer outra pessoa, falta paixão. Para virtuoso, caiu depressa na tentação de se sentir atraído por Beatriz, o seu amor de infância. Preferia ter visto as actrizes a trocar de papeis. Ou seja: Beatriz interpretada por Giovanna Antonelli e Clarice por Priscila. Acredito que assentava melhor mas também compreendo que ambas já experimentaram esse "gostinho" mais vezes.
.
Os mistérios ainda por desvendar, da dita suposta civilização antiga, e do misterioso desaparecimento do pai de Beatriz (será que foi viver com os da Atlântida para o fundo do mar?) não deixam ainda levantar mais um pouco do véu da história. Parece que andam ali uns demoniozinhos e uns cães de guarda mal encarnados na figura humana. Decerto temos os anjos da guarda e arcanjos. O que não me conforma é que, no meio de tanto elenco, tantos pobres com vidas miseráveis, o Anjo da Guarda só existe para a menina RICA, MIMADA e MÁ. Até para o céu te dar um anjo-da-guarda é preciso ser rico!


.

Read more...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Perdi um Episódio?

Comecei a ver o capítulo da semana de Desejo Proibido, e eis que a personagem “Laura” chega a casa a dizer que dormiu na cama de Miguel e que suas roupas cheiram bem. O quê? Mais para a frente, esta diz a Miguel que percebeu ter sido ele a deitá-la na cama e beija-o. Como? Será que perdi um episódio?

Quando o capítulo chega ao fim tive a confirmação óbvia. A voz off anunciou sobre os créditos da novela “Desejo Proibido, para ver na Sic de segunda a sábado”.

Boa! Mais uma alteração na exibição da novela! Que, já agora, voltou a ser exibida hoje sem intervalo (tinha começado a ter na semana passada). Com tantas mudanças, praticamente a um ritmo diário, como é suposto o espectador da SIC acompanhar uma novela?

Não faço ideia como Laura foi parar à cama do padre e como consequência tasca-lhe um beijo na boca! Não façam isto com o público

Falando mais da novela, é mesmo adorável. Um bombom saboroso. Hoje até dei umas boas risadinhas com a personagem de Nando Cunha, o soldado Brasil. Não é que a figura de autoridade em PassaPerto tem como função descobrir o roubo de um “paletó” de pijama e o infractor, um vagabundo que enverga a vestimenta, está sempre a cercar o soldado esmolando comida e este é tão sagaz que foi preciso o gatuno se denunciar para o policial somar 1+1? Hilário! Tal como a cena seguinte, em que Brasil tem de dividir a cela com o prisioneiro, porque aquele lugar é o seu quarto, e o gatuno logo se apossessa de tudo. (http://br.youtube.com/watch?v=jkNeaKQBz6g) Esta novela é uma comédia fantástica!

Mais interpretações soberbas: Eva Wilma já fez muitas vilãs de sucesso. Mas esta D. Cândida, desde o início, bate em todas. As vilãs de Wilma têm tido sucesso no registo caricato. Com exagero de tiques ou frases bordão. É mais difícil interpretar uma vilã normal, aparentemente uma pessoa comum. A sagacidade de D. Cândida não dá para adivinhar. Ainda todos estão a ir com a farinha, já ela tem uns 4 bolos feitos!

Mais interpretações divinais… sabem que mais? O elenco todo! São todos excelentes! Mas por não conseguir mencioná-los, vai à vez. O par Alexandre Borges e Letícia Sabatella estão muito bem nos seus papéis. Alexandre, como o psiquiatra Dr. Escobar e Letícia co
mo a oprimida Ana. Já há muito que admiro o talento da actriz mas, revendo uns episódios de Irmãos Coragem, devo confessar que as críticas que recebeu na altura surtiram algum efeito em mim. A loucura de Lara/Laura nem sempre estava tão convincente e pensei: será que para esta actriz é mais difícil encarnar este tipo de papel? Mas os anos passam, experiência acumula-se e num registo diferente, mas com uma pitada de loucura e irreverência, Letícia está novamente a honrar o papel que encarna. Mas não como uma tranquila freira ou como uma tranquila muçulmana. Adoro ver um actor evoluir e melhorar de papel para papel! Alexandre Borges, o que dizer? Bom como sempre! E não falo no sentido estético.

Outro elogio que teço a esta novela, é a escolha dos nomes das personagens. Depressa memorizei quem é quem, o que nem sempre é fácil. Tenho verificado que o nome correcto para a personagem, faz muita diferença! Se disser Jade e Lucas, sabem a qual novela me refiro. Mas acreditem: existem nomes por aí, de novelas até bem recebidas pelo público, cujos nomes das personagens mais principais caiem no esquecimento rapidamente. O baptismo é essencial. Já agora: sabiam que as personagens de Tieta foram, até a um ponto, criadas com base num perfil astrológico? Eis a prova da importância dos detalhes, de um nome e não só: de um signo!


Pelo feed-back que tenho tido do Brasil, onde a esta novela é exibida não sei quantos capítulos adiante, a mesma não está a ser tão apreciada pelo público em geral. É uma pena. Já aqui mencionei os “pequenos” factores que fazem a diferença: a cultura, o clima, o horário. “Pequenas” coisas que contam muito! Espero porém que a novela tenha direito a reposição e aí seja redescoberta para que possa ser tão apreciada (se realmente não for) no seu país de origem, como está a ser aqui, por mim, em Portugal.

Read more...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Quando partilhamos uma opinião com terceiros, espera-se cortesia. Os outros podem não pensar exactamente da mesma forma (quem é que pensa exactamente igual?), mas o princípio do respeito ao outro ainda que discordando do seu ponto de vista é uma VIRTUDE.

Após deixar um comentário bem simpático no blog de uma pessoa que me pediu que o visitasse recebi como resposta uma mensagem num tom pessoal e precipitadamente agressivo, à qual respondi em pronto. Tudo porque a minha opinião sobre a novela 7 Pecados não corresponde à sua. Mas estava a pensar: e é assim que se coloca um ponto de vista? Há necessidade de partir para o nível pessoal e agredir a pessoa que expressa uma opinião diferente?

Comecei a pensar nos PECADOS e nas VIRTUDES. No ler tudo o que se escreve e ler apenas o que se quer ler. A Virtude de respeitar os outros. A inteligência de facultar oportunidades para mudar de opinião. Continuo a ver esta novela porque quero dar-lhe a oportunidade de me cativar. Nem tudo nela me desagrada e nem tão pouco sinto que fui extremista na minha opinião. Penso que justifiquei bem os pontos de vista e o que foi e não foi concluído com base em primeiras impressões.

Quando pessoas mais velhas me dizem que no seu tempo é que as novelas eram interessantes, não lhes retiro o seu quê de verdade. Sempre achei que quem recorda com saudosismo as grandes histórias da extinta TV Tupi e elogia as primeiras novelas brasileiras, ainda a preto e branco, tem a sua razão. No seu tempo, naquela altura, para aquelas pessoas, estas tiveram um impacto enorme. Cada geração será para sempre influenciada por novelas diferentes. E se vão buscar êxitos do passado para atrair o público novo? Claro que vão! Portanto os que viram as novelas a preto e branco da TV Tupi têm tanta razão quanto os que viram Roque Santeiro, Vale Tudo, Tieta, assim como os que estão agora para nascer hão de elogiar obras que vão desgostar os de hoje.

Detectar semelhanças entre os géneros é normal. Aqueles que já viram muita comédia, drama ou sagas decerto são capazes de o fazer. Os que conhecem as obras dos autores, dos directores e dos actores sabem quando algo é parecido a algo visto no passado. Penso que esta condição decerto altera a apreciação de uma obra.

Creio que no final, o derradeiro PECADO daquele que precipitadamente condena é mais tarde, virar-se contra os seus princípios e atirar pedras ao que outrora amou incondicionalmente.

Por fim, falemos mais de NOVELAS em EXIBIÇÃO.

Tenho acompanhado Terra Nostra. Sempre soube que esta era uma boa novela, apenas não tive paciência para a acompanhar. Quando perco os primeiros capítulos costuma ser assim. Além disso, o timming é também importante. Na altura Benedito Ruy Barbosa tinha escrito muitas novelas dentro do género “saga familiar” e existiu de minha parte uma certa saturação pelo género e tema. Continuo a achar que lhe faz falta mais dinamismo, mas ao mesmo tempo, a sua linguagem é aquela. A história, comprida mas boa. E sem dúvida, isso nunca pus em causa, Terra Nostra é uma novela LINDA de ver em termos de fotografia. A reconstituição história, nos cenários e na edição, mesclando imagens antigas sem cor com as das personagens é primorosa. Nota-se o empenho de toda a produção e dos actores para fazer daquela novela algo marcante.

Desejo Proibido continua bem e os primeiros episódios de 7 Pecados já lá vão.

Caríssimos leitores, continuem a visitar este blog, para recordar novelas e expressem a vossa opinião. Esta é sempre bem vinda, mas quer-se respeitosa. O blog foi criado num ímpeto nostálgico e por isso, a sua finalidade de raiz sempre foi o partilhar da influência de cada novela na vida de quem as vê. Abraços!

Read more...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Atores, personagens, considerações e divagações

Vinha falar de actores, quando soube do falecimento repentino de Luiz Carlos Tourinho, que na novela Desejo Proibido faz brilhantemente o língua-solta Nezinho, ajudante do padre e alcoviteiro na cidade de Passa Perto.

Cada vez gosto mais desta novela, repleta de representações deliciosas como um caramelo. Mesmo Othon Bastos, que até agora tem uma participação curta, como o hiper preguiçoso Cides quando surge, ocupa o seu lugar. Típico de grandes actores que, não sendo vedetas de cabeça, fazem uma obra valer mais pelo talento e experiência que fornecem.

O mesmo digo de Odilon Wagner, que em Sete Pecados rouba a cena, mesmo contracenando com várias personagens e tendo pouco diálogo, com a sua linguagem gestual diria que perfeita para a essência da personagem.

É tudo uma questão de timming e composição. Que estes três citados actores dominam muito bem. Mais poderia dizer sobre outros mas queria mesmo falar destes. Dos que não têm a fama de um Fagundes, não vêm o seu talento gerar aquele frenesim nas massas que assistem televisão, mas que sabem “domar” a arte.

Já mencionei também Marcos Caruso, o padre Inácio de Desejo Proibido, cujo timbre de voz da personagem com o respectivo sotaque põe de lado qualquer lembrança do apagado e passivo Alex de Páginas da Vida. Além de actor é também autor. Não esqueço o seu peão Tião em Pantanal. Participação pequena, curta, mas marcante.

E é assim. É preciso é encarnar bem as personagens. Experiência vale por muito mas mesmo sem ela, se um actor jovem a começar carreira mostrar que sabe agarrar a personagem, vale mais do que por aqueles que, tendo a fama, não sabem vestir uma.

Já mencionei que não aprecio por aí além a novela que em Portugal passa de tarde: Sete Pecados. Mas não é por isso que não reconheço quem representa bem e encarna o seu papel de forma convincente. A preferência inclina para o núcleo que representa personagens mais reais, como a directora da escola e núcleo envolvente. Não tem fantasia na vida da personagem, nada de anjos a voar, demónios etc. Por enquanto. Mas quando vejo Gabriela Duarte, Marcelo Novaes e depois Odilon Wagner na novela, lembro da força das suas personagens em Chiquinha Gonzaga.

Gabriela é que parece não ter envelhecido nada na última década. Tem o mesmo aspecto da época em que encarnou a impressionante Maria Eduarda, na novela Por Amor, excepção para um pormenor que aumentou de tamanho.

Na sua segunda semana de exibição, a Sic passou a exibir “dois capítulos em um” da novela Sete Pecados. São quase duas horas de duração, que começa pouco depois das 18.00 horas e termina pontualmente ás 20.00h, sem intervalo! Ufa! Será que mesmo os fãs acérrimos aguentam? A minha teoria é: não gostam da novela e querem “despachá-la rapidamente. Será?
Há! E falta acrescentar também José de Abreu. A sua prestação pode passar mais despercebida, já que não se compõe de características distintas, mas é uma das mais bem feitas também. São inumeras as emoções que o actor passa através da expressão do rosto. O Chico tem amor à mulher. O Chico é rude. O Chico sofre pelo filho, o Chico é indeciso, etc. Muitas nuances comuns, bem encarnadas.

E fico por aqui, no que respeita a novelas, actores e alguma fofoquice!

Read more...

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Poluição Visual

Um dos motivos pelos quais perdi o interesse em novelas nos últimos anos é a POLUIÇÃO visual.

Tomemos como exemplo o longo episódio de hoje da novela Sete Pecados. Cerca de 1h45m de duração, sem intervalo, passou constantemente mensagens em rodapé e também na lateral, onde a SIC se acostumou recentemente a colocar informações do que está a dar, o que vem a seguir, e o que virá depois. Uma treta chatérrima, que cansa o olhar e faz a pessoa desistir de ver. Principalmente se o produto não for do seu total agrado.

Colocarei uma amostra do capítulo de hoje após este terminar. Aí vão poder ver como em Portugal, o campo visual do ecran se enche de sinais, logótipos e mensagens em movimento durante a exibição das novelas.

Na quadra festiva até a entrada do novo ano mais uns diaszitos o logótipo da SIC soltava faíscas. Este está no canto esquerdo superior do ecran. No direito o número 888, do teletexto, que fornece informação adicional sobre o programa em exibição. Depois em rodapé inferior informação que varia entre programação e uma peça e noticiário e no lado esquerdo ao centro, uns movimentados rectângulos informando o óbvio: o que está a dar e o que vem a seguir.

Quem tem pachorra?
Poluição Visual 20 02 08- Terra Nostra http://br.youtube.com/watch?v=fiZWsFtX7Gg

Read more...

domingo, 20 de janeiro de 2008

CHAMADAS DE NOVELA

Estão entre as formas mais eficazes de levar a curiosidade e o interesse do público a ver uma novela por estrear. São tão fortes e poderosas que podem criar um desejo intenso de consumo.

Quero ver essa novela! Quando começa?” – estas eram as palavras pronunciadas por todos quando a SIC começou com as novelas da Globo. Renascer, a primeira, o Rei do Gado, Quatro por Quatro e Irmãos Coragem são exemplos disso.

As chamadas de estreia para estas novelas mostravam uma síntese da história e também focavam individualmente cada personagem. Rápidas, intensas, dinâmicas e com bom grafismo. Mas este tipo de chamadas terminou. E como consequência, deixou-se de escutar as citadas frases. A fome de ver terminou.

Ao deixar de passar as apelativas chamadas, a Sic arranja mais espaço para a venda de publicidade, claro. Mas arranja também uma nova forma de continuar a prejudicar o produto. Sem estas chamadas de elenco, que cumprem uma finalidade específica, não se cria a expectativa e o desejo imediato.

Continua a existir uma ténue divulgação, mas nem sempre recorrendo ás chamadas importadas da Globo. Exemplo disso é Desejo Proibido. Como em todas as novelas brasileiras, a estação que as produziu soube elaborar chamadas apelativas para a história e para o elenco. Em Portugal foi exibida uma única chamada da novela, muito fraca e sem revelar nada da história. Em 10 segundos o espectador fica a saber nada sobre coisa alguma e a conhecer nada das personagens.

Siga os links para entender ao que me refiro, para entender a importância de uma chamada e de um bom texto em off. Sim porque, por vezes, o texto aplicado revela que quem o escreveu nem sabe do que está a falar: o melhor exemplo em Portugal deu-se com as chamadas para a novela Vira-Lata, durante a exibição.
.
LINK da chamada portuguesa:
.
LINKS das várias chamadas no Brasil:
.
Se quiser ver mais chamadas desta novela que passaram no Brasil, pode encontrar mais de uma dúzia de outras no you tube.
.
RESPONDA AGORA:
Com quais chamadas de estreia você consegue perceber melhor o que têm para si? E tudo em poucos segundos!

Read more...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DESEJO Proibido

Ainda mal começou, mas já estou a gostar muito de ver a novela Desejo Proibido. Está muito bem escrita. As falas das personagens e determinados cuidados de composição, produção, caracterização e cenário são coisas que saltam à vista.

Estava curiosa para saber como a novela foi recebida no Brasil, visto que ainda não deve ter sido exportada para muitos outros países e muito menos para os que partilham a língua portuguesa. É que é muito interessante observar as reacções em diferentes lugares, diferentes culturas. E não é só isso. Diferentes climas também. No Brasil é verão de 40 graus e aqui em Portugal é Inverno de chuva diária e pouco sol. No Brasil esta novela passa no horário das 18.00 horas em Portugal hoje já foi empurrada para as 22.30. Estas “peculiaridades” fazem diferença. Um brasileiro em Portugal, de noite e com chuva, ia gostar mais de ver esta novela se não estivesse numa tarde de calor de verão do Brasil?

Independentemente da região geográfica esta é uma boa novela. Tem uma boa história e esta é apresentada com uma sequência lógica e apelativa capítulo a capítulo. Estou curiosa para saber porquê Murilo Rosa ficou com o papel de protagonista. Não por ele não ser bom no papel. Ele é. Mas já passou da idade de “mocinho”, que tem aquela impetuosidade de escalar rochas, nadar no rio etc. Quando no primeiro capítulo os padres o chamam de “jovem” pensei: é jovem, para padre. Porque há 14 anos atrás, já Murilo fazia este tipo de papel, do jovem romântico. Lembro do par que fez com Carla Regina em Xica da Silva e com Christine Fernandes em Chiquinha Gonzaga.

Mas também há que apontar uma coisa nas telenovelas brasileiras: ou os protagonistas são jovens ou não tão jovens. Ainda que muito bons actores a verdade é que a maioria das novelas tem como protagonistas os jovens. É o caso desta e de muitas outras. Em Essas Mulheres, por exemplo, Christine Fernandes defendeu a sua personagem muito bem. Mas a questão da juventude de Aurélia pedia uma menina de menos de vinte anos. Assim como o resto do elenco: estava todo a passar da idade dos protagonistas no guião. Mas teve importância? Não. Cada qual defendeu o seu papel muito bem, apesar das rugas, ocultadas aqui e ali pelo botox e outras coisas mais que em alguns caso atrapalham porque tiram a expressividade do rosto.

Voltando a Desejo Proibido, repito que está a começar bem e promete continuar a se desenvolver com interesse. Parabéns a toda a equipa, desde a pessoa que limpa o chão ás que vemos na tv! Parabéns.

Read more...

Se7e Pecados

Definitivamente, acho que não me vai agradar acompanhar Sete Pecados. O episódio de hoje foi mais extenso e não vi a altura de terminar logo. Bocejei umas cinco vezes e quando terminou soltei uma “aleluia” interna. Entretanto mais alguém conhecido também tinha deixado de a ver e foi fazer outra coisa.

A novela é uma reciclagem de histórias que já estamos cansados de ver. Até dá para adivinhar o que vai acontecer na cena seguinte. É previsível, porque já se viu tantas vezes aquelas mesmas cenas, gravadas da mesma maneira e interpretadas da mesma forma, por vezes pelo mesmo actor. O Director é o mesmo, determinados elementos do elenco são habituais nas novelas desse director, enfim. Não é só a abertura que foi "reciclada" do anúncio do IKEA, são as histórias também.

No episódio de hoje uma cena me fez lembrar por demasiado “Deus nos Acuda” (também ela realizada por Jorge Fernando e com a mãe deste também no elenco). A cena dos dois anjos na Internet celestial. Bem podia estar a olhar para Claúdio Correa e Castro e Dercy Gonçalves, cujo nome de anjo em Deus nos Acuda também era Celestina.

Por esta e outras razões é que esta novela não me desperta interesse. É um deja-vú pouco oxigenado. Talvez de vez em quando, talvez se não tiver capítulos longos e chatos como o de hoje (foi muito chato, cheio de cenas supérfluas, overacting e excesso de falas para a personagem de Elizabeth Savalla), talvez procure a ver.

Neste blogue perguntei a opinião de quem já acompanha esta novela se valia a pena ver. As respostas ficaram “em cima do muro”, deixando ao meu critério. Pois a avaliação está feita. Depois de emitir as primeiras impressões, um comentário que recebi mostrou surpresa pelo favoritismo a Desejo Proibido e até achou piada ás diferenças de gosto entre os continentes. Pois é isso que é interessante. Ver como são os gostos de região para região, de faixa etária para faixa etária. Se calhar quem mais gosta desta novela ainda não foi submetido massivamente a este tipo de repetição história em quantidade suficiente. Se calhar nunca chegou a ver Deus nos Acuda, ou era muito novo ainda. É este o interesse extra das novelas: permitir a troca de impressões!

Também não gosto de ver a protagonista Priscila Fantin. Nada contra a moça que deve ter os seus méritos, mas não me convence no papel de milionária acostumada a luxo. Também não me parece sedutora o suficiente para as exigências de papel. E depois, espero não estar a ganhar um “ódio” de estimação mas perdoem-me por me repetir ao dizer que Elizabeth Savalla não sabe representar. Faz sempre o mesmo papel. O que varia é o nome da personagem. De resto, até seria interessante alguém se dar ao trabalho de montar cenas de diferentes novelas para mostrar como é sempre tudo igual: os mesmos gestos, como a abertura exagerada dos braços que até parece que vai levantar voo e o mesmo abanar de pescoço quase silábico que mais parece um daqueles bonequinhos de tablier de automóvel.

Personagem favorita e actor predilecto também já tenho: Odilon Wagner, que assim que aparece a ajeitar a peruca, fá-lo de tal modo que é delicioso de ver. De resto critico a linguagem em over acting de praticamente todo o elenco do núcleo rico.

Perdoem-me os fãs desta novela em particular, mas opinião é opinião e este é que é o aspecto interessante das novelas. Partilhar impressões. Abraços!

Read more...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Segundas Impressões

Para quem desconhece, estrearam em Portugal 3 novelas brasileiras da Tv Globo. Terra Nostra passa ás 14.00 horas e é uma reprise. Sei que é uma boa novela mas julgo que o formato dos primeiros capítulos, com muita imagem enfaticamente romântica, muita melodia e pouquíssimo texto, contribui para um “desligar” rápido. Contudo, tenho me esforçado para apanhar a sua essência e é fácil de acompanhar. Só temo as conhecidas fases de “barriga” lá mais para adiante.

A seguir passa Sete Pecados, ás 18.00 horas. Acredito que o primeiro capítulo é fraco mas continuo a acreditar no poder da história. É light, é deja-vú e é linear mas, o povo gosta de simplicidade misturada com fantasia angelical!

Depois ás 22.00 temos Desejo Proibido. Esta novela teve o primeiro capítulo reexibido hoje, antes de Sete Pecados! Mais uma vez, sem anúncio, sem lógica, repetem o primeiro capítulo na tarde em que vão exibir o terceiro, e não na tarde seguinte à estreia. Enfim! Desejo Proibido é a novela que, no arranque, desperta mais interesse. É dinâmica e deixa no ar a promessa que muito se vai desenrolar. Adoro o timbre que Marcos Caruso encontrou para dar voz ao seu padre Inácio.
.
Aguardo então pela repetição do primeiro capítulo de 7 Pecados, talvez nessas sagas de fim-de-semana, já que este foi o que não vi na integra.
.
Links Banda Sonora Complecta:
.
PS: 17/01/08: Desejo Proibido, não teve o segundo capítulo reexibido. Dá para entender uma lógica racional da SIC??
.
Também Sete Pecados não foi para o ar há hora prevista. Já sofreu uma alteração horária: começa ás 18.30 e dura até ir para o ar o telejornal: 20.00h. Das duas umas: ou exibem hora e meia de novela, ou ficam pelos 45 minutos intercalados por muita, muita publicidade.
Desejo Proibido também viu o seu horário adiado para as 22.30. Logo depois segue Duas Caras, cada vez atirada para um horário tardio.
Só se pode tirar uma conclusão: nunca se sabe o que esperar da SIC. O melhor e deixar o aparelho gravar e usar o fastfoward. Um sinal que esta será a mais valia da televisão do futuro.

Read more...

Reflexão: 7 Pecados

VIRTUDES
Dizem por aí que até o ser mais idealista acaba por mudar com o tempo. Dizem ao idealista, que a vida não é como ele sonha e que é fútil tentar mudar o que está mal. Mas nas novelas, estes extremos são mensagens que compensam no fim. Estará a novela a falar a verdade?

Espero que a resposta definitiva há pergunta não surja apenas no leito de morte de um indivíduo.

Nas novelas, como em Sete Pecados, que ainda só vai no terceiro capítulo aqui em Portugal, as virtudes de “Paco” (continuo a chamar Gianechinni de Paco, devido á sua personagem num outro Pecado: o da Cor) prometem compensá-lo. O moço vive preocupado com as mazelas do mundo, cuida da sua família alongada, dos vizinhos e até dos passageiros que entram no seu táxi. Desta feita um milionário solitário fica impressionado com o seu carácter virtuoso e quem sabe, o problema de dinheiro de Dante (Paco) não termina aqui?

Enquanto isso, uma anja (sim, um anjo de verdade) preocupada com o descarrilar de carácter da personagem Beatriz, vem há terra para a encaminhar para o bom caminho.

As personagens são lineares no seu carácter. O bom é mesmo bom e não há dúvidas disso e a pecadora, gosta mesmo de pecar! Pergunto se todos os ricos têm aqueles gestos exagerados e fazem pose onde quer que vão. Se calhar… se todos forem como a Paris Hilton! E os pobres, porquê têm todos de ser virtuosos? Em novela, esta máxima cumpre-se quase sempre. No episódio de hoje, Dante (Paco) reflectia na sua sorte, em amar e ser amado enquanto sentia pena dos dois ricaços que encontrou: Beatriz e Romeu, tão infelizes com o seu dinheiro. E também Miriam, a nova directora de uma escola de má frequência chega e acredita que tudo vai mudar.

A vida real é como na novela, ou está esta a “compensar” o pobre criando a ilusão de que o rico é infeliz e que a sua miséria é virtuosa?

Read more...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

ESTREOU!

Estrearam realmente, três novelas esta segunda-feira, aqui em Portugal, no canal SIC, estação que detém a exclusividade de tudo o que é produzido pela TV Globo.

Esperei até agora para poder fazer uma avaliação.

Terra Nostra não vi. Também já passou por cá mas do pouco que entendi, continuei a achar maçante e com falta de dinamismo.

Perdi o início de Sete Pecados, apanhei apenas os últimos 25 minutos e não me surpreendeu. A história já foi vista noutras histórias e continuo a achar a prestação de Elizabeth Savala sempre igual a tudo o que já fez. Mas aguardo por mais com optimismo. Deu para entender que a virtude está toda do lado "pobre" encabeçado por Reynaldo Gianecchini e o pecado na personagem de Priscila Fantin. Também reparei na presença da música "Anjo" dos Roupa Nova, que fez parte da banda sonora da telenovela "Guerra dos Sexos" cantada na voz que me pareceu ser de Fábio Júnior.
.
A estreia para o horário das 22.00 horas de Desejo Probido, nem preciso de espreitar as audiências amanhã, para saber que ganhou pontos. A novela começa bem, tem mistério e profundidade. Cativa logo de início e deixa no ar a promessa de muitos, muitos enredos entre sogra e genro, irmãos adoptivos, médico e paciente, milagre e padre. Boa mesmo! Só depois entendi que se trata de uma novela de época, sobre as quais recaiem as minhas preferências.
.
E é tudo para primeiras impressões!

Read more...

sábado, 12 de janeiro de 2008

Em que ficamos?

Está para chegar um grande enigma. Um mistério! Um segredo... e ele é:

Saber afinal, que novelas vão os portugueses ver esta segunda-feira!
E será esta segunda-feira?

São já três as novelas anunciadas pela SIC com estreia para segunda. Para minha surpresa, que ainda aguardo por 7 Pedados e Desejo Proibido, mais um anúncio: a reexibição da novela Terra Nostra. Assim, do nada:
«Estreia 2ª feira, ao início da tarde". Mais uma vez, falta o "detalhe" da hora específica.
A "nova" SIC já começa mal. Começa a repetir os mesmos erros do passado. Muitos anúncios, nada de estreias, pouca clareza e muita confusão! Ok. A esperança de uma SIC melhor dissipou-se no dejá-vu!


Read more...

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O Silicone 80

O conceito de belo difere muito de pessoa para pessoa. Mas existem modas, existem padrões universais. Uns dizem que é a moda que os dita. Será? Pessoalmente, acho que cada indivíduo faz a sua moda. Mas ao que parece, para a maioria é mais cómodo seguir o que os outros estão a fazer.
.
Peitos de silicone. Dentes branqueados e direitinhos. Para quem quiser se tornar artista, hoje parece ser este um requisito obrigatório: ter usado aparelho nos dentes. Por isso, se seus pais ou quem cuidou de si se deram a esse gasto, pode querer que é um investimento para o futuro!
.
No meu apreço de beleza física não entra o peito de silicone. Principalmente se estes ficarem duas bolas, perfeitamente simétricas e pior: desproporcionais ao corpo que os sustenta. A beleza esteriotipada, também não me diz nada. Não a vejo nos rostos que se parecem todos uns com os outros. Os artistas usam o mesmo tipo de corte de cabelo, colocam extenções da mesma maneira, todo o cabelo é pintado, a maquilhagem é feita toda igual e todos recorrem aos mesmos serviços de cosmética. E assim parecem robots, saídos em série da fábrica.
.
O conceito já não é novo. Nos anos 60 já se faziam programas futurísticos (lembro-me do Hitchcock) sobre o assunto. Mas nunca antes como agora este tipo de beleza passa-me mais despercebida. Colocam-na na minha frente através de um écran, e nada vejo.
.
O artista pode ser bom. Talvez seja uma excelente pessoa. Mas tem toda aquela parnafenalia standard a impedir a comunicação visual. É uma barreira. Tem uma imagem falsa e se não for muito bom, também o resto vai parecer falso.
.
Não sou contra recorrer-se aos serviços modernos de estética e a técnicas de embelezamento. Ao contrário: sempre fui a favor! Mesmo no tempo em que ainda não se tinha desenvolvido um terço do que parece existir hoje. Mesmo quando a ignorância ainda fazia gritar a maioria das vozes. Mas o que dizer à padronização? Porquê ficam tantos tão parecidos uns com os outros? E porquê se dá tanta importância há aparência?
.
Isto tudo tem origem nos peitos redondos que tenho visto por aí e numa troca de ideias num grupo de amigos. Estava a rever uma cena fantástica de novela e subitamente percebi que as duas actrizes a dar um show de interpretação, eram 100% naturais nesse departamento. Uma até tem muito pouco peito. Admiro quem se mantêm a gostar do que tem. Também admiro quem decido fazer um "upgradezinho" mas aquelas bolas de ténis logo abaixo dos ombros... é anti natural. Gritam sozinhas: FALSO!
.
E depois acrescentam mais um falso, e outro, e outro e se julgam lindas!
.
Como disse, cada qual tem o seu padrão de beleza. Mas ver jovens mulheres de 20 e poucos anos, já todas apetrechadas é ver algo belo a envelhecer 20 anos muito depressa. É o cabelo tingido, os peitos que parecem estar a segurar bolas de ténis que apetece tirar fora e experimentar lançar, é a maquilhagem mais pesada, ás vezes exagerada, que torna uma menina bonita de 22 anos numa mulher batida de 32.
.
Lembram-se dos anos 80? Da moda? Vamos relembrar: as roupas eram do mais largo e do mais justo que pudesse existir, mas tudo no lugar errado. Os cabelos queriam-se altos, volumosos, com popas e franjinhas em farripas e muita laca. Toda a peça superior de corpo tinha enxumaços (pequenas almofadas nos ombros). As calças eram largas nas ancas e rabo e estreitavam nas pernas. As cores e os padrões assemelhavam-se aos dos palhaços no circo. Podiamos ver na rua uma mulher usar uma saia larga e comprida com meias ás riscas verde e amarelas. Os sapatos eram todos de verniz e com berloques e franjinhas. Era a moda. Todos a vestiam e se achavam especiais. No entanto, quem a seguiu religiosamente e ficou cheio de ares por estar tão in, é quem menos gosta de lembrar hoje.
.
Para mim, estes peitos de silicone fraudulentos são os enxumaços nos ombros dos anos 80.
.
Leita outros blogs sobre o assunto:

Read more...

ESTREIA EM PORTUGAL

No tópico anterior falei das novelas que Portugal aguarda pela estreia. As revistas já publicam os resumos e deram a exibição dos primeiros capítulos para as tardes do dia 7. Ontem manisfestei o meu desagrado e critiquei severamente o descaso com que fazem televisão e tratam a audiência.
Na apresentação de hoje surgiu a primeira referência desde semanas, quanto à real data de estreia. A chamada de hoje da novela Sete Pecados diz assim: "Estreia segunda-feira, ás 18.00 horas". Finalmente! Uma data!!
Presume-se que a dita segunda feira seja a próxima. Ma repare-se no pormenor não mencionado.
A SIC passa neste momento por um periodo de transição. A Estação recebeu ontem, dia 7 o novo director de programas. Estou optimista por uma estação melhor! Até que enfim! Uma luz ao fim do túnel. Luz essa que vejo apagada desde o ano 2000.
Agora é esperar para ver. Mas já estou a torcer para o merecido retorno em força. A Sic foi quem deu aos portugueses o que estes precisavam ver. Chegou fresca, moderna e colorida. Ofuscou e erradicou o cinzento da RTP. Vinham jovens, frescos e idealistas. Faz falta uma oxigenação! Vamos a ver se volta o casamento com o público.

Read more...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Genéricos e Aberturas

Em Portugal é mais comum o nome de genérico. No Brasil diz-se abertura. Ás vezes escuta-se créditos. Quer tudo dizer o mesmo: são palavras que designam aquele pedaço de vídeo onde a ficha técnica tem de entrar.
..
Normalmente são apelativos, musicais, visualmente dinâmicos e contam uma ou mais histórias, enquanto os nomes de todos os que contribuem para a sua produção passam no ecrán. Existem dois tipos: as/os iniciais e as/os finais. Ou seja, uma para o início, outra para o fim, não têm amb(a/o)s de ser as/os mesm(a/o)s com diferentes nomes.

.
Um dos primeiros tópicos deste blogue foi este: aberturas de novelas. Já expliquei os três pontos principais a que devem obdecer para serem fantásticas! Agora este tópico é aberto para chamar a atenção para um fenómeno que começou a meio da década de 90 e se prolonga até estes dias: a truncagem. Sim, para quem não está familiarizado com o termo, significa o corte e omissão de uma ou mais partes de uma imagem.
.
É o que acontece com todas as aberturas/genéricos/créditos das telenovelas brasileiras que passam em Portugal, como mencionado, desde meios da década de 90, para dar mais espaço à publicidade. Tudo começou num período de guerra serrada entre as estações rivais, que lutavam segundo a segundo para chegar à meta em primeiro lugar.
.
Assim sendo, deixo aqui uma curta lista de nomes de novelas cuja abertura/genérico/crédito inicial e final (ou fecho) nunca foi visto em Portugal:
.
Renascer - foi a novela de transição. Primeiramente o agc (abertura, genérico, crédito) passou na íntegra mas para os últimos capítulos, começou a cair o machado.

.

Daqui a diante, todas as que passaram tiveram sempre o agc cortado. Começando do presente para o passado, não dá para mencionar todas mas a título de exemplo, Portugal nunca viu as/os agc de: Duas Caras, Eterna Magia, Páginas da Vida, Paraíso Tropical, Pé na Jaca, O Profeta, Celebridade, Belíssima, Cobras e Lagartos, América, Senhora do Destino, Da cor do Pecado, Como uma Onda, Chocolate com Pimenta, Laços de Família etc, etc, muitos etcs....

.
Anunciada hoje a estreia de mais duas novelas brasileiras, decerto que o mesmo fenómeno de truncagem aos agcs vai continuar a acontecer. E assim, acrescenta-se à lista as novelas Desejo Proibido e Sete Pecados.
.
Agora vocês que vêm os agcs todos os dias, digam: conseguiam se habituar a nunca, nem uma única vez por cortesia, poder ver esta parte das novelas? Afinal faz parte da obra!
.
AS ESTREIAS:
.Desejo Proibido e Sete Pecados são duas novelas em estreia simultânea que estão a ser tão mal anúnciadas pela SIC, que ainda não sei se já foi emitida alguma durante a tarde ou ainda estão ambas por estrear. Isto prova a desorganização e o pouco caso que fazem do trabalho em televisão. Fui ao site da SIC e também à programação da TV Cabo e fiquei na mesma: no desconhecimento. Na tv hoje ainda não vi passar um spot (ou chamada). As que passaram a semana passada não especificam um horário e temo que caiam no erro de misturar as que começam com as que acabam, para não se entender nada e não se veja nenhuma! São mesmo burros, estes tipos da programação! "Colar" uma estreia a um final é o recurso mais utilizado. Demostra pouca criatividade e fraca vontade para fazer melhor. ..
.
E assim aguardo, sem muita vontade, para ver se é desta que acompanho uma novela Brasileira na SIC. Se eu fosse a TV Globo, há muito que teria desmanchado aquele contrato de exclusividade! Só prejudicou a imagem da estação e desvalorizou o produto novela.

Read more...

sábado, 5 de janeiro de 2008

Alinne Moraes - visual

Na novela Duas Caras a actriz Alinne Morais surge surpreendentemente bela. Nem a reconheci. Tenho de confessar que das últimas vezes que a vi comecei a achá-la feia em certos ângulos. Por isso ainda maior foi a surpresa, quando o cabelo escuro e a franja lhe eliminaram os maus ângulos! E vocês? Qual o visual desta actriz acham que lhe assenta melhor?


Foto A : CABELOS LISOS

1- claro

2- escuro

.

.
Foto B : CABELOS ONDULADOS


1- claro


2- escuro


Foto C : FRANJA



1- assim claro


2- escuro como na novela



.

Foto D : CABELOS CURTOS


1- ondulados

2- completamente lisos

3- louro platinado encaracolado

4- negros como a asa de um corvo e lisos como seda



Votem! Escolha a foto A, B, C, ou D e o respectivo número. Tive muita dificuldade em achar imagens da atriz na internet, mas espero que o que encontrei e montei vos divirta!

Read more...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Novelas Brasileiras – Brazilian tv Soaps: the message/a mensagem



Vou entrar numa discussão antiga sobre a telenovela do Brasil. Uns dizem que espelha a realidade. Outros dizem que não. E você?

Fiz um reconhecimento de opiniões através de depoimentos deixados na Internet. Parece-me que a maioria das opiniões divergem, conforme a nacionalidade. O brasileiro diz que as novelas são más, porque mostram uma imagem de “violência, crime e sexo” para os países onde são exportadas. Um não brasileiro diz que esse não é o ponto falso das novelas. A falsidade está no excesso de pessoas muito ricas e bem de vida, que se reflecte um pouco até no pobre, que aparece sempre bem maquilhado e penteado e mora numa casa luxuosa, mesmo se localizada numa favela.

Afinal, que mensagens passa a novela brasileira de mais falso? A violência e a criminalidade, ou o glamour e o luxo?

English Version:
This is an old discussion I bring back to the table. Are brazilian tv soaps true with life reality or not by far? What do you think?

I’ve made a fast recollection of opinions already published on the internet and came to the conclusion that the majority of the opinions change very according to nationality. It seems a brazilian person most commonly says their tv soaps aren’t true to reality, because they show to other countries to much violence, crime and sex. Not Brazilian people say that the biggest lie in their tv soaps are the shown luxury and wealth. Even the extremely poor living in “favelas” have a large and well design space to live in and go around dressing well and looking better.

So, what is it? What’s the fakest message a brasilian soap generates? Violence and crime or glamour and luxury?

.

Read more...

DESEJO versus PECADO


Para quem já conhece estas novelas, quero saber qual devo acompanhar. Ambas estreiam em Portugal na próxima segunda-feira, no horário da tarde. Só posso gravar uma. Qual a melhor?




Sete pecados recebe mais pontos pela divulgação. Desejo proibido tá fraquinha na chamada. Mas para quem acompanha as tramas, qual das duas a melhor? Ou não vale a pena ver nenhuma?

Read more...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

SUGESTõES & OPINIõES

Hello!
Por portas e travessas já solicitei a colaboração dos que visitam este blogue. Quero que dêm uma opinião, que comentem os textos, que digam de vossa justiça e até criei um tópico para fazerem pedidos.
-
Pois este é criado apenas para receber FEED-BACK. Sugestões e Opiniões. É tudo o que quero.
Por isso, soprem! So, blow!
-
English:
I´ve appeal to your contribution to this blog so many times and in so many ways that now I open this "Sugestion and Opinion" topic, so I can lissen abou you, the READER. So, what do you expect? Blow!

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP