Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

Mostrar mensagens com a etiqueta atriz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta atriz. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prémios revista CONTIGO!

A Revista "Contigo" (br) está a promover mais uma votação para eleger o melhor dos melhores em televisão de entretenimento, nas categorias de Melhor Novela, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor actor e atriz mirim e por aí fora... No total de 13 categorias, todas recaindo sobre as produções televisivas brasileiras, não só de programas da rede Globo mas de todas as outras networks também.

Eu já votei! Nas categorias que achei que podia, claro está, pois não tendo acesso a todas as mini-séries e prestações, torna-se injusto votar com base em critérios parciais. Mas todo a noção em si é um tanto parcial e sem sentido, pelo que mais vale «entrar na brincadeira». Aqui fica o link, caso apeteça ao leitor também dar uma opiniãozinha. E porque não revelar minhas preferências? Cá vão:

Assinalado com a cor rosa, surge a prestação preferida e a amarelo o piorzinho, porque sempre tem mais graça. Se concordar ou discordar, é favor comentar! :)

                                                                                      

    
    


   


 E é isto gente. Para alguns pode parecer injusto mas pesando o todo estas são as minhas escolhas. Um tanto injusto para aqueles cujas novelas não vi mas tendo em conta o "papelão" dos que vi e o todo do conjunto de personagens dos actores, deu nisto. É pra brincar...


Read more...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Favorita: Os melhores

Não há dúvidas: quer se goste ou não, alguns actores são melhores que outros. Está bem que factores externos influenciam a prestação das pessoas: a qualidade da personagem, o momento em que é interpretada, a relação com os colegas e o autor,etc, etc...
.

No episódio de ontem da novela "Favorita", deliciei-me com a interpretação de Ary Fontora (Silveirinha). Brilhante! Simplesmente, genial! A lembrar o sucesso que fez como «seu Nôno» em Amor com Amor se Paga. Registo diferente, igual talento. A forma como muda, o facto de nunca sabermos o que vai fazer ou agir, é tudo mérito do actor e das palavras escritas para a personagem. Acredito que os autores rejubilam com os vilões. Através deles, devem exorcisar muita malícia. Só assim se explica os M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S diálogos de Patrícia Pillar (Flora). A actriz não só agarrou a personagem à altura, como elevou a barra e vai mais além. Fico a vê-la e fico a pensar: deve ser maravilhoso fazer esta figura tão má e dizer tantas maldades!

.

Murilo Benício (Dodi), que de início não pareceu agarrar a personagem e vice-versa, também está a sair um vilãozinho de respeito. O cabelo oxigenado de louro só lhe fica bem.
Mauro Mendonça (Gonçalo) é aquele que, sendo do núcleo dos bons, melhor soube agarrar a sua personagem. Esteve à altura e soube fazer o seu "Gonçalo" de forma perfeita.
.
"Orlandinho e Céu" (Iran Malfitano e Seborah Secco) também estão bem entrosados. Parece fácil de fazer esta dupla mas, se formos a reparar aqui e ali, é puro talento. Foram arranjar uma "vovó" (Suely Franco) que também diz umas coisas muito interessantes e revela ver a vida de um modo muito despreconceituoso. Nada a ver com a "vovó" enjoada de Glória Menezes.
.
Digam o que disserem, se Claúdia Raia (Donatella) tivesse sido a escolhida para ser a desfavorita, nunca teria feito o papel de forma tão convincente. Ela já fez de vilã em "7 Pecados" e foi péssima - uma das suas piores interpretações.
.
Outros atores e atrizes também estiveram bem nas personagens mas, por mais ou menos desenvolvimento na trama, os seus talentos brilharam muito mas não até ao fim, ou brilharam pouco, mas ficaram para brilhar. É o caso de Ângela Vieira (Arlete), Helena Ranaldi (Dedina), Christine Fernandes (Rita), Mário Gomes (Gurgel), Genésio de Barros (seu Pedro), Fabrício Boliveira (Didu), Selma Egrei (Dulce), Roberta Gualda (Greice), Lilia Cabral (Catarina) e Giulia Gam (Diva).
.
Mas o tempo passa, a roda gira, e nunca que sabe o que nos vai surprender. Mas uma coisa é certa: as plásticas que tantos atores e atrizes fazem para parecer mais jovens, não ajudam em nada quando querem convencer num papel. Em nada mesmo... poucos conseguem manter o aspecto com naturalidade. Como será que Regina Duarte conseguiu? Ela lá mantém a sua carinha laroca e a plástica não parece ter prejudicado a sua face. Sortuda! Deve ser das poucas...

Read more...

domingo, 2 de novembro de 2008

Diga... 33! (01)

Diga... 33.

Não, não é uma consulta médica. Ninguém o vai escultar. 33 são os segundos que tem para adivinhar que novela está no ar. Não só a novela, mas os artistas, o ano de exibição ou de realização, o director, e os boatos da altura. Então diga lá, se conseguir, 33 coisas sobre este vídeo.


Read more...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Melhores novelas de sempre

.
Lilia Cabral estava no ar, na novela «A Favorita», quando coloquei uma cassete que contém a novela «Vale Tudo» no vídeo. A cena logo me agarrou. Sem dúvida, uma excelente novela. Novamente voltei a pensar: quais as melhores novelas de sempre? Sendo que «sempre» são aquelas que vi no meu tempo de vida e, de fora, ficam outras que os mais velhos recordam, ás vezes até em preto e branco.

Esta discussão, das melhores de sempre, é constantemente levantada e num dos primeiros post deste blogue dei início à explicação dos critérios de selecção que, para mim, uma novela tem de possuir ou provocar para ser das melhores.

Essa magia de cativar o público eternamente é algo ininteligível quando se busca. Pensem só: todos os autores de todas as três ou quatro novelas produzidas anualmente só pela tv Globo têm essa pretensão. Buscam ser as melhores.

Porquê umas o conseguem (algumas como Pantanal, sem pretensões) e outras não?

Lilia Cabral volta à lembrança. Ela entra em «Vale Tudo» e também noutra novela que coloco no Top das melhores de sempre: «Tieta». Mas esperem aí! E a sua interpretação em «História de Amor»? Foi também uma novela excelente. Se não fosse «Por Amor», a sua sucessora por autor ultrapassá-la no gosto do público, estaria no Top. «Vale Tudo» merece lá estar. Uma novela que, calhe em que cena for, agarra imediatamente a atenção do espectador, tem de estar no Top. E boas novelas não têm idade. Quem pensa assim é preconceituoso. E não deve apreciar outras coisas do universo artístico, como a Mona Lisa do Leonardo Da Vinci, ou o padrão dos Descobrimentos e o mosteiro dos Jerónimos. Afinal, que coisas mais velhas!

Se dúvida restasse, a reposição de «Pantanal» nas televisões brasileiras actualmente vem esclarecer os mais cínicos. Com quase 20 anos, a novela vem a provar, como se o público fosse um bando de cobaias, que idade não apaga qualidade.

Seria bom encontrar um actor em particular presente em todas aquelas que consideramos as melhores de sempre. Mas tal é impossível. Resta-lhes a eles saber que têm no seu currículo ao menos uma novela que faz parte desse fenómeno. Gostem ou não!

Eis as que coloco no TOP:

Pantanal
Por Amor
Vale Tudo
Fera Ferida
Tieta


Alguém discorda, ou acrescenta?

Read more...

sábado, 5 de janeiro de 2008

Alinne Moraes - visual

Na novela Duas Caras a actriz Alinne Morais surge surpreendentemente bela. Nem a reconheci. Tenho de confessar que das últimas vezes que a vi comecei a achá-la feia em certos ângulos. Por isso ainda maior foi a surpresa, quando o cabelo escuro e a franja lhe eliminaram os maus ângulos! E vocês? Qual o visual desta actriz acham que lhe assenta melhor?


Foto A : CABELOS LISOS

1- claro

2- escuro

.

.
Foto B : CABELOS ONDULADOS


1- claro


2- escuro


Foto C : FRANJA



1- assim claro


2- escuro como na novela



.

Foto D : CABELOS CURTOS


1- ondulados

2- completamente lisos

3- louro platinado encaracolado

4- negros como a asa de um corvo e lisos como seda



Votem! Escolha a foto A, B, C, ou D e o respectivo número. Tive muita dificuldade em achar imagens da atriz na internet, mas espero que o que encontrei e montei vos divirta!

Read more...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

POSSO USAR AURICULAR?


A única coisa no universo das novelas que permanece uma espécie de mistério para mim é a memorização de páginas de diálogo.
.
Reflictam um pouco nisto: o actor com um papel de destaque, tem de memorizar falas todos os dias. Algumas cenas são longas e intensas. Está certo: em televisão é possível uma pessoa retomar do ponto onde se enganou e repetir novamente, as vezes que quiser. Mas será assim que se faz televisão?
.
Uma vez tive oportunidade de ouvir um comentário meio disfarçado, já dado de costas e num tom recriminatório, que é tudo através do auricular.
.
Ora que boa invenção! O auricular é o auxílio electrónico que faz em televisão, as vezes do “ponto” que existe (ia?) no teatro. É a “muleta” televisiva através da qual o actor recebe as deixas.
.
Marlon Brando não decorava uma só frase. Quando soube disto em criança, achei de uma arrogância e uma mania de superioridade que não me agradou. Ora, porquê não decorava ele como os outros? Espalhavam-se cartazes com letras enormes para ele ir lendo por todo o cenário: deste o abajur para onde olha parecendo estar num momento de reflexão, até ao tecto, ás mãos, a um desgraçado qualquer que tinha de andar atrás dele com cartazes. Afinal, a maioria dos famosos olhares de Brando eram na realidade, espreitadelas para as cábulas.
.
Miguel Fallabela e sua turpe fez as delicias da plateia televisiva e do teatro com a sitcom "Sai de Baixo", onde era frequente ver o actor esquecer-se do que tinha de dizer ou fazer, o que causava ainda mais momentos de diversão. Ouvia-se, ás vezes, o próprio a pedir a deixa ou a mesma a lhe ser facultada.
.
Então, se as interpretações beneficiam de ajuda externa, no teatro, no cinema e na televisão, porquê o tom recriminatório ao uso de auricular? Parecem insinuar que não são verdadeiros actores os que actuam com as palavras ditadas ao ouvido.
.
Não me incomoda nada ou faz diferença se souber que aquela grande cena de Regina Duarte e de Lília Cabral foi feita com a ajuda do aparelho. Continuam a ser excelentes representações. Não me parece que o aparelho ensine a representar.
.
E se uma pessoa sabe representar mas não memoriza bem? Ou perde o jeito ou fica exausta? Ou mesmo, é só preguiçosa e não está para isso? Usar auricular requer perícia. Todos os dias vemos isso. Com os pivots do telejornal quando dão as notícias, com os apresentadores de programas que recebem indicações da régie, e até mesmo em momentos bruscos em que se percebe um fim precipitado pela “voz” desse “grilo tecnológico”.
.
Então… vá lá. Sejam meiguinhos! Tentem não ter preconceitos. Afinal, se não viesse a irritar o seu ego de estrela e a lhe fazer cócegas no ouvido, Marlon Brando também o usaria. Acho que apenas não o fez por não o ter disponível.
.
ENGLISH TRANSLATION:
The only thing about making tv soap operas that amazes me, is how actors do it to memorise dialog.
.
Think about it: an actor with a major role has to memorise many pages every day. Ok. In television it’s possible to a person to make a series of mistakes and pick up upon them. But is that the way they do it?
.
One time I had the opportunity to listen to an actress that said that a major television star made everything with the help of an ear devise. She said it with depreciation.
.
What a great invention! An electronic ear plug! It makes the turns of the theatre line giver, who used to be in a little box on floor level in the center of the stage following the play’s words in the text form so he/she could provide the words if the actor/actress forgot them.
.
Marlon Brando didn’t memorize a single word. When I knew it, has a child, I felt he had to be arrogant and with an auto-sense of superiority, because he didn’t want to do it has all others. It didn’t please me. Line cards were put everywhere for him to read. In the light chandeliers, on his hands, on billboard-size cardboard signs that some poor guy had to carry around has the actor moved. After all, that famous way his eyes used to express themselves were indeed his moments of looking for the words.
.
Miguel Fallabela and the rest of the cast to the sitcom “Sai de Baixo” used to provide serious laughs to tv and theatre audience, when the actor forgotten his words or where he was suppose to do or be. It was common for the audience to listen to the lines being given to him.
.
So, if the interpretation benefits from exterior help in theatre, cinema and television, why a certain tone of recrimination given to the ear plug? It seems to be implied that those who use it are not real actors from doing it.
.
It doesn’t disturb me to know that Regina Duarte or Lilia Cabral did that great major scene with the electronic help of the little ear cricket. It’s still great performance and the device doesn’t teach them how to act.
.
And what about if a person knows how to act but is not a good memorizer? Or if the person looses that ability or is just lazy? To use a electronic ear plug requires acquired practice. We see it every day on the news, or in programming presentation. The presence of the electronic ear cricket is very conscience to television audience.
.
So, don’t be mean! Be free of prejudices. After all, if Marlon Brando’s sensitivity would not be hurt and the equipment would not disturb his ego or scratch his ear, he would certainly used one, only there were any to use around on is time!

Read more...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

SAUDADES DE?

Tenho saudades de ver determinados actores de volta à "telinha". Um desses é Jackson Antunes. Gostava de o voltar a ver numa novela e não sei porquê, em comédia. Algo no estilo de Carlos Lombardi.

Ás vezes temos saudades de actores que deixaram de aparecer. Mais um desafio vos lanço. Espero que adiram. Não custa nada, só uns "tap-taps" nas teclas do computador! Escreva a dizer de quem sente saudades de ver na Tv e em que tipo de papel o gostava de ver. Quem sabe mais alguém com influência compreenda e concorde?

Read more...

sábado, 20 de outubro de 2007

HOMENAGEM a NAIR BELLO


Nair Bello faleceu recentemente. Se foi após dois anos de frequentes complicações de saúde. Li algures que entrou em três paragens cardíacas em alturas diferentes. Ficou em coma, etc. Pergunto-me o que terá sentido, durante todo esse tempo. A morte é um assunto tabu. Não se fala dela, principalmente quando deixa de ser tão hipotética (na juventude) para próxima (na velhice). Gostava de ver este tabu a ser, pouco a pouco, deitado abaixo como pedaços do muro de Berlim.

Julgo que grande parte dos nossos tabus não são antigos como poderemos julgar. São bem recentes na sociedade. Este é um deles. A morte... tema tabu mas porquê? Porque não saber o que pensa e sente uma pessoa que se julga estar a morrer por velhice? Terá medo? Sentirá paz? Como lida com isso? Noutras sociedades, noutros tempos, acho que as pessoas não têm a percepção que a morte não assustava muitos. De outra forma, como poderiam os cavaleiros, os guerreiros, ir para o campo de batalha sabendo que estatísticamente não poderiam sobreviver a todas que teriam pela frente? Os egípcios acreditavam na vida após a morte. Logo, morrer era uma benção, mas de decisão divina. Esta ausência de temor, que os levava a arriscar a vida, não existe mais. Há poucas décadas atrás, não fazia mal cortar uma madeixa de cabelo de um morto. Hoje a ideia é considerada macabra. Assim como tirar retratos. Mas há pouco tempo, não era. Creio por isso, que a sociedade tornou-se mais fechada e preconceituosa em relação á sua mortalidade.

Mas vamos mudar para Nair Bello. Uma senhora- já a conheci senhora na telinha - de um talento e carisma extraordinário. Recentemente vi cenas da sua D. Jura, na novela Perigosas Peruas, e não deu para desgrudar do ecran. A ela associo essencialmente interpretações cómicas, muitas nas novelas de Lombardi. Tinha um jeito todo especial de conseguir brilhar neste género. A voz, não sei se rouca devido a tabaco, ajudava-a naturalmente a ter graça. Mas o resto era tudo mérito e talento seu. Sobre Nair, nunca nada soube, além do seu trabalho que vi na TV. É curioso como a imprensa e os paparazzi podem assediar tanto uns, ao ponto de passar os limites e serem invasivos, e outros, deixá-los estar. Acreditem, se eu fosse alvo de paparazzi, preferia pertencer ao segundo grupo. Mas me surpreende como grandes talentos não são nem alvo de matéria para reconhecer e divulgar seus trabalhos. A invasão da vida privada, a inserção de informações pessoais, a quem todos parecem estar inseridos hoje em dia, não apanhou Nair Bello. Constatei que não sei se alguma vez casou, se tinha filhos, ou se era solteira. (tirei as dúvidas e afinal casou e tem 4 filhotes). Espero que tenha sido feliz, porque certamente fez muitos felizes e gerações, além fronteiras, vão recordar-se por muito e muito tempo, de Nair e do talento que partilhou com tantos. Ela e tantos outros da sua geração, alguns dos quais com quem fez duetos de interpretação ímpares, continuarei a adorar ver na TV. Porque tanto talento, é um prazer de ver!

26.02.08

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP