Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Desculpem qualquer coisinha...

Muitas vezes demostro aqui no blog a opinião que tenho das interpretações dos artistas. Eles estão assim sobre o jugo de todos aqueles que os vêm e se submetem (assim é a profissão) à apreciação alheia e a todas as coisas que tal acarreta.
.
Se tenho decidido não andar em rodeios e ser genuina nas apreciações, não me sentiria bem se não salientasse um aspecto que sempre me ocorre.
.f
Quando escrevo que "Patrícia Pillar" está excelente e "Claúdia Raia" não tem muito talento, não posso de maneira alguma estar a projectar estas coisas positivas e negativas para as pessoas em si. Primeiro que tudo, é obvio que não as conheço de lugar nenhum . Não sei como são -só sei o que são a fazer as suas personagens.
.
São estas as avaliadas, e com elas, de facto, aqueles que lhes dão vida. Pode parecer difícil desassociar uma coisa da outra. Mas não são poucas as vezes que fico a imaginar como é o carácter das pessoas na vida real... se aquele ator cujo talento tanto admiro, é uma boa pessoa, etc. Muitas vezes imagino que não são nada do que se vê, em termos de linguagem corporal, expressões, firmeza, etc. Outras, acho que são exactamente o que retratam e mil vezes pior... pura intuição.
.
A beleza deste universo, é mesmo esse. Vemos sem ver, gostamos sem saber. Não é por isso difícil, separar uma coisa da outra.

Read more...

Prova de talento

Querem saber uma coisa?



Os atores que, um dia fizeram parte dos recorrentes das novelas de Carlos Lombardi, sofreram sempre, por causa disso, de preconceito. Achava-se que não eram lá os melhores talentos já que, tudo o que precisavam, era ter corpo para andar sem camisa...



Pois o tempo veio a provar que desta safra, vieram os melhores. Se para "descamisados" de Lombardi não servem mais (ou não querem) , o talento que mostram agora noutras produções comprova bem a injustiça das observações. Vamos lá à lista de heróis descamisados:



1) Mário Gomes (Vereda Tropical, Guerra dos Sexos, Perigosas Peruas, Vira Lata, Uga Uga, Kubanacan)

2) Guilherme Leme (Bebé a Bordo)

3) Rômulo Arantes (Perigosas Peruas, Quatro por Quatro, Vira Lata)

3) Humberto Martins (Quatro por Quatro, Vira Lata, Quinto dos Infernos, Uga Uga, Kubanacan)

4) Marcelo Novaes (Quatro por Quatro, Vira Lata,

5) Marcos Pasquim (Uga Uga, Kubanacan, Quinto dos Infernos)

6) Marcelo Faria (Quatro por Quatro, Uga Uga)



Comparem então a prestação actual de Marcelo Novaes com a de Marcos Palmeira na novela "Três Irmãs". Qual dos galãs se sai melhor? E como é a interpretação de Humberto Martins em "Beleza Pura", mesmo que comparada à de Edson Celulari, o galã de olhos azuis?


Para além disso, muitos outros actores de talento, entretanto esquecidos, reaparecem nas suas tramas e têm sempre um papel interessante reservado para si. Como é o caso da excelente Nair Bello, já falecida, do talento de Betty Lago, de pessoas como Mário Cardoso, Maria Zilda, Nuno Leal Maia, e outras tantas, que aparecem pouco e cujo talento já foi muito louvado pelo público.


Nas suas histórias os actores conseguem brilhar com um brilho raramente atingido noutras produções. Com ousadia, com profundidade, com emoção e muito drama. Silvia Bandeira teve em Bebé a Bordo talvez o seu melhor papel desde a juventude. E mais oportunidades não lhe devem ter sido dadas. Françoise Forton teve oportunidades nas novelas de Lombardi, mas é esquecida por outros. Ela e Marilu Bueno estão agora na tv Record, assim como muitos outros de muito talento.

.

As personagens de Lombardi permitiram aos mais diversos atores e atrizes explorar caminhos muito diferentes e ousados. Vai para além do redutor desnudar físico. A nudez é da alma e as personagens são cheias de complexidades.

Read more...

Próximos Galãs

Por Favor!!!

Quero outros actores a fazer os papéis principais nas novelas. Quero o excelente Mário Gomes a interpretar alguém com mais destaque numa novela. Porque têm sempre de ser os mesmos? Só têm António Fagundes e José Mayer?

Read more...

A Favorita: Os melhores

Não há dúvidas: quer se goste ou não, alguns actores são melhores que outros. Está bem que factores externos influenciam a prestação das pessoas: a qualidade da personagem, o momento em que é interpretada, a relação com os colegas e o autor,etc, etc...
.

No episódio de ontem da novela "Favorita", deliciei-me com a interpretação de Ary Fontora (Silveirinha). Brilhante! Simplesmente, genial! A lembrar o sucesso que fez como «seu Nôno» em Amor com Amor se Paga. Registo diferente, igual talento. A forma como muda, o facto de nunca sabermos o que vai fazer ou agir, é tudo mérito do actor e das palavras escritas para a personagem. Acredito que os autores rejubilam com os vilões. Através deles, devem exorcisar muita malícia. Só assim se explica os M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S diálogos de Patrícia Pillar (Flora). A actriz não só agarrou a personagem à altura, como elevou a barra e vai mais além. Fico a vê-la e fico a pensar: deve ser maravilhoso fazer esta figura tão má e dizer tantas maldades!

.

Murilo Benício (Dodi), que de início não pareceu agarrar a personagem e vice-versa, também está a sair um vilãozinho de respeito. O cabelo oxigenado de louro só lhe fica bem.
Mauro Mendonça (Gonçalo) é aquele que, sendo do núcleo dos bons, melhor soube agarrar a sua personagem. Esteve à altura e soube fazer o seu "Gonçalo" de forma perfeita.
.
"Orlandinho e Céu" (Iran Malfitano e Seborah Secco) também estão bem entrosados. Parece fácil de fazer esta dupla mas, se formos a reparar aqui e ali, é puro talento. Foram arranjar uma "vovó" (Suely Franco) que também diz umas coisas muito interessantes e revela ver a vida de um modo muito despreconceituoso. Nada a ver com a "vovó" enjoada de Glória Menezes.
.
Digam o que disserem, se Claúdia Raia (Donatella) tivesse sido a escolhida para ser a desfavorita, nunca teria feito o papel de forma tão convincente. Ela já fez de vilã em "7 Pecados" e foi péssima - uma das suas piores interpretações.
.
Outros atores e atrizes também estiveram bem nas personagens mas, por mais ou menos desenvolvimento na trama, os seus talentos brilharam muito mas não até ao fim, ou brilharam pouco, mas ficaram para brilhar. É o caso de Ângela Vieira (Arlete), Helena Ranaldi (Dedina), Christine Fernandes (Rita), Mário Gomes (Gurgel), Genésio de Barros (seu Pedro), Fabrício Boliveira (Didu), Selma Egrei (Dulce), Roberta Gualda (Greice), Lilia Cabral (Catarina) e Giulia Gam (Diva).
.
Mas o tempo passa, a roda gira, e nunca que sabe o que nos vai surprender. Mas uma coisa é certa: as plásticas que tantos atores e atrizes fazem para parecer mais jovens, não ajudam em nada quando querem convencer num papel. Em nada mesmo... poucos conseguem manter o aspecto com naturalidade. Como será que Regina Duarte conseguiu? Ela lá mantém a sua carinha laroca e a plástica não parece ter prejudicado a sua face. Sortuda! Deve ser das poucas...

Read more...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Novas Novelas: Prometem ou não prometem?

Regina Duarte e Othon Bastos a dar as cartas em "Três Irmãs".
.
Estou agora a ver a novela e o "cheirinho" a qualquer-coisa-interessante está no ar. Confesso esta a passar por um período de total alergia a núcleos de comédia disparatada (talvez fruto dos abusos dos autores a este cliché, cada vez mais cliché). De modo que, os primeiros 3 episódios, com os disparates nas personagens de Luís Gustavo e Vera Holtz, os clichés como o da «morte da mulher amada no momento do parto e o pobre viúvo», a «jovem perseguida por bandidos» a «jovem romântica constantemente traída pelos muitos namorados» e a «sogra que briga com nora» e mesmo a "Mary Poppins" de Regina Duarte, não me agarraram para público.
.
Agora a cena está com Luíz Gustavo e Regina Duarte, mascarados. Já não estou a gostar tanto... personagens mascaradas de outras, a dizer e fazer baboseiras... já vai mais para o cliché. Regina está mulata e usa peruca de cabelo preto e encaracolado. Luís Gustavo está de índio... hum... que plágio ás novelas e personagens de Carlos Lombardi! (Quatro por quatro, Uga-uga...).
.
A cena de "Três Irmãs" do momento, traz outro pormenor que não apreciei. O "italiano" de Tatu Gabus Mendes. Que péssimo! Além porque já cansa, tanta italianada em novelas brasileiras! Mais uma vez, tio e sobrinho, juntos numa novela...
.
Como será a recepção de Caminhos das Índias? Já aqui disse não agorar grande sucesso. A apresentação, por muito curta que seja, não me suscita interesse. E pela primeira vez nestas grandes produções da Globo, os actores parecem estar... a usar vestimentas de carnaval. Quando estrear, logo se verá, mas a impressão inicial é esta. Juliana Paes não me faz ter vontade de agarrar numa novela, Márcio Garcia estava muito bem na Record, como apresentador, tendo conquistado um estatuto público muito respeitável. O regresso à representação é uma incógnita.
.

Read more...

Beleza Pura - final ridículo!

Estou neste momento a ver o penúltimo episódio desta novela e o adjectivo que me vem à cabeça, já sabem qual é... está no título.

O que é ridículo? Bem... a estupidez de Rakely. Ser jovem com pouca instrução é uma coisa, outra é ser débil mental. Com tempo e convivência, a própria vida se encarrega de encher a cabeça mais oca com algo de substância. Rakely é um insulto às pessoas que realmente sofrem de problemas mentais. «Há uma bomba no helicóptero» - constata alguém. Resposta de Rakely: "Eu adoro bomba"
- "Não é essa bomba"
- "Não?! Então é... bomba que faz pum-pum?"
Não é preciso exagerar! Burrice é uma coisa, ser uma idiota chapada é outra.
A personagem de Reginaldo Faria parece débil mental. Sempre adorei a composição e as personagens do actor, mas saiu-lhe na rifa cá uma patetice! Patética também, foi a cena no telhado com os diamantes. Na posição em que se encontrava, facilmente esticava o braço para a frente e dava o braço a agarrar juntamente com o saco dos diamantes. Mas tinham de cair e, claro, depois já foi possível elevar a pessoa para chão firme.
Enfim... sou eu (também), ou estas patetices já não são tão suportáveis??

Read more...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Personagens nas novelas

Cada vez mais, sinto vontade de acompanhar apenas algumas personagens numa novela. Por exemplo, em "Beleza Pura", novela que devia ter terminado à que séculos, podiam sair da trama todo o núcleo da Zezé Polessa, os filhos adolescentes e os respectivos pais e trocas e baldrocas. Também dispensava a Joana e o Guilherme. Quem ficava? A vilã de Carolina Ferraz, mas mais esperta, sem a sua obcessão fixa em Guilherme, o maravilhoso Renato, José Henrique e Suzy e Raul. Só talentos à medida.
Não fiquei com interesse por quase nenhuma personagem da novela 3 irmãs, cujos primeiros 3 episódios ainda acompanhei. Achei a de Regina Duarte interessante, mas livra se quero as mesmas histórias de sempre. Gostei da intepretação de Giovanna Antonelli, mas vamos ver para onde vai a história. Personagens com Cláudia Abreu e Luíz Gustavo são para esquecer. Muito tempo de antena, demasiado mesmo, e muito bocejo. Achei muito ruím a prestação de Marcos Palmeira (culpa da plástica?). Fica provado que ser dirigido pelo esposo/a pode ser muito desvantajoso. Gostei da história da gravidez de "Cecília Dassi" e da composição desta mas, tirando isso, nada agarrou.
O que se passa com as novelas? Ou será que já vimos muitas? Muito do mesmo, aguenta-se, aguenta-se, aguenta-se e dispensa-se!

Read more...

Final da Favorita

Há coisa de duas semanas, li algures na internet que o final da novela Favorita estava para dias. Os dias passaram e não ouvi falar nada. Nada sobre nada apareceu em algum lugar, como sempre acontece quando andamos na internet, mesmo quando não pesquisamos sobre o assunto. Nenhuma notícia no email, nenhum comentário, nenhum destaque em nenhum site ou no youtube, nada...

Afinal, como foi o final da telenovela? Tenho cá para mim, por pura intuição, que não foi grande coisa...

Read more...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Quem é ela?





ADIVINHE
QUEM É


.Ela é uma actriz brasileira que ainda hoje povoa os ecrans de televisão em várias novelas. Já sabe quem é esta mulher quase sem peitos? Adivinhe lá...



Domingo, 18 de Janeiro: Com as dicas dadas, alguém identificou a figura... Vera Fisher! A atriz começou por ganhar um concurso de Miss, entrou nos filmes de pornochachada muito em voga da cinematografia brasileira em finais dos anos 60, início dos anos 70, causou alguma polémica com a sua vida pessoal e relatos de ser dona de um temperamento de diva, e permanece apontada, entre sessões fotográficas para a playboy, como uma das artistas mulheres mais bonitas do Brasil.

O ANTES E O PRESENTE: VERA FISHER

Read more...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Vídeo Musical CB

Read more...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Eles também se despem... (playgirl)

Isto de "foto artística" tem muito que se lhe diga. Para mim, algumas das imagens que se seguem, têm um efeito perturbador. O tempo dirá - diz o ditado. Pois o tempo já passou para os indivíduos que se seguem. Foram fotografados em poses sensuais, em grandes produções, cenários escolhidos, poses planeadas, etc, quando a sua popularidade estava no pico.

Quero saber a opinião do leitor: temos fotografias artísticas e de bom gosto, ou nem por isso?

João Carlos Barroso


Eduardo Tornagui

Mário Gomes


Ney Latorraca

Read more...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Considerações e Ponderações bloguistas

Primeiro que tudo, desejo a todos um bom ano de 2009!
Que este contrarie as previsões dos especialistas, e seja um ano de crescimento económico, de melhoria das condições laborais e sociais.
Abro este post provisóriamente só para tecer considerações sobre... a comunicação.
Já me faz confusão que na era da internet, seja cada vez menor o número de pessoas a escrever emails aos amigos. Humm... aqui, alguns podem discordar. Depende dos indivíduos a prática mas, no geral, creio que se trocam muitas informações laborais por esta via, mas, na altura de lembrar dos próximos, já não se escrevem cartas, não se tem tempo para fazer uma chamada, não se escrevem emails... é a contradição do facilitismo da comunicação.
Fora das épocas festivas, sucede-se o mesmo. Visito muitos blogs onde vou parar por casualidade e sempre lhes dou uns instantes para os ler. Caso sinta vontade, deixo sempre um comentário, não importa o ano em que o post remete. Na última vez, a mensagem era de 2006... em alguns deles, foi a "estreia". Bons blogues, bons textos, ideias interessantes, fora da mediocridade e bem definidos... ao marasmo da internet. Outros têm uns 20 comentários, e nenhum se aproveita.
A questão que lanço é:
porquê que bons blogs, boas questões levantadas em fóruns, grupos e outras situações do género, ficam a ZERO comentários e outras medíocres levam com as respostas?
Quem navega passa por aquelas paragens. Mas não desce para as compras... preferem artigos dos "chineses"?? :) :)

FELIZ ANO!!

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP