Novidade
Este blogue mudou-se. Está agora no facebook.
Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
No tópico anterior falei das novelas que Portugal aguarda pela estreia. As revistas já publicam os resumos e deram a exibição dos primeiros capítulos para as tardes do dia 7. Ontem manisfestei o meu desagrado e critiquei severamente o descaso com que fazem televisão e tratam a audiência.
Na apresentação de hoje surgiu a primeira referência desde semanas, quanto à real data de estreia. A chamada de hoje da novela Sete Pecados diz assim: "Estreia segunda-feira, ás 18.00 horas". Finalmente! Uma data!!
Presume-se que a dita segunda feira seja a próxima. Ma repare-se no pormenor não mencionado.
A SIC passa neste momento por um periodo de transição. A Estação recebeu ontem, dia 7 o novo director de programas. Estou optimista por uma estação melhor! Até que enfim! Uma luz ao fim do túnel. Luz essa que vejo apagada desde o ano 2000.
Agora é esperar para ver. Mas já estou a torcer para o merecido retorno em força. A Sic foi quem deu aos portugueses o que estes precisavam ver. Chegou fresca, moderna e colorida. Ofuscou e erradicou o cinzento da RTP. Vinham jovens, frescos e idealistas. Faz falta uma oxigenação! Vamos a ver se volta o casamento com o público.
Read more...
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Genéricos e Aberturas
Em Portugal é mais comum o nome de genérico. No Brasil diz-se abertura. Ás vezes escuta-se créditos. Quer tudo dizer o mesmo: são palavras que designam aquele pedaço de vídeo onde a ficha técnica tem de entrar.
..
Normalmente são apelativos, musicais, visualmente dinâmicos e contam uma ou mais histórias, enquanto os nomes de todos os que contribuem para a sua produção passam no ecrán. Existem dois tipos: as/os iniciais e as/os finais. Ou seja, uma para o início, outra para o fim, não têm amb(a/o)s de ser as/os mesm(a/o)s com diferentes nomes.
.
Um dos primeiros tópicos deste blogue foi este: aberturas de novelas. Já expliquei os três pontos principais a que devem obdecer para serem fantásticas! Agora este tópico é aberto para chamar a atenção para um fenómeno que começou a meio da década de 90 e se prolonga até estes dias: a truncagem. Sim, para quem não está familiarizado com o termo, significa o corte e omissão de uma ou mais partes de uma imagem.
.
É o que acontece com todas as aberturas/genéricos/créditos das telenovelas brasileiras que passam em Portugal, como mencionado, desde meios da década de 90, para dar mais espaço à publicidade. Tudo começou num período de guerra serrada entre as estações rivais, que lutavam segundo a segundo para chegar à meta em primeiro lugar.
.
Assim sendo, deixo aqui uma curta lista de nomes de novelas cuja abertura/genérico/crédito inicial e final (ou fecho) nunca foi visto em Portugal:
.
Renascer - foi a novela de transição. Primeiramente o agc (abertura, genérico, crédito) passou na íntegra mas para os últimos capítulos, começou a cair o machado.
Assim sendo, deixo aqui uma curta lista de nomes de novelas cuja abertura/genérico/crédito inicial e final (ou fecho) nunca foi visto em Portugal:

.
Renascer - foi a novela de transição. Primeiramente o agc (abertura, genérico, crédito) passou na íntegra mas para os últimos capítulos, começou a cair o machado.
.
Daqui a diante, todas as que passaram tiveram sempre o agc cortado. Começando do presente para o passado, não dá para mencionar todas mas a título de exemplo, Portugal nunca viu as/os agc de: Duas Caras, Eterna Magia, Páginas da Vida, Paraíso Tropical, Pé na Jaca, O Profeta, Celebridade, Belíssima, Cobras e Lagartos, América, Senhora do Destino, Da cor do Pecado, Como uma Onda, Chocolate com Pimenta, Laços de Família etc, etc, muitos etcs....
.
Anunciada hoje a estreia de mais duas novelas brasileiras, decerto que o mesmo fenómeno de truncagem aos agcs vai continuar a acontecer. E assim, acrescenta-se à lista as novelas Desejo Proibido e Sete Pecados.
Anunciada hoje a estreia de mais duas novelas brasileiras, decerto que o mesmo fenómeno de truncagem aos agcs vai continuar a acontecer. E assim, acrescenta-se à lista as novelas Desejo Proibido e Sete Pecados.
.
Agora vocês que vêm os agcs todos os dias, digam: conseguiam se habituar a nunca, nem uma única vez por cortesia, poder ver esta parte das novelas? Afinal faz parte da obra!
Agora vocês que vêm os agcs todos os dias, digam: conseguiam se habituar a nunca, nem uma única vez por cortesia, poder ver esta parte das novelas? Afinal faz parte da obra!
.
AS ESTREIAS:
.Desejo Proibido e Sete Pecados são duas novelas em estreia simultânea que estão a ser tão mal anúnciadas pela SIC, que ainda não sei se já foi emitida alguma durante a tarde ou ainda estão ambas por estrear. Isto prova a desorganização e o pouco caso que fazem do trabalho em televisão. Fui ao site da SIC e também à programação da TV Cabo e fiquei na mesma: no desconhecimento. Na tv hoje ainda não vi passar um spot (ou chamada). As que passaram a semana passada não especificam um horário e temo que caiam no erro de misturar as que começam com as que acabam, para não se entender nada e não se veja nenhuma! São mesmo burros, estes tipos da programação! "Colar" uma estreia a um final é o recurso mais utilizado. Demostra pouca criatividade e fraca vontade para fazer melhor. ..
.
E assim aguardo, sem muita vontade, para ver se é desta que acompanho uma novela Brasileira na SIC. Se eu fosse a TV Globo, há muito que teria desmanchado aquele contrato de exclusividade! Só prejudicou a imagem da estação e desvalorizou o produto novela.
Read more...
.
E assim aguardo, sem muita vontade, para ver se é desta que acompanho uma novela Brasileira na SIC. Se eu fosse a TV Globo, há muito que teria desmanchado aquele contrato de exclusividade! Só prejudicou a imagem da estação e desvalorizou o produto novela.
Etiquetas:
abertura,
aberturas,
corte,
crédito,
créditos,
genérico,
genéricos,
má programação,
novela,
novela brasileira
sábado, 5 de janeiro de 2008
Alinne Moraes - visual
Na novela Duas Caras a actriz Alinne Morais surge surpreendentemente bela. Nem a reconheci. Tenho de confessar que das últimas vezes que a vi comecei a achá-la feia em certos ângulos. Por isso ainda maior foi a surpresa, quando o cabelo escuro e a franja lhe eliminaram os maus ângulos! E vocês? Qual o visual desta actriz acham que lhe assenta melhor?
Foto A : CABELOS LISOS
1- claro
2- escuro
.
.
Foto B : CABELOS ONDULADOS
1- claro
2- escuro
Foto C : FRANJA
1- assim claro
2- escuro como na novela
.
Foto D : CABELOS CURTOS
1- ondulados
2- completamente lisos
3- louro platinado encaracolado
4- negros como a asa de um corvo e lisos como seda
Votem! Escolha a foto A, B, C, ou D e o respectivo número. Tive muita dificuldade em achar imagens da atriz na internet, mas espero que o que encontrei e montei vos divirta!
Read more...
Etiquetas:
actriz,
Alinne Moraes,
atriz,
cabeleireiro,
cabelos,
Duas Caras,
franja,
novela,
telenovelas,
visual
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Novelas Brasileiras – Brazilian tv Soaps: the message/a mensagem
Vou entrar numa discussão antiga sobre a telenovela do Brasil. Uns dizem que espelha a realidade. Outros dizem que não. E você?
Afinal, que mensagens passa a novela brasileira de mais falso? A violência e a criminalidade, ou o glamour e o luxo?
English Version:
This is an old discussion I bring back to the table. Are brazilian tv soaps true with life reality or not by far? What do you think?
I’ve made a fast recollection of opinions already published on the internet and came to the conclusion that the majority of the opinions change very according to nationality. It seems a brazilian person most commonly says their tv soaps aren’t true to reality, because they show to other countries to much violence, crime and sex. Not Brazilian people say that the biggest lie in their tv soaps are the shown luxury and wealth. Even the extremely poor living in “favelas” have a large and well design space to live in and go around dressing well and looking better.
So, what is it? What’s the fakest message a brasilian soap generates? Violence and crime or glamour and luxury?
This is an old discussion I bring back to the table. Are brazilian tv soaps true with life reality or not by far? What do you think?
I’ve made a fast recollection of opinions already published on the internet and came to the conclusion that the majority of the opinions change very according to nationality. It seems a brazilian person most commonly says their tv soaps aren’t true to reality, because they show to other countries to much violence, crime and sex. Not Brazilian people say that the biggest lie in their tv soaps are the shown luxury and wealth. Even the extremely poor living in “favelas” have a large and well design space to live in and go around dressing well and looking better.
So, what is it? What’s the fakest message a brasilian soap generates? Violence and crime or glamour and luxury?
.
Etiquetas:
autenticidade,
glamour,
luxo,
novela brasileira,
pobreza,
sex,
telenovela,
telenovelas,
verdade e mentira,
violence,
violência
DESEJO versus PECADO
Para quem já conhece estas novelas, quero saber qual devo acompanhar. Ambas estreiam em Portugal na próxima segunda-feira, no horário da tarde. Só posso gravar uma. Qual a melhor?
Sete pecados recebe mais pontos pela divulgação. Desejo proibido tá fraquinha na chamada. Mas para quem acompanha as tramas, qual das duas a melhor? Ou não vale a pena ver nenhuma?
Read more...
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
SUGESTõES & OPINIõES
Hello!
Por portas e travessas já solicitei a colaboração dos que visitam este blogue. Quero que dêm uma opinião, que comentem os textos, que digam de vossa justiça e até criei um tópico para fazerem pedidos.
-
Pois este é criado apenas para receber FEED-BACK. Sugestões e Opiniões. É tudo o que quero.
Por isso, soprem! So, blow!
-
English:
I´ve appeal to your contribution to this blog so many times and in so many ways that now I open this "Sugestion and Opinion" topic, so I can lissen abou you, the READER. So, what do you expect? Blow!
Read more...
Subscrever:
Mensagens (Atom)