Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Louco Amor X Dancin' Days - os rostos invisíveis por detrás das audiências

Muito a imprensa tem falado sobre a suposta "guerra" de audiências entre as principais novelas das estações privadas de televisão e quando Dancin' Days (SIC) supera as audiências da novela da TVI Louco Amor, vira notícia como se fosse algo inesperado.

Vamos lá ver:  São ambas boas novelas, com boas histórias, bons actores e autores. Mas se formos a espreitar profundamente pelo buraco da fechadura, quem está por detrás de cada uma? 


Os principais rostos por detrás de Dancin Days são estes: António Parente, Jorge Marecos Duarte, Guilherme Bokel. Todos GIGANTES no meio, profissionais experientes e responsáveis ao longo dos anos pela criação de grandes sucessos em televisão. António Parente é um empresário que ficou fortemente ligado à produtora  NBP, Jorge Marecos Duarte será para sempre recordado como o produtor que trouxe a standing sitcom para os ecrans de televisão e o programa de humor Os Malucos do Riso e Guilherme Bokel basta dizer que é o director internacional de produção da TV Globo, o gigante brasileiro que há mais de 40 anos domina o mercado das novelas.  

Por enquanto este trio está empenhado em trabalhar junto na criação de sucessos, podendo contar com os recursos uns dos outros para produzir em Portugal novelas para passar na SIC. De quem foi a ideia, não se sabe, mas a verdade é que a TV Globo está a tentar internacionalizar-se como produtora de conteúdos e estes são os primeiros passos. A SP Televisão apesar do sucesso mantém-se uma produtora independente, à semelhança de outras que trabalham no mercado português, como a Endemol ou a Fremantle, com a pequena-grande diferença que a SP é nacional e as mencionadas últimas produtoras são mega-estruturas internacionais, à semelhança da TV Globo. Outras produtoras nacionais que apostam nos produtos de ficção de longa duração foram adquiridas por estações de televisão, não produzindo mais de forma independente, como é o caso da NBP, agora propriedade da TVI mas mais conhecida pelo nome do aglomerado que acabou por gerar: PLURAL entertainment, se bem entendi o processo. 

Resta dizer que a SIC pertence ao grupo SGPS de Pinto Balsemão (Portugal) e a TVI é detida pelo grupo Media Capital (Espanha). 
Heis os "rostos" e os "donos" de cada qual, se se pode falar assim. São os rostos e mãos "invisíveis" por detrás dos sucessos televisivos e são quem detém o poder de decisão.

Read more...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como MATAR uma novela de SUCESSO ainda em vida

Sabem como é que se mata uma novela de sucesso ainda no ar? 
Faz-se aquilo que a TVI está a fazer a "Remédio Santo".

Estreada no mês de Maio de 2011 e finalizada sabe-se que há diversos meses, a novela vai para o ar às mijinhas, com poucas cenas, muitas repetidas do episódio anterior, ora emitidas hoje, ora  depois de amanhã, ora em horário regular ou não regular, desaparecendo para aparecer em seu lugar coisas como "Festa TVI" ou "Touradas TVI".  É uma desonra para com o produto, para com os artistas, para com o bom nível de audiências que a novela alcançou e manteve e claro, para connosco, o espectador.   


- MAS ESTA NOVELA nunca mais acaba??  -  sabem há quantos meses repito esta questão cá com os meus botões? O tempo passa e ela recusa-se a chegar ao fim. Outras tomam-lhe o lugar, estreiam outras na concorrência, têm sucesso e até terminam mas REMÉDIO SANTO não há meio de receber o golpe de misericórdia. 

Num tarda já não vou querer saber de ver o final.  Sinto pena de toda aquela gente que por ali está a fazer as suas personagens sem que haja paciência para continuar a ver toda aquela palhaçada. Eles não têm culpa, mas é que ninguém avisou o PÚBLICO que "Remédio Santo" ia ser uma DALLAS!


Read more...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A importância de algumas personagens secundárias

"Hurbano" e "Alexandre", duas personagens secundárias na trama de "Dancin Days" são daquelas que merecem uma atenção particular. 

"Hurbano", nutricionista numa clínica, é um homem de meia-idade que fala pouco, não se sabe nada sobre a sua vida pessoal, seus gostos ou preferências e é tão introvertido que mal consegue saudar as pessoas com quem se cruza. E por isso os outros imaginam tudo e mais qualquer coisa sobre o seu temperamento e carácter, tendo até sido considerado suspeito de um crime. Até ao momento em que se declara perdido de amores, ninguém o suspeitava como um ser humano normal, tão emotivo que acaba por se conter para proteger as suas emoções. É sincero e não mente, mas mantêm uma inocência que o torna algo ingénuo para com o interesse do mulherio na sua pessoa.

"Alexandre" aparece pouco em cena, ele faz de arquitecto e é o patrão para o qual Inês farta-se de trabalhar. Ela é de dia, é horas extras, é em casa, é de noite, ela deixa de sair com o namorado e ter fins-de-semana livres para terminar um projecto a tempo e para o ver aprovado pelo cliente. Um dia o namorado surpreende-a com um pedido de casamento no local de trabalho e ela pede-lhe para se ir embora, constrangida com o conflito da situação. O patrão retoma o trabalho como se nada fosse e só então demonstra algum contentamento pela forma como Inês se livra do namorado de anos. Claro está, o noivado é rompido e o patrão começa a perguntar à estagiária se ela quer ir beber um copo com ele. Quando Inês diz claramente que não está à procura de nenhum relacionamento e só quer se dedicar à carreira, o patrão adopta uma postura fria e indiferente. Ela apresenta-lhe um projecto ao qual muito se dedicou, ele nem lhe põe os olhos em cima e diz-lhe que outro empregado o vai finalizar, já que o promoveu ao invés dela. 

Duas PEQUENAS personagens, muito que se lhes diga... 

Read more...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Recado a um paciente amigo

Por desconfiança de uso indevido o Google APAGOU a conta com que trocava mensagens com vocês, leitores do blogue. Situação remediada com OUTRA conta. Porém, aquela pessoa paciente com quem foi feita uma TROCA de informações ficou prejudicada, porque DESAPARECEU o contacto. Assim peço a essa pessoa PACIENTE, que sabe quem é, para deixar aqui um comentário, caso me venha espreitar. É a única forma de manter contacto, pois todas as msgs anteriores, absolutamente TUDO, foi APAGADINHO pelo google.

E eu que continuo em dívida gosto de ter tudo certinho, nem que leve uma vida inteira, ahah!
Esperemos que não.

Aguardo.

Read more...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A PIOR interpretação de Doce Tentação

Já aqui falei o quanto considero intragável a novela "Doce Tentação", mas ainda não falei daquela que é a personagem que me faz mais confusão que qualquer outra, tanta que nem consigo ver ou ouvir sem sentir aversão e soltar um <Blhac!! Que horror!> . Trata-se de "Augusta", uma fraca e caricaturizada representação cheia de clichés já vistos mas o que é pior, nada credíveis. Olho aquilo e parece que estou a ver uma mentira mal feita. Agora mesmo numa cena que foi para o ar, tudo na composição desta figura é tão pouco credível que dá dó. A cena é contracenada com Sofia Ribeiro (Francisca) que poucas falas tem mas que é mil vezes e totalmente convincente na sua interpretação. É triste, mas a Augusta é muito mal feita e gostava de a ver interpretada por alguém que soubesse encarnar a personagem sem passar a sensação que está a representar e sem ser boa nisso. O que vejo acho anedótico. 



Para quem já viu uma personagem parecida mas ainda mais rica em termos emocionais, que foi a Ilka Tibiriçá na novela "Fera Ferida", e se DELICIOU com o IMENSO talento de Cássia Kiss, não se pode contentar com tão pouco, praticamente nada e algo ridículo. E não falo da riqueza da personagem ser maior que outra, falo mesmo da interpretação.

Read more...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Astro (remake)


Estreou na SIC faz pouco tempo esta que é outra novela remake da Globo. Estrelada por vários actores conhecidos, "O Astro" é agradável de ver. Pelo que li, no  Brasil não foi lá muito bem recebida mas também desconheço as expectativas geradas em torno da mesma ou o horário em que vai para o ar. 

Sem ter sido muito publicitada, como já há muito acontece, a novela da Globo estreou para o horário das 22.30, logo após a «portuguesa» "Dancin´Days", que também tem o dedo da Globo. Com uma linguagem que, de algum modo, é mais acessível para o povo português que outras novelas brasileiras mais recentes, é bom voltar a ver o talento de actores como Regina Duarte, que faz de esposa de Daniel Filho, Rosamaria Murtinho e muitos outros bem estabelecidos actores, desde os mais novos aos veteranos. 

No episódio de estreia achei que certos factos não foram bem explicados. Viu-se Herculano (Rodrigo Lombardi) correr de uma multidão enraivecida sem se perceber muito bem qual a real contribuição de Neco (Humberto Martins) para esse desfecho trágico que, inclusive, o leva a anos na prisão. A mudança que este sofre enquanto enclausurado e a aprendizagem que supostamente adquire, não é bem explorada e Francisco Cuoco aparece mesmo só para dar um ar de sua graça, já que foi ele que interpretou o protagonista na versão de 77. De resto, todas as cenas de magia estão ali a encher, sem terem realmente um protagonismo que por si só seria capaz de prender o interesse do público. Outra situação que não ficou bem clara para mim, é entender os problemas na relação de Márcio (Thiago Fragoso) com o pai (Daniel Filho) e as queixas de Clô (Regina Duarte) sobre o marido. Ele não parece nem metade do homem mau com que é descrito. 

Outra coisa menos boa da novela é a total falta de CUMPLICIDADE entre o casal romântico Carolina Ferraz e Rodrigo Lombardi. Qual atracção fatal e paixão avassaladora qual quê! Nada. Absolutamente nada. E nem bem representado está. Quando aqueles dois se juntam, não é credível que exista qualquer atracção. E as cenas de sexo selvagem? Orquestradas para a câmara, um tédio para o espectador, uma anedota. Um estilo que já me faz rir e depois mudar de canal. Estes dois como casal não têm nenhuma química juntos.

E depois existe ainda outro fenómeno difícil de relegar para segundo plano quando se assiste a esta novela: as plásticas. As intervenções nos rostos dos protagonistas quase são protagonistas por si próprias. Não falo só de Regina Duarte que, para mim fez tudo bem feito, pois mantém alguma credibilidade, com as sobrancelhas a mexer para cima e para baixo e as expressões dos músculos da face preservadas. As intervenções estéticas observam-se em qualquer rosto ali, feminino ou masculino, desde os muito veteranos aos mais jovens como o de Fernanda Rodrigues (para quem não se lembra fez o papel de filha caçula de Reginaldo Faria na novela Vamp) ou o da já não tão jovem Carolina Ferraz (Amanda), cuja testa é totalmente inexpressiva, pois ali não brota nem um esboço de uma ruga, por mais que a personagem sofra e chore. 
Embora adore admirar a beleza etérea de Selma Egrey (mãe de Alinne Morais na novela), a verdade é que todos e todas parecem ter escorregado algures e caído num frasco de fermol. Uns ficaram mais bem preservados, outros não. 
Poucas excepções têm a coragem de deixar ficar algumas das rugas... 

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP