Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

Mostrar mensagens com a etiqueta trilha sonora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta trilha sonora. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As cassetes de trilhas dos anos 80

Vocês também tinham destas?


Nos bons anos 80

Quem, como eu, punha uma cassete virgem na aparelhagem, sintonizava as rádios à espera que passassem aquela música da trilha sonora da novela e com os ouvidos afinados e o dedinho pronto para carregar no botão REC pressionava tão rápido como num gatilho o botão de gravação assim que escutava o primeiro acorde?  

E o chato que era quando o radialista decidia falar sobre a música, intercaladamente sem parar, as pragas que tantas vezes lhes rogávamos?

Nos anos 80 era assim. Compravam-se discos de vinil, cassetes-pirata como as da imagem acima e passavam-se algumas horas com o dedo encostado a um botão da aparelhagem que ia gravar para sempre as músicas que queriamos continuar a ouvir. Músicas essas que entravam todos os dias nos nossos ouvidos e nas nossas emoções através das novelas. E que chato era quando a fita chegava ao fim antes da música acabar! Logo por azar, na única versão que passou na íntegra e sem interrupções, ahah.

A quem isto aconteceu?

Read more...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Vídeo Musical CB

Read more...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Salomé


Decidi resgatar para a memória dos leitores do “Novelas para Recordar” a novela “Salomé”, porque em resposta aos vídeos que coloco no youtube quiseram saber onde encontrar a música da abertura. Pois bem.

Este é o link para todas as músicas da banda sonora.

Em Portugal a novela Salomé foi para o ar em 1991, na RTP2 no horário nocturno de fins de semana. É preciso novamente situar as condições da altura: as novelas tinham muito público mas só haviam dois canais de televisão, e o RTP2 era o ostracisado.

Salomé conta a história de uma mulher linda e sedutora, incapaz de se entregar de facto ao acto amoroso. Ela tem uma relação conflictuosa com os pais e como nasceu rica, muito rica, pode vestir-se bem, viajar e gozar a vida nos belos anos 30. Porém, algo a tortura e a deixa exasperada. Salomé só não sabe o quê. É então que conhece um jovem cantor e a paixão obriga-a a confrontar os seus receios.

A novela tem nos principais papéis a bela e jovem Patrícia Pillar e o estreante Petrónio Gontijo. Já li críticas positivas a respeito do trabalho de interpretação de Patrícia, que tinha feito sucesso em “Rainha da Sucata” e por isso a julgaram ideal para virar a loura Salomé. Mas na minha opinião, tanto um actor quanto o outro não soube aguentar o protagonismo.

Para além da inexperiência dos protagonistas, como ponto negativo á também o mau playback da personagem de Gontijo. É suposto ser um cantor talentoso que depressa chega ao estrelato mas, a linguagem corporal e o mau sincronismo e tom de voz dos playbacks tornaram esta parte falsa em credibilidade.

Salomé faz também um retrato social da classe trabalhadora. Temos os cantores que vivem na corda-bamba e a mulher descriminada e tratada como prostituta por ser mãe solteira. A meu ver, a beleza desta obra está entregue aos figurinos. Belos vestidos, com bom porte nas protagonistas e uma reconstituição cenográfica deliciosa. Os sete véus com que Salomé choca a sociedade nada são comparados ao seus vestidos.

CENA DO VÉU: sempre achei que a protagonista Patrícia Pillar esteve muito pouco à vontade com a cena. Cada vez que vejo volto a achar o mesmo. Não me parece que conseguiu passar para a personagem qualquer sensualidade ou ousadia.
.

.
Espero poder rever Salómé um dia destes na televisão. Para descobrir se as primeiras impressões se mantêm e de facto os actores protagonistas estavam tão crus e ruins como os lembro.



English Version:
.
I decided to bring Salomé to Novelas Para Recordar because someone asked for the main music title. So i give to you not only that music, but the all album. Follow the link: http://rapidshare.com/files/8522794/1991_-_Salome_-_Nac_-_by_SC.zip.html
.
Salomé is a tv soap that came to be shown in Portugal in the same year it was made: late 1991.
I believe it´s a great "novela", but still have to say I felt the leading male and female characters were to inexperience and wheren´t able to properly suport the leading roles they where in.
.
In spite of it, it´s still good to watch. It has a gread developing in what concerns showing the working class, with a female character that becames a single mum and for that is ostracized. But the main plot turns around the rich and spoiled Salomé, a young woman living in the crazy 1930´s, who has problems with intimacy and does not understand the cause. She has lots of men interested in her, but is anable to take it further than flirtacion. When she meets a young singer, her fillings for him are strong but something does not let her go all the way. What is the problem with Salomé?
.
She defies society with her opinions and her actions, giving the seven skirt dance in a bistrô for an audience. In this scene I must say i felt the actress was not in the role and wasn´t able to give the character the necessary seduction and body language.
.
The wardrobe is absolutely stunning. To watch Salomé is to be taken trought a nice voyage for the sences, mainly your vision. Great clothes, great sceneries, great beauty.
.
Yes, is a good tv soap and I wish it will run again.

Read more...

domingo, 9 de dezembro de 2007

DONA BEIJA da Manchete

Já aqui falei sobre a mini-série "Dona Beija", mas numa perspectiva diferente. Agora vou falar apenas da novela. A começar por este termo: novela. "Dona Beija" agradou tanto os fãs, que facilmente estes a incluem no rol de novela onde, até hoje, não sei se pertence ou não.

Em Portugal passou na RTP2 aos fins-de-semana, em capítulos de 80 minutos, no formato de mini-série. Mas a novela no seu original teve 89 episódios de 45 minutos, o que é pouco para a norma.

Noutros países a duração e o número de capítulos continuou a ser variável: no Equador, onde foi exibida apenas em 1991 e fez um tremendo sucesso, a trama foi dividida de modo a render 221 episódios! Em França em 1992 foram 178 capítulos, de duração aproximada de 25 minutos.

Independentemente deste detalhe, "Dona Beija" é uma produção encantadora. E quero realçar a contribuição da Banda Sonora.

Do muito que se fala desta obra não se dá o merecido mérito à contribuição musical. "Dona Beija" beneficia bastante de melodias certas, no lugar certo. A carga dramática e de tensão que passa apenas com o olhar fixo das personagens, imóveis, olhando-se, embaladas por uma melodia que já está a envolver o espectador. Veja este exemplo:
Além destes momentos, todos os outros, desde os românticos mas principalmente os dramáticos e tristes são igualmente embalados por uma música envolvente.


Tenho que tirar o chapéu à TV Manchete. Em termos de Bandas Sonoras, não me recordo de ser tão envolvida com nada que não fosse uma produção desta emissora. Claro, existiram trilhas sonoras de novelas da Globo que fizeram muito sucesso: Vale Tudo e Roque Santeiro, por exemplo. Mas temos de convir que não são exactamente o género que mexe imediatamente com a sensibilidade por debaixo da pele. Falo mais deste tipo de sonoridade instrumental de produções como "Dona Beija" e "Pantanal". Outras produções da emissora, como "Filhos do Sol" e "Ana Raio e Zé Trovão", que contaram com a sonoridade de Marcus Vianna, produziram este tipo de efeito emocional que povoa sem falhas toda a obra que é "D. Beija".

Feitos os elogios à sua sonoridade, de autoria de Wagner Tiso, logo de seguida tenho de sublinhar os fantásticos figurinos e decours. Para não falar daqueles penteados femininos, todos requintados, entrançados, cuidadosamente apresentados com enfeites metálicos pelo meio. A imagem e cor de "Dona Beija" até é simples, mas de uma simplicidade muito bela. Toda a obra se consolida numa visão que não desliza. Por isso Beija e outras tantas são o que são: obras inesquecíveis, que farão para sempre sombra ou sobreposição ao melhor que a concorrência tem para oferecer.

ENGLISH VERSION:
I’ve already talk about Dona Beija, but not this way. Not just about the tv soap. Until today, I don’t know if this is indeed a tv soap or a tv mini-series. I know what everyone knows: it’s a great success.

In Portugal, it went on air at the weekends with 80 minutes episodes. It was considered a mini-series. But in other countries, for example, Equador, it was stretch to a 221 episodes back in the year of 1991. In France, on air in 1992, this product had the duration of 25 minutes witch produced a 178 episodes story. Originally, it has 89 with 45 to 50 minutes of duration.

Details aside, this is a lovely product. With a remarkable effective sound track.

A lot has been said about the soap. But not enough about its musical component. The tunes are in perfect harmony with the moment and that is a feature not that easy to achieve. “Dona Beija” has it. For moments of passion, of love, of war, of suffering and hurt, there’s the appropriate melody. As you can understand by the video example above.

I must say that, in what sound tracks are concerned, TV Manchete is the major responsible for the melodies that entered my skin direct to my emotions. Not only with “Dona Beija”, but also with “Pantanal”, “Ana Raio e Zé Trovão” etc.

Another point worth mentioning is the lovely costumes and sceneries. Let’s not forget the amazing hair styles, so sophisticated, beautifully arranged and accessorized with jewellery. The image and photograph of “Dona Beija” is actually simple. The all product has a consistence that doesn’t slip. That’s why “Dona Beija” and so many other Machete’s tv soaps will always make a shadow, if not a imposition to the best the adversary has to offer.



Read more...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

TOP MODEL

Estava a mexer em papéis antigos quando dei com um apontamento a opinar sobre a novela TOP MODEL, que acabava de chegar ao fim. Dizia assim: "...por todos considerada um êxito, mas uma grande seca, que eu teria reduzido a menos de metade." Ao mesmo tempo, deparei-me também com o último capítulo. (veja em: http://br.youtube.com/watch?v=2YZzDxASz8A)


O tempo só reforçou esta opinião. De facto a novela foi um sucesso mas é daqueles sucessos que pertencem a um tempo e não continuam a encantar, porque a qualidade deixa a desejar.


O tempo também não me fez ficar mais fã de Malu Mader. A sua função na trama é demasiado estética. A novela usa e abusa do estilo "teledisco". São longas cenas a cada capítulo de imagens em câmera lenta de "Duda" a trocar de roupa, a experimentar chapéus e a mostrar as longas pernas sobe um qualquer embalo sonoro.


Penso que o encanto e sucesso da história deveu-se ao núcleo infantil e à louca família de "Gaspar" e seus cinco filhos que mais parecem uma dúzia de tanta bagunça e actividade que circula naquele lar. Cada filho de uma mulher diferente, a este núcleo encabeçado por Nuno Leal Maia, responsável pelos momentos de diversão, surf e praia se deve a adesão do público à novela. Em termos de romance, o casal Taumaturgo Ferreira e Malu Mader (eram mesmo um casal nessa altura, se me recordo bem) só ficaram a ganhar com a música "Oceano" de Djavan. (ouvir em: http://br.youtube.com/watch?v=CH6vud7PZck) Top Model foi uma novela que conquistou também pela banda sonora, composta de muitas músicas em inglês, como a célebre "Hey Jude", dos Beatles, numa versão traduzida para português.


Muitos actores e actrizes ganharam projecção nesta novela. Adriana Esteves estreou-se aqui, no papel de Tininha. Gabriela Duarte contracenou pela primeira vez com a mãe, ao caber a esta uma participação especial como uma das ex-mulheres de Gaspar. A novela teve aliás, muitas participações especiais, além do seu vasto núcleo, onde se incluia uns caninos.


Em termos pessoais, sem saber exactamente porquê, a actriz Zezé Polessa irritava-me profundamente. Algo no seu método de representar chocava com o veículo televisivo. Talvez fosse uma certa altivez, o nariz empinado para o ar, que continuou a me irritar também quando entrou em "Vamp". Ás vezes sucedem-se destas coisas e é algo que me lembrei agora. Assim como me recordo de muita gente da família mencionar as semelhanças físicas de Taumaturgo Ferreira com um familiar. É que não conseguiam ver a novela sem estar a pensar nas semelhanças, que estava no seu ar, mas mais na postura e gestos. São coisas que acontecem...


E você? O que quer dizer sobre esta novela?

link para fazer o download de TODA a trilha/banda sonora desta novela:
http://rapidshare.com/files/8162666/Top_Model__1989_.rar.html


Read more...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

CONTRIBUTO MUSICAL

As Bandas Sonoras!!!
Como ajudam a sonhar e nos levam junto com a história!

A primeira "revolução" a que assisti, foi com a novela "Roque Santeiro". Qualquer música desta novela que passasse na rádio era logo cantada e escutada por todos. É preciso frisar que estavamos na época em que não havia i-pod, nem computadores por todo o lado, muito menos MP3. Na verdade, nem o walkman era muito utilizado. Usavam-se os rádios de bolso, e os "tijolos"...

Dessa época dos anos 80 início de 90, é também a novela "Tieta do Agreste", outro caso "bomba" de banda sonora. Tieta era o disco que todos queriam ter. E a bem da verdade, algumas das músicas são bem deliciosas de escutar...

É preciso saber que, em Portugal, a telenovela foi sempre alvo de preconceito. Não se admitia que se via. Dizia-se: "Vi apenas um bocadinho, por acaso..." Este preconceito foi duradouro, até os dias de hoje, cortado apenas quando a produção portuguesa (da TVI) começou também a fabricar o produto em série.

"Tieta do Agreste" superou o preconceito. Quem não gostava de admitir que via novelas, não sentiu muito embaraço por admitir ver esta. E na época em que se chorava a morte de Fred Mercury e ser "fixe" era gostar de grandes bandas de música americana, "Tieta" ultrapassou também essa barreira do preconceito.

Eleger a "melhor de sempre" é impossível. Resta-nos lembrar. O melhor é mesmo rever as novelas e ver como se adequam bem ou mal determinadas melodias. Tenho preferência por melodias mesmo. Aquelas que dispensam a vocalização. Conseguem "tocar" mais depressa a minha emoção. Por isso, cada banda sonora feita por Marcus Viana antes e depois de Pantanal, captou logo os meus sentidos.

Quais as suas favoritas e porquê? O que estava a acontecer consigo quando determinada música estava sempre a ir para o ar?

Em Portugal:
Em Portugal demorou para se entender (entre muitas outras coisas) que o contributo musical de uma novela não é algo insignificante. Carreiras são lançadas, sucessos alcançados e novelas recebem mais público por nelas se incluirem artistas que agradam as massas. É uma situação em que todos ganham e ninguém perde (talvez a música!). No Brasil são incluídas nas novelas temas de grande sucesso mundial, remixados ou cantados por outro artista, além de música clássica. A diversidade de estilos e a divulgação de conceituadas obras mundiais ganha mais projecção do que em Portugal. Aqui ainda não chegou a esse nível. O meio é utilizado mais como promoção do que divulgação cultural.
.
Links para as BANDAS SONORAS COMPLETAS DE NOVELAS PARA DOWNLOAD estão disponíveis nas respectivas mensagens de novelas. Aproveite! Top Model, Desejo Proibido, Sete Pecados, Vamp etc. já estão colocados!

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP