Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

Mostrar mensagens com a etiqueta novelas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta novelas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 8 de junho de 2022

VAMP - novamente no ar em Portugal

 


Vamp é uma novela escrita por António Calmon e foi para o ar em 1991. É uma comédia com vampiros. Está de volta em exibição no canal Globo Portugal. 

Está a ser uma delícia revisitar a história e as performances. Impossível não soltar umas risadas com o ridículo vampiresco. O fracasso das tentativas em morder pescocinhos e as tiradas fantásticas e canastronas. Destaque para Octávio Augusto e Patrícia Travassos - responsáveis pelas personagens mais engraçadas da trama a quem dão uma interpretação cheia de detalhes humorísticos. 


A família "do bem", os Rocha, são uma seca - vistos sobre uma lupa do tempo. Nada mais natural - as personagens certinhas são quase sempre assim. O capitão "lobo do mar" que parece pouco ou nada familiarizado com a arte, sempre correcto, armado em Popey tendo como parceira a sua "Olívia Palito" - Carmen, interpretada por Joanna Foom. 


E das crianças destaco a interpretação de Fred Mayrink - a quem calhou talvez uma das personagens do núcleo mirim mais complexas e ricas para interpretar. Acho que fez o "Pedro" de forma sublime, acima da média do que se via por ali - adulto ou criança.

O delicioso padre Eusébio inunda-nos com bondade e esperança. Características reconhecidas e valorizadas por "Jurandir" - intepretado por Nuno Leal Maia. Um bandido que se vê forçado a tomar a identidade de um padre para escapar de um bandido bem pior que ele. E que afinal, tem bom fundo. 

Natasha - a roqueira triste por se ter transformado numa vampira e Simão, o coalho - uma personagem da qual continuo a não gostar mesmo passados todos estes anos. Tem em comum com os Rocha a capacidade de falar muito sem dizer nada que não soe a propaganda. Aparece para esticar a trama quando falta tempo para desenvolver as principais. Toda a turma do circo não tem realmente qualquer finalidade na história, podia ser descartada. 


Tem o "anjo" Rafa - interpretado por Marcos Breda, que combate as forças do mal, aqui personificado por Vlad (Ney Latorraca). 

Uma história ainda bonita de se ver, que mantém o interesse exatamente pela crueza com que foi conseguia, pela forma declarada como se homenageia mitos da arte, tanto de filmes de terror como cenas marcantes de filmes e videoclips. É uma novela feita com leveza para divertir, despretensiosa e com efeitos especiais de quinta, que só a tornam mais divertida de assistir. 

Read more...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Primeiras impressões da primeira semana de AMOR à VIDA


Parece-me que a novela "Amor à Vida" não vai chegar aos pés do sucesso da sua antecessora "Avenida Brasil". Já vou expor as razões mas se usaram a estratégia de tentar colar a imagem desta novela ao sucesso de Avenida Brasil e até comparar um vilão a outro baptizando-o de "Carminha de calças", então vão ter de se aguentar até ao fim com as comparações e os resultados.

O que não gosto desta novela já disse: é a cor. Não sei se lhe chamam "cor de cinema", película especial mas é algo que torna todas as cenas mais cansativas e gastas. Uma imagem azul é o que me aparece nas gravações antigas com mais de 20 anos quando coloco uma VHS a dar... Numa produção actual quero cores vibrantes e muita vida.

O genérico é muito pobre. As aberturas das novelas também influenciam a forma como o público se lembra das tramas. Dificilmente alguém mais esquece as aberturas de "Tieta", de "Mulheres de Areia", "Vamp", "Avenida Brasil", "Renascer", "Selva de Pedra", "O Sexo dos Anjos", "Perigosas Peruas" e a minha de sempre favorita  "Deus nos Acuda". Mas esta de Amor à vida enquanto está a passar na TV já está a ser esquecida.

Depois tem a melodia. Esta conta muito para "agarrar" o espectador e a da novela Amor à Vida não pega. Cai naquela erro terrível e insuportável de repetir três vezes a palavra "vida". Irra, que é coisa chata p'ra caramba! Tem os mesmos defeitos que "A vida da gente" no que respeita a música e a título. "Amor à Vida" é um título banal. Sei que quero espreitar a novela mas nunca recordo o nome que tem. Esforço-me para que me venha à cabeça. Com tanta importância que dão não entendo porque os detentores de opinião escolhem sempre uma combinação de títulos com apenas as mesmas palavras-chave: "Amor, vida". Esta decidiu juntar as duas.

A escalagem dos actores também é uma lotaria. O ator que faz de Félix não me surpreende. Já tinha reparado que tinha força para carregar grandes personagens. Mas outros estão ainda um pouco "crus" ou então meio deslocados para o papel.

MAS TEM também a história. E aqui sinto que existem tantos mistérios no ar que podem dar para um lado tanto como para o outro. E é isso - a trama, que me prende. Embora não tenha paciência para esperar muito tempo pelos desfechos que já conhecemos ocorrerem com as personagens, os mistérios relacionados com o parentesco de PALOMA e os actos do pai de FÉLIX que me cheiram que ainda vão chocar, mantêm-me, por enquanto, a espreitar a novela.

Read more...

terça-feira, 28 de maio de 2013

Os diretores e seus AMORES - 1

Ser director de novela implica contactar com muitos artistas. Talvez por isso seja natural que os romances entre actores e directores proliferem. Alguns desses romances viram casamentos ou uniões sérias. Porém, nem todos parecem seguir a máxima: "felizes para sempre". Vamos relembrar o "curriculo" amoroso de alguns diretores e atrizes de novela brasileira.

DENNIS CARVALHO

Com quem não namorou/casou Dennis Carvalho? Com uma lista impressionante de relacionamentos com atrizes, entre as mais badaladas entram as que levaram ao casamento. A primeira foi Beth Mendes.



Beth Mendes

Seguiu-se Christiane Torloni, em 1978, com quem teve filhos gémeos.


Não demorou tempo e já estava com Monique Alves, com quem em 1981 teve uma filha, Tainá.

Deborah Evelyn, em 1989, foi a actriz que se seguiu. Com ela manteve uma relação de vários anos, tendo a mesma terminado o ano passado, 2012. Tiveram uma filha, Luísa.


Os Quatro casamentos com ATRIZES de Dennis Carvalho
Bete Mendes, Christiane Torloni, Monique Alves e Déborah Evelyn


Pelo meio morou e namorou com as também conhecidas Tássia Camargo e Ângela Figueiredo, às quais não colocou aliança de casamento :)



Fontes: internet (IMDB, Wikipedia, Mundo de Novelas, astroemrevista).

Read more...

terça-feira, 23 de abril de 2013

As personagens com as quais sonhamos ser nas novelas

Acho que é normal, no sub-consciente (ou nem tanto), quando as pessoas assistem a uma novela, terem personagens preferidas ora porque os actores são lindos, ou porque a personagem é maravilhosa, ou porque se identificam ou gostavam e ser como aquela «pessoa».

Se é verdade que nunca ninguém se revê no bandido, todos se gostam de rever nas «mocinhas» e mocinhos, nas heroínas romanticas e sofridas. Enquanto na adolescência, os jovens casais das novelas captam a atenção e fantasia dos jovens que os assistem, assim como provavelmente os casais mais maduros captam a atenção dos casais mais maduros. Cada qual fantasia um pouco. "Acho que eu sou um pouco assim" - pensam para si mesmos.

Ora, já alguém parou para pensar QUEM realmente seria numa personagem de novela? Vou buscar como exemplo Avenida Brasil. Todos gostariam de ser o Tufão, grande jogador de bola, ricaço a viver às custas do dinheiro amealhado, mas aposto que ninguém se revê nele por ser um grande chifrudo. Logo, não escolheriam essa personagem para se identificarem com ela. Talvez escolheriam Jorginho, mas mais uma vez, por ser jogador de futebol e um rapaz que pega todas e que se dá com todos. Mas o lado da maluqueira dele aposto que dispensavam. 

Na vida real, digo eu, se calhar é esse lado «relegado» e pouco atraente das personagens ficcionais aquele que se aproxima mais da pessoa comum. O homem que leva o chifre da mulher ( e que também dá), o rapaz doidinho da cabeça que tem todas as miúdas atrás dele achando que aquele tipo «problemático» é deveras atraente mas depois se cansam...

É surpreendente perceber quem «somos» nas novelas que assistimos. Por vezes não somos quem gostariamos ser. Não somos os personagens principais e sim, coadjuvantes. Não somos os mais jovens, somos mais velhos, ou não somos tão velhos, somos crianças. Gostava de colocar o DESAFIO de me dizerem que personagens acham que são e em que novelas. E pensem nas que preferiam ser. Experimentem e depois, contem tudo!

Read more...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Último dia do ano 2012

E vai ser neste blogue que vou fazer referência ao ano que se abandona. Mas pelas novelas. No ar estão muitas que vão transitar para 2013. E tem sido um bom ano noveleiro. "Avenida Brasil", no topo, "Gabriela" a divertir muitos, isto só para mencionar as Brasileiras.

Falando das portuguesas, finalmente conseguimos assistir ao final da saga "Remédio Santo", que nos trouxe um final diferente, três para ser precisa, com a opção sendo do espectador. A substituí-la veio "Louco Amor", uma trama igualmente boa mas que depressa revelou imensas fragilidades, valendo apenas por uma ou duas histórias centrais e sendo fraca e às vezes medíocre e previsível nas restantes histórias e personagens. Naturalmente, a concorrência ganhou com isso, e aos poucos sobressai "Dancin'Days", adaptação portuguesa da história brasileira que "La Braga" protagonizou na década de 70, com Joana Santos no seu papel, numa prestação plástica e sem sabor, mas que de resto é fascinante, com excelentes interpretações, destacando a revelação que tem sido a cada episódio o talento de  Joana Santos (Mariana) e a constatação reforçada de outros, como de Pedro Diogo (Cristóvão), João Ricardo (Hernani), Cristina Homem de Melo (Teresa), Igor Sampaio (Alberto Galvão), Guilherme Filipe (Urbano), Miguel Costa (Ivo), Custódia Galego (Áurea), entre muitos outros. 

Sem grandes hipóteses deste ano levar pela 3ª vez consecutiva um Emmy, as novelas portuguesas concorreram ao certame e perderam, pasme-se, para o remake da novela brasileira "O Astro". A meu ver, os juízes não estiveram para ver horas infindáveis de novela, (deviam levar isto em consideração quando submetem obras muito esticadas ao prémio) e preferiram a curta "O Astro". São um total de 64 capítulos contra, a exemplo, os 368 episódios de Remédio Santo! Mas como também se comprovou ao ser exibida na SIC este ano, este remake teve excelentes interpretações de alguns actores veteranos, como é o caso de Regina Duarte, mas de pouco valeu em termos de qualidade na história.

E fiquemos por aqui em termos de novelas.
Algumas vão continuar connosco em 2013, outras deixam-nos em 2012.
Não importa realmente, porque são obras intemporais, que continuarão a ser vistas pelas gerações futuras.

Ah! Já me esquecia... e tenham um ano de merda, gente!


Read more...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Já não se fazem boas novelas como antigamente?


Gosto de falar sobre novelas, sobre as impressões que elas me deixam, de como influenciam a vida, a sociedade, o que se aprende, o que não se aprende... Mas uma coisa que nunca me deverão ver fazer quando expressar uma opinião é recorrer aos bordões:

- "Já não se fazem novelas como antigamente!". 
- "Antigamente é que a Globo sabia fazer novela!"
-"Ah saudade, essa é do tempo em que se faziam boas novelas! Agora não prestam!"


Já havia explicado anos atrás que as novelas são tão boas quanto a nossa receptividade para as ver. Somos nós que vemos a nossa vida alterada e é mais do que normal que uma novela que conte aquela história que você já viu antes, comece a cansar. Os atores também são os mesmos, o ritmo também...


Mas será que já não se fazem grandes novelas? Acho que se fazem sim. Concordo que é difícil fazer uma boa novela, mais ainda nos dias de hoje. Mesmo que seja boa, a dificuldade está em mantê-la na memória das pessoas como a grande novela que é. Actualmente elas são um produto de consumo tão rápido, no meio de outros tantos produtos de consumo rápido, que mesmo sendo boa, dificilmente chega a memorável. Não quando temos computadores, internet, telemóveis, Ipods, Playstations, etc..

Se as novelas de antigamente eram «melhores», os tempos também eram outros. Foram anos em que a tecnologia como veículo de entretenimento se resumia a TV, cinema e pouco mais. Mas agora já não é assim e falta tempo para se fazer tudo o que se gostaria com os meios de que se dispõe.

Vejo uma novela como "Avenida Brasil" e penso: ora aqui está uma novela com potencial de vir a ser memorável. Se tivesse sido feita nos anos 80 ficaria tão conhecida como "Vale Tudo".

Mas já não dá. Não somos mais os jovens sem grandes responsabilidades de outrora, mudámos. As novelas e tudo o que mais gostamos parecem remeter sempre para os anos da adolescência ou infância. É assim em qualquer geração. Também já havia escrito sobre isso: as novelas que gostámos de ver na década de 80, não são as melhores novelas de sempre para quem nos anos 60/70 as começou a assistir ainda a preto e branco! Essas pessoas têm "Beto Rockfeller" e outros nomes que para mim não passam disso como as novelas mais memoráveis das suas vidas. E não serão?

E tal como os mais velhos, os mais novos também indicam como novelas favoritas algumas que, para os adolescentes de 80, não são nada de especiais. Vão buscar novelas da década de 90 ou mesmo do começo do ano 2000 e falam com nostalgia das mesmas, com saudade e vontade de ver de novo, como se elas fossem velhinhas e pertencessem a um passado bom, que não volta mais. "Caminho das Índias", "O Clone", "O Beijo do Vampiro"... novelas que já não disseram muito aos adolescentes de 80, que são apontadas como as melhores para os adolescentes de 2000.

Cristiana Oliveira, a "Juma" de "Pantanal"
Mas nisto tudo existe sempre um consenso. E a prová-lo esteve a re-exibição da novela "Pantanal" no Brasil, faz já quatro anos. Eu não tive dúvida que a novela ia agradar um novo público, conquistando-o e arrebatando-o como este não estava à espera que viesse a acontecer. E graças a isso, parte dos adolescentes de 2000 puderam apreciar uma novela de 90 e acharam que era uma delícia. Alguns nem eram nascidos quando a história foi gravada. 

Por isso, as novelas que vemos na adolescência são as melhores e mais marcantes. Algumas são-no mesmo e se voltarem a exibir, voltam a conquistar. Histórias bem contadas que não têm idade! E se formos a ver, hoje ainda se fazem umas tramas danadas de boas. Mas dificilmente conseguem ser memoráveis, a menos que o espírito de quem as vê pela primeira vez as descubra como um tesouro desconhecido, que acrescenta algo a uma certa inocência particular da juventude. 

Read more...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ùltimos capítulos de Insensato Coração


A  voz-off da SIC aproveita o genérico final do segundo capítulo de "Avenida Brasil" para anúnciar que «já a seguir» não se podem perder os «últimos capítulos» de Insensato Coração.

Mas que raio??
Quantas NOVELAS BRASILEIRAS passa a SIC em horário nobre?
Juro que nunca dei por esta...

Então temos:
21:25 -  Dancin'Days - que apesar de portuguesa é também brasileira e adaptada de uma trama brasileira.
22:15 -  Gabriela
23:00 - Avenida Brasil
23:55 - Insensato Coração

E "Fina Estampa" antes do jornal da Noite (20h00).

Read more...

domingo, 9 de setembro de 2012

Onde já vi isto antes? - as semelhanças entre "Por Amor" e actuais novelas

Um momento de nostalgia que me remeteu para os posts sobre a novela da Globo "Por Amor" (1997) fez-me perceber que esta novela e o actual remake de Dancin Days ou mesmo a portuguesa "Louco Amor" têm muitos temas em comum. Ora vejam:

Homossexualidade no casamento:
Rafael e Virgínia (Por Amor) - Aníbal e Áurea (Dancin Days)

A matriarca autoritária e controladora:
Branca (Por Amor) - Teresa (Dancin Days)

Imaturidade no casamento jovem:
Marcelo e Eduarda (Por Amor) - Gui e Mariana (Dancin Days)

O marido infiel com amantes interesseiras:
Arnaldo (Por Amor) - Francisco Sousa Prado (Dancin Days)

Atracção pelo companheiro da melhor amiga:
Flávia e Atílio (Por Amor) - Gi e Carlos (Louco Amor)

A paixão obsessiva:
Laura (Por Amor) - Patrícia (Louco Amor)

E para matar saudades, aqui fica uma deliciosa cena de "Por Amor" em que as consequências da obsessão doentia de Laura resultam num desfecho que podia ser trágico.  Uma excelente interpretação de Viviane Pasmanter, que  em nada fica a dever à «nossa» ciumenta "Patrícia", tão autenticamente interpretada por Sara Prata na novela portuguesa "Louco Amor" (2012 TVI).


Read more...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Recado a um paciente amigo

Por desconfiança de uso indevido o Google APAGOU a conta com que trocava mensagens com vocês, leitores do blogue. Situação remediada com OUTRA conta. Porém, aquela pessoa paciente com quem foi feita uma TROCA de informações ficou prejudicada, porque DESAPARECEU o contacto. Assim peço a essa pessoa PACIENTE, que sabe quem é, para deixar aqui um comentário, caso me venha espreitar. É a única forma de manter contacto, pois todas as msgs anteriores, absolutamente TUDO, foi APAGADINHO pelo google.

E eu que continuo em dívida gosto de ter tudo certinho, nem que leve uma vida inteira, ahah!
Esperemos que não.

Aguardo.

Read more...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Escalagem em novelas

Toda a gente sabe. Basta ver algumas novelas seguidas para se perceber que os actores que entram numa, entram noutra, formando novamente equipa com os mesmos produtores e directores. Existe um claro desgaste de imagem para o público e acho que a história também perde um pouco de credibilidade mas tirando isso, o fenómeno da ESCALAGEM dos mesmos actores não é muito de estranhar. Se formos a pensar que qualquer pessoa em qualquer ramo de actividade dada a possibilidade de escolha, faria o mesmo. Ia escolher trabalhar com bons profissionais e amigos. Mas não é esta a questão que vou levantar.   

Quando intitulei o post de ESCALAGEM, queria referir ao actor preencher os requisitos da personagem. Porque temos de ser realistas: se um papel exige determinado tipo físico, dificilmente algo diferente vai permitir uma adaptação credível. Por isso é que ver um lingrinhas sem musculatura ser o grande herói em todas as brigas é pouco credível.

Nas novelas DANCIN DAYS (SIC) e LOUCO AMOR (TVI) existem grandes erros de escalagem. E todos se prendem, presumo, com o factor "AMIZADE". 

Por amizade o autor de Louco Amor, Tozé Martinho fez questão de reunir um elenco da "velha guarda". Os seus amigos pioneiros nestas andanças, os grandes atores, as grandes promessas. E assim temos Nicolay Breyner no papel de galã, papel que não veste na perfeição. Não só fisicamente não está para isso mas também na composição o seu "Carlos" é suposto ser dotado de carisma, charme e eloquência, quando não entrega nada daquilo. É desapontante ver as personagens a reagir ao que está no guião mas não sai pelo actor. O problema de "Louco Amor" é que temos um homem de 82 anos a fazer-se passar por um de 50. Ver Nicolau como par romântico de Fernanda Serrano (39) é pouco ou nada credível. Ela está perfeita ao incorporar essa sua paixão irresistível por Carlos mas mesmo que se tenha apaixonado muito nova por aquele homem, as idades continuam a não bater muito bem. Serrano teria de ser frangota demais para entretanto esperar 18 anos até este sair da prisão. Supondo que ela está no final dos 30 ou mesmo início dos 40 anos de idade, tirando 18, sobra pouco... Outro erro de casting é Helena Isabel, pelos mesmos motivos de incompatibilidade física com o perfil da personagem. Nós sabemos a idade que Helena tem e mesmo que não se soubesse e embora a ache uma das mulheres portuguesas que melhor conservou o seu rostinho, a idade manifesta-se no corpo de outras formas, formas que ninguém disfarça... no modo demorado como se senta no sofá, os gestos mais vagarosos... É impossível que Helena Isabel seja mãe biológica de uma criança que não tem mais de 12 anos de idade.
Mais um erro de casting é o protagonista masculino Duarte, vivido por José Carlos Pereira. Nota-se que é requerido a "Duarte" uma aparência mais jovial, mais solta, mais de moleque. E JCP parece um trintão quase nos 40 que tenta passar por 18 ou 20 e assim fazer par romântico com a heroína da história, uma moça jovem que acabou de entrar na faculdade. Não pega. E ela, coitada, também não está lá muito bem conseguida. Se ao menos as restantes personagens parassem de elogiar a sua estonteante beleza, referindo-se a ela como a rapariga "mais gira" da Brodway (espécie de bar-discoteca, outro erro da novela que não especifica o que aquele espaço é) ainda passava... é que, por terem escalado uma jovem normal sem uma beleza estonteante, é pelo CARISMA que "Margarida" tem de convencer o espectador. E os outros podem dizer que ela é fantástica e fala muito rápido e é brilhante que não nos convencem, porque não é isso que se vê. O que passa é uma rapariga extremamente comum e sem grandes brilhantismos. Como pode uma pessoa assim brilhar como é suposto no guião? Erro de escalagem.


Dancyn Days peca pelo mesmo. Ao escalarem Joana Santos como protagonista e, o que é PIOR, fazerem-na passar por 16 anos na prisão sem sequer lhe mudarem o corte ou comprimento do cabelo, é uma perfeita estupidez. Já se sabia que não veríamos rugas e que ia ficar com aquele ar angelical de jovem menina. Era por isso mesmo Tão MAIS IMPORTANTE incutirem uma diferença substancial no seu look. Ao menos mudavam-lhe o cabelo!! Metiam algodão nas bochechas para parecer que tinha um rosto mais arredondado, usavam truques de maquilhagem, vestiam-lhe roupas que visassem aparentar outra idade... Não foi feito. E assim vamos ver uma miúda de 26 anos a emocionar-se com uma que deve ter no mínimo uns 18 e chamá-la de filha... No sense!! Um bom actor faz bons papéis mas há limites para tudo. Acho que ia preferir ver a Ana Guiomar como protagonista porque, apesar de jovem, parece mais camaleão e capaz de "envelhecer" e endurecer como manda o guião.

Nota curiosa: Actores de Dancin' Days que transitam da novela "Laços de Sangue": num total de 17 pessoas (por enquanto):  Alexandre de Sousa, Ana Guiomar, Ana Teixeira, Custódia Gallego, Emília Silvestre, Fernando Pires, Gracinda Nave, Joana Santos, Joana Seixas, João Ricardo, José Fidalgo,  Margarida Carpinteiro, Pedro Diogo, Pêpê Rapazote, Sofia Sá da Bandeira, Sílvia Filipe, Sisley Dias.  

"Louco Amor" vale por reunir um elenco de "cotas da antiga guarda". É uma oportunidade única, última, de voltar a juntar "a  malta". É uma novela que não é toda feita só para os jovens, o que é bom. Mas nem por isso se torna credível.

Read more...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Laços de Sangue - nucleo infantil

Antes de entrar no tema do título, há que dizê-lo.... Joana Seixas apareceu no capítulo de ontem a falar ao telefone. Enquanto segurava o aparelho com uma mão, a outra estava... dentro do bolso!!! É tão estática a sua postura que é ridículo ouvir as personagens reclamarem que esta devia abrandar um pouco... está praticamente parada! Bem, mas se há uns anos era complicado ver muitas crianças a fazer parte do núcleo de uma novela portuguesa, a chegada das TVs privadas vieram alterar isso também. Asssim sendo, hoje estava a ver um pouco de Laços de Sangue e voltei a reparar na prestação da miúda que faz de filha de Marisa. A rapariga está bem no papel. Muito bem. O mesmo já não se pode dizer de igual forma para a que faz de "Jessica" em Espírito Indomável. Outro rapaz que está no bom caminho é o que faz de filho do Álvaro. Uma excelente personagem para alguém daquela faxa etária. É raro escrever-se tão bem para miúdos. Jà os mais adolescentes em Espírito Indomável, estão ali, nem bem, nem mal... mas se tivesse de escolher, estão ainda demasiado crus para dizer que estão bem. Depois temos o menino que faz de David em Laços de Sangue... é tão irritante quanto o "Dino", de "Passione"! Em conclusão, é bom que a televisão tenha aberto portas para actores de todas as faxas etárias. Crianças, adolescentes, trintões, quarentões, cinquentões, maiores de 60... estão todos na TV!

Read more...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Assunto em atraso

Pois é... O "porquinho" aqui ao lado tanto pedalou que um ano inteiro passou!

Feliz 2011 a todos!

Desde que entrámos neste ano tenho adiado postar alguns tópicos, mas vou já tratar do assunto antes que passe tempo demais! Reforço os votos de boas energias a todos os leitores deste blogue. Vamos fazer uma corrente de pensamento positivo para que este ano, assim como todos os que se seguem, seja preenchido com mais momentos felizes do que infortúnios. Pensamento positivo para todos! E agora, vamos às novelas...

:) NPR

Read more...

sábado, 31 de julho de 2010

Passione Ravache

Uma entrevista na revista do Correio da Manhã à actriz Irene Ravache sobre a sua personagem na novela "Passione" levantou questões interessantes. Diz ela que a sua maior preocupação e a dos actores do seu núcleo e também a do autor, Sílvio de Abreu, é conseguir interpretar as suas personagens sem cair na CARICATURA. É intessante esta sua opinião ter sido publicada depois de ter falado desse mesmo assunto no último post sobre a novela.



Considero "Passione" uma novela fraca mas também, quase todas parecem ter perdido a magia de antigamente. Contudo, nesta novela cheia de caricaturas, tenho de elogiar a personagem de Ravache, assim como a do seu núcleo. Não é fácil ser uma caricatura, sem ser uma caricatura, entendem? E neste aspecto, Ravache consegue transmitir toda a humanidade, fragilidade e sonhos da sua Clô, assim como a paixão que sente pelo marido e vice-versa, de uma forma que quebra um pouco a caricatura da situação. Consegue dar-lhe a volta.

.

Como em tudo na vida e nas novelas em particular, existem algumas coisas mais bem conseguidas e outras menos. Todo o núcleo Italiano da novela é pavoroso. Peço desculpa, mas é. É caricatura pura: desde o carteiro na Toscânia, ao pai deste, às situações familiares, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Leandra Leal... cairam na caricatura. São irrealistas. Não convencem, não parecem reais. E isto é interessante de se analizar, pois é difícil fugir deste resultado e acho que Ravache e o seu núcleo, que, mais que nenhum outro, têm em mãos as situações mais caricatas da novela, com aquela filha com compulsão para sexo a toda a hora, conseguem equilibrar a situação de forma credível.


Também gosto de ver algumas interpretações mais do que outras. Gosto de ver Reynaldo Gianecchini a actuar. Acho que entrega-se "com tudo" e isso sobressai. Gosto como passa de uma expressão para outra sem parecer fazê-lo com esforço. É coerente. Tem uma prestação coesa, credível. Já achei o mesmo em "7 Pecados", uma novela pavorosa, terrível mesmo, mas em que interpretou bem a sua "inconstante" personagem. Outros actores mais experientes não conseguiram chegar lá. Até hoje tenho facilidade em lembrar que interpretou o "Paco", e é tão difícil para mim lembrar o nome das personagens... porque será que "Paco" ficou? O "baptismo" do nome é muito importante... um autor devia ter sempre isso em vista.

..

Não posso deixar de mencionar um assunto que tem ainda um pezinho no "tabu". Aqui em Portugal, tem concerteza. É que isso de uma pessoa começar num meio que não é o da representação e depois chegar lá ainda suscita críticas mázinhas. Mas sabem? Acho que não tem NADA a ver. E se dúvidas existem, olhem para os muitos e muitos casos que existem por aí adiante. Ás vezes, os primeiros a apontar o dedo ou a atirar pedras esquecem como começaram.... com a carinha! Só a altura é que era diferente.... e o meio! De resto, a formação é sempre importante e acho absurdo que se deduza que só o rostinho bonito faz o milagre. Gianecchini concerteza, teve de aprender, fazer formação, porque vêmo-lo a evoluir no écran. Isso é trabalho. Sim, é muito chato uma pessoa que luta há anos e desde sempre para tentar chegar lá e não consegue, e depois uma pessoa com "boa pinta" chega... e vence! É ingrato, como tudo na vida. A porta abre mais depressa, é verdade. Mas também pode fechar-se.

X
Não se fala muito do reverso da medalha, mas ele existe e também acontece que actores consagrados já não "entregam" como outrora. Comodismo, preguiça, armadilha de um registo e de maneirismos... tanta coisa! Também existem casos de "caras larocas" que cairam no goto de colegas e de público e continuam a trabalhar com assiduidade na TV, mas também nem sempre "entregam". Na verdade, existem muitos factores que influenciam a presença de uma pessoa na TV. Um deles é o carisma... mesmo a falta de talento pode ser secundária se a pessoa estiver "na bera" ou cair no goto.

Read more...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lembra-se destas?

A nostalgia tem disto... reveja as novelas dos anos 90...

Read more...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Alexandre e Letícia: quantas vezes?


Quantas vezes é que Alexandre Borges e Letícia Sabatella ( Raul e Ivone em "Caminho das Índias") já fizeram par romântico em novelas?

Bom, quem souber responder, que me diga. Perdi a conta!! A última que lembro, foi em Desejo Proibido. Ele, um psiquiatra, ela, a sua paciente...

E sim, era capachinho! *

Quanto a interpretações, Rodrigo Lombardi (Raj) é, até à data, o favorito. Convence melhor que qualquer outro e não é fácil fingir sentir amor, como bem o prova Márcio Garcia e Juliana Paes. Os brasileiros andam a perder a mão nisto...

Quanto a Letícia e a Alexandre, o que será que ela tem planeado para ele? Sugeriu que simulasse a sua morte, com as pessoas a vê-lo como cadáver, pois sabia como fazê-lo, que era simples! Mistééerio...


* resposta correcta ao inquérito: "Alexandre Borges usa capachino na novela Desejo Proibido"?, novela em que Letícia aparecia a lhe acaraciar os cabelos...

Read more...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Próximos Galãs

Por Favor!!!

Quero outros actores a fazer os papéis principais nas novelas. Quero o excelente Mário Gomes a interpretar alguém com mais destaque numa novela. Porque têm sempre de ser os mesmos? Só têm António Fagundes e José Mayer?

Read more...

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Sessão Nostalgia: A Sucessora

São as reacções recebidas pelo vídeo "A Sucessora" no Youtube, que trazem para este blog a "Sessão Nostalgia" - mais uma rúbrica para falar das saudades e emoções de quem viu.
.



Tenho verificado que, mesmo à distância dos seus 30 anos, a novela tem fãs. Estes estão espalhados em todos os cantos do mundo. Viram a novela com diferentes idades, diferentes condições, mas todos se encantaram tanto, que se prestam a deixar comentários no Youtube. São fãs com sentimento, fãs que a colocam na posição nº 1 do raking das novelas, fãs que agradecem a existência deste pedacinho de filme.
.
Volto a frisar o quanto seria do agrado de tantos, que estas telenovelas de sucesso regressassem aos nossos écrans. Já que a crise se instalou na dramaturgia - e nem "Negócios da China" adiantam para salvar o género, recuem ao passado. Dêem-nos de volta estes Clássicos que tanto pedimos para ver. Parece-me a única forma de se conseguir, nestes dias, que fiquemos 180 episódios agarrados a uma história. Só as do passado preservam a magia da longevidade, que actualmente não tem mais lugar nas novelas recentes.

Read more...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Vídeos Musicais 2 - pedidos

Que vídeos você gostaria de encontrar aqui?

No decorrer do post anterior, contactei a autora dos vídeos musicais em questão e fiz-lhe um pedido. Logo a seguir, surgiu outro. Então perceci que todos nós, fãs das novelas, que nos deixamos embalar nas suas histórias de amor, temos muitos vídeos musicais a pedir!

Este post é para isso.
Peça.
Pode ser que tenha.

Eu peço já:
Quero 2 vídeos musicais, bem editados, com o casal "António e Luísa" da novela Cidadão Brasileiro, e também um vídeo com quem quiserem, da mini-série "Dona Beija".

Que outros gostariam de ver, e com que músicas?

Boas Festas
NPR

Read more...

Vídeos Musicais

Caros leitores,

Desde já, os votos de uma quadra harmoniosa e alegre para todos. Abro este post para falar de uma internauta muito cordial, que sempre me contacta a perguntar se pode usar os vídeos que disponibilizo para este blog para montagens que ela faz. Claro que sim! Mas só fica bem perguntar e avisar, não é? Em resposta á sua simpatia, aqui fica a divulgação de alguns desses vídeos. São montagens musicais, envolvendo a temática das novelas. Espreitem. Espero que gostem deste presente no sapatinho!

A todos deixo o desejo de Boas Festas
NPR



Read more...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ciranda de Pedra: A ida ao purgatório


Tentar acompanhar “Ciranda de Pedra” neste derradeiro horário tem-se mostrado frustrante. A SIC merece e faz por merecer, todos os adjectivos dos “is” que lhe coloquei. É ignóbil! Está ou não está a gozar com a nossa cara?

Deixem-me explicar esta nova razão de revolta. A novela tem apenas 20 minutos de duração neste novo horário de encerramento da emissão, ás 3ªs, 4ªs e 5ªs, nas madrugadas da SIC, ás 4.45 horas da manhã. Pois não é que quase 10 MINUTOS do início de cada capítulo, são a REPETIÇÃO de cenas do anterior??

Irra, que a Bruna nunca mais acaba o noivado!

Não tive paciência para ver as cenas restantes. Cresceu em mim uma sensação de inquietação e ansiedade. Só queria ver o desfecho da cena do noivado de Bruna. Qualquer coisa que aparecesse pelo meio, só me fazia desejar que acabasse logo. A chata e clarividente Elzinha, a insonsa da irmã e os banhos de espuma de Laura com Daniel. Danem-se! O que vai fazer Bruna??

A SIC não nos quer mostrar. Arre! Que estação estúpida!

Este é o noivado televisivo mais longo da história da ficção! Desde o dia 31 de Julho que pende no ar. E após 3 madrugadas de exibição, a cena ainda não chega a uma conclusão! O próximo capítulo é só de hoje a CINCO dias, o que torna tudo tão mais absurdo. Ainda assim, temo que não seja o que baste, para se ver concluída esta cena.

Tentar ver esta novela pela SIC vale por muitas viagens ao purgatório!

Xiça! 2 meses para uma só cena!!!

É um ultraje. Mas quando é que a Tv Globo acaba com aquela porcaria de contrato de exclusividade sem qualquer sentido e vende as suas novelas democraticamente a todos os canais de televisão Portuguesa?
.

Se estes ainda as quiserem, é claro. Porque após tanta «merda» (desculpem, mas é a terminologia apropriada à questão), o tempo passa e os produtos da Globo desvalorizam como se fossem aviões em queda vertiginosa.

.
A SIC contribuiu para isso após insistir nos contratos de exclusividade. São o principal responsável pelo sucesso da concorrência em produção própria e admiro a TVI por fazer limonada com os limões. A SIC perdeu esse espírito. Está dependente de contratos de exclusividade como um viciado em heroína. Enquanto se destrói no consumo, outros se tornam mais saudáveis.

NOTA:

Fui verificar as gravações. Do primeiro para o segundo capítulo repetiram 13 minutos de cenas anteriores. Do segundo para o terceiro, 8.30 minutos. Em concreto, a emissão do capítulo do meio, o segundo, foi totalmente desnecessária, já que consistiu apenas de cenas repetidas dos capítulos intercalares. O último e terceiro capítulo recuou a cenas que deu no primeiro. Ao todo, nesta primeira semana de Ciranda de Pedra, foram para o ar apenas 40 minutos de cenas inéditas.

.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP