Novidade
segunda-feira, 23 de maio de 2011
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
As Mensagens nas Novelas (quando são boas)
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
PErsonagens (Boas e más) Laços de Sangue
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Horários de Novelas SIC-TVI
Ontem mencionei que "Espírito Indomável" estava a passar ás 19.30h, seguida do telejornal. Não disse que voltava a passar depois da nova novela, no seu horário habitual das 21.30h. Ou seja: era repartida em partes. Há uns dias mencionei que a nova novela da SIC "Escrito nas Estrelas" estava a passar de noite e que, sendo assim, iria vê-la. Bem, alguém deve andar muito sintonizado com este blogue, pois foi só mencionar que no dia a seguir mudaram tudo!
Ás 19.30h de hoje a novela "Espírito Indomável" já não passou. A seguir ao telejornal deu a nova novela e, por volta das 22.30, começou então Espírito Indomável. Na SIC, no dia a seguir a aqui ter escrito que gostava de ter a novela da tarde a passar também à noite, preferindo esse horário, no dia a seguir deixaram de emiti-la no horário nocturno. Coincidência? Provavelmente... mas duas vezes seguidas? Só não acerto no primeiro prémio do euromilhões :)
Bom, estas novas mudanças horárias vieram a facilitar acompanhar "Laços de Sangue" porque, quando a nova da TVI vai para o ar, a da SIC também começa e assim posso vê-la sem grandes preocupações. Depois segue-se Espírito Indomável e, de volta à SIC, um pouco de Passione. A baixa foi "Escrito nas Estrelas" que, de tarde, começa tão cedo que é impossível acompanhar. Vão mudar-lhe o horário? 19.00h ou mesmo 19.15h parece-me bem... 'Bora a mudar?
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Novelas na TVI
Neste momento está a dar na TVI a novela "Espírito Indomável". Durante todos os meses em que está no ar, esteve a passar no horário as 21.30h. Agora surge neste incómoda hora das 19.39h, antes do telejornal. Não gosto, acho que vai perder audiência. A razão desta ingrata deslocação, deduzo, tem a ver com a nova novela que querem colocar em primetime e, ocasionalmente, com A Casa dos Segredos.
A "prata da casa" ainda não cansa, mas pode vir a cansar. Refiro-me a Pedro Granger e a Júlia Pinheiro, que acumulam outros trabalhos com a apresentação do reality show. São registos diferentes pelo que, não parece que uma coisa interfira na outra mas, a meu ver, Júlia Pinheiro tem falhas demasiado recorrentes na apresentação das nomeações e das galas da Casa dos Segredos. As suas confusões de "ora vamos agora até... há, não! Ainda não! Antes disso, vamos a..." o ter de escrever o nome dos nomeados num papel (Vitor, Renato e Hugo M) porque senão vai esquecer-se e enganar-se, provando assim que ainda não conhece quem são os concorrentes porque não tem capacidade de memorização dos seus nomes, as partes em que tem de "empatar" tempo com algo que ocupe o silêncio que são cada vez menos interessantes ou bem feitas, as vezes em que, no directo, os concorrentes fazem-lhe perguntas que a deixam atrapalhada e sem saber o que responder porque desconhece a situação a que se referem ou desconhece quem está na plateia, as partes em que se percebe que algo aconteceu e que os segredos já são do conhecimento dos concorrentes mas isso não é para passar para o público...
Não sei se a culpa está em parte na produção do programa, que não consegue dinamizar esses periodos e engana-se muito a transmitir as informações, existindo então a dificuldade em seguir o alinhamento ou se é a Júlia que anda cansada. Já Pedro Ranger, começa a faltar aos especiais da Casa dos Segredos, deixando Leonor Poeiras sozinha...o que não tem mal mas transmite uma certa falha porque, se não era para ter disponibilidade, para quê começar o projecto? Ou é a nova novela feita tão em cima do joelho? Só vi um bocado desta mas o que vi não foi para mim cativante. Quanto aos especiais do reality show, ponto negativo para aquelas cadeiras brancas rotativas. É sabido que são uma inconveniência em televisão mas, neste caso, neste formato, lá acharam piada a elas. Eu não gosto nada de os ter ali a abanar de um lado para o outro. É muito bom para quem está sentado, mau para quem tenta ver. No final, apesar de ser um tanto batido, até podiam insistir na marca registada do formato e fazer o gesto do silêncio, virando as costas para a câmara girando a cadeira. Mas durante, vê-los ali a balançar como se estivessem diante o movimento das ondas do mar é desnecessário.
Bom, espero que o leitor comprenda este desabafo consequente do tema "novelas" :)
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Novelas SIC e TVI
arei: em ambas as novelas existe um café mas... só numa delas se sabe tirar um café. Sabem qual é? Bem, adivinhem! Dêm palpites. Só dou a seguinte "pista", que é de onde tirei esta impressão. Numa novela a pessoa atrás do balcão simula os gestos habituais (até bater com o manípulo para remover a borra) e entrega o café ao cliente com a rapidez e normalmente, com prato e chávena ao mesmo tempo. Na outra novela, a pessoa atrás do balcão faz tudo em câmara lenta, não se vê ou escuta os sons e movimentos habituais e o café chega ao cliente às prestações: primeiro o prato, depois a chávena, seguido do pacote de açucar e depois a colher. (Lembrei de uma pista valiosa: um dos cafés é em Lisboa, o outro no Alentejo, ah,ah,ah!).domingo, 5 de setembro de 2010
O talento das SARAS
domingo, 1 de agosto de 2010
Espírito Indomável - boa novela porquê?
Tenho feito elogios à novela da TVI "Espírito Indomável" e acho que há que ilustrar com imagem o que procuro transmitir por palavras. Os diálogos fluidos e “espontâneos” como poucas vezes consegue-se ver numa novela portuguesa, o bom texto, a credibilidade das personagens… Está tudo aqui, nestes pequenos mas irresistíveis vídeos!
Fantástico, ou não?
Para quem já para aqui escreveu a acusar-me de favorecer as novelas da TVI, fiquem todos agora a saber que esta é apenas a SEGUNDA novela portuguesa que acompanho sempre desde que existem canais privados de televisão. Portanto, “engulam”… :) .
Uma crítica menos positiva que faço a “Espírito Indomável” é dirigida aos protagonistas. A prestação de ambos não está tão bem conseguida quanto a dos restantes que cercam estes dois. Não existe química e isso é o que mais prejudica o trabalho dos actores. As cenas entre os dois parecem coreografadas, como a que posto aqui em baixo.
Acreditar naquela paixão avassaladora, que nem podem estar na mesma sala... é difícil. Depois tem a dicção… essa malandra que tanto nos prejudicou estes anos… a deles não é suficiente. Ambos falam num registo que, por vezes, não se percebe o que disseram. A personagem de Vera… tem uma composição pouco credível. Ela não transmite o ENCANTO, a magia de Zé, a que está no guião e que as outras personagens dizem por palavras que ela tem. O que faz com que todos se sintam atraídos por ela? Esse fascínio está no texto, não está na representação. Simplesmente não tem. Cristiana Oliveira (Pantanal) consegui apanhar isso logo e a razão do sucesso da sua “Juma” prendeu-se muito por isso. “Zé” perde ao ter sido encarnada por "Koldzig" (mal escrito, bem sei, confirmo a caligrafia depois, ok?). Lamento, mas ponho-me a imaginar outras actrizes da própria novela a fazê-la e acho que se sairiam melhor.
E já agora, aqui vai um vídeo da deliciosa personagem “Susana”. Ela é encantadora, porque está construída com muita humanidade. É uma construção sincera e que, cá está, foge à caricatura, onde tão facilmente podia ter caído. Bravo!
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Espírito Indomável - episódio de hoje
Continuo a achar, cada vez com mais convicção, que Hugo é o responsável pelos tiros e acidentes quase mortais e mesmo os mortais na novela Espírito Indomável. No episódio de hoje João é baleado. A sorte que normalmente reina nas novelas e filmes, (claro) faz com que o tiro não seja mortal. Vejamos quanto tempo passa para que volte de homem baleado à normalidade.
Digo que o responsável é o Hugo, porque este é o único que encaixa-se no perfil. Mais ninguém, a não ser Cláudia, seria capaz de tamanha barbaridade. Mas esta não ia disparar em joão, mesmo no pico de raiva. Acho eu... ainda não, enquanto ainda achar que tem truques na manga. E depois, estava ali ao lado. Mesmo colocando a hipótese que tenha feito um pacto com Hugo, uma parceria.
tinha lido sobre esta parte do tiro no João numa revista, onde também dizia que Rodrigo, na praça da vila, exibe a Zé um teste de DNA que prova que ela é sua filha. Esta parte é interessante! E volta a dizer que HUGO é o assassino a soldo. Porquê?
sábado, 3 de julho de 2010
Espírito Indomável - Parentescos
Espírito Indomável - 1º episódio
Espírito Indomável - O Assassino é... Hugo!
segunda-feira, 28 de junho de 2010
espírito Indomável - lides domésticas
Por vezes, um pequeno pormenor que incutem na história para lhe dar autenticidade, acaba por ter o efeito oposto ao desejado. Na novela "Espírito Indomável", já é a segunda personagem que vejo a passar a ferro... um pano da loiça!
A primeira a aparecer a passar a ferro foi uma das raparigas que ajuda Cris & Companhia. Acompanhada da amiga, passava a ferro durante o diálogo. Estavam as duas ali, bem vestidas, todos os dias com uma roupa diferente, com conjuntos de saias, calças, camisas, blusas e uma série de acessórios e a pobre passava a ferro... um cesto cheio de panos da loiça! Deve-se lavar muita louça nesta novela! Mais do que a roupa que se veste! E devem ter cá uma adoração pelos panos que hoje, uma das personagens mais domésticas da história - a mãe de Chico, passava a ferro... um pano!
Ao menos, dessem-lhe uma camisa! Não importa que o ferro esteja desligado, que não se veja vapor (pode ser eléctrico), mas não andem só a engomar panos da louça! Please! Não estraguem a novela por falta de preocupação com detalhes...
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Espírito Indomável - quem disparou?
Também acham que foi o irmão de Zé o autor do disparo que a levou a cair do cavalo?
O outro candidato é a filha do capataz de Lourenço.
(Pelas suas vilanices e carácter julgo que vai acabar morta...)
Quem atirou não queria acertar.
Os suspeitos têm pontaria logo, não iam falhar. Se o objectivo foi assustar, aproveitando a guerra entre as famílias para libertar suspeitas, então o autor do disparo é o irmão de Zé.
Se quem atirou queria mesmo acertar e falhou, então é porque não sabe manusear bem uma arma. Se for o caso, é a má carácter da rapariga.
Continuo a achar que foi o irmão de Zé.
(numa de mais uma patética tentativa de a fazer regressar com ele ao Uruguai).
terça-feira, 22 de junho de 2010
Espírito Indomável - As plásticas
domingo, 20 de junho de 2010
Tudo sobre Espírito Indomável
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Juma está de volta
antanal está de volta, ao estilo português. Vi um pouco destes três episódios que foram para o ar e, para ser sincera, cativaram-me mais que a história de Passione. Tony Ramos novamente com sotaque, outra vez italiano... mas que paixão tem o Brasil por Itália :)! Que tal um dialecto Russo? Ou Ucraniano, para variar?


Os mais atentos irão decerto lembrar-se de Juma ao ler a frase da imagem aqui ao lado... Juma era muitas vezes referida como tendo "O Diabo no corpo", muitas dessas vezes por Zé Leôncio pai, que não entendia as razões dos jovens...
Apenas curiosidades para o leitor reflectir!
Read more...

