Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Último dia do ano 2012

E vai ser neste blogue que vou fazer referência ao ano que se abandona. Mas pelas novelas. No ar estão muitas que vão transitar para 2013. E tem sido um bom ano noveleiro. "Avenida Brasil", no topo, "Gabriela" a divertir muitos, isto só para mencionar as Brasileiras.

Falando das portuguesas, finalmente conseguimos assistir ao final da saga "Remédio Santo", que nos trouxe um final diferente, três para ser precisa, com a opção sendo do espectador. A substituí-la veio "Louco Amor", uma trama igualmente boa mas que depressa revelou imensas fragilidades, valendo apenas por uma ou duas histórias centrais e sendo fraca e às vezes medíocre e previsível nas restantes histórias e personagens. Naturalmente, a concorrência ganhou com isso, e aos poucos sobressai "Dancin'Days", adaptação portuguesa da história brasileira que "La Braga" protagonizou na década de 70, com Joana Santos no seu papel, numa prestação plástica e sem sabor, mas que de resto é fascinante, com excelentes interpretações, destacando a revelação que tem sido a cada episódio o talento de  Joana Santos (Mariana) e a constatação reforçada de outros, como de Pedro Diogo (Cristóvão), João Ricardo (Hernani), Cristina Homem de Melo (Teresa), Igor Sampaio (Alberto Galvão), Guilherme Filipe (Urbano), Miguel Costa (Ivo), Custódia Galego (Áurea), entre muitos outros. 

Sem grandes hipóteses deste ano levar pela 3ª vez consecutiva um Emmy, as novelas portuguesas concorreram ao certame e perderam, pasme-se, para o remake da novela brasileira "O Astro". A meu ver, os juízes não estiveram para ver horas infindáveis de novela, (deviam levar isto em consideração quando submetem obras muito esticadas ao prémio) e preferiram a curta "O Astro". São um total de 64 capítulos contra, a exemplo, os 368 episódios de Remédio Santo! Mas como também se comprovou ao ser exibida na SIC este ano, este remake teve excelentes interpretações de alguns actores veteranos, como é o caso de Regina Duarte, mas de pouco valeu em termos de qualidade na história.

E fiquemos por aqui em termos de novelas.
Algumas vão continuar connosco em 2013, outras deixam-nos em 2012.
Não importa realmente, porque são obras intemporais, que continuarão a ser vistas pelas gerações futuras.

Ah! Já me esquecia... e tenham um ano de merda, gente!


Read more...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RIP Marcos Paulo

É assim a vida, ninguém fica cá para semente.

Marcos Paulo, actor e director deixou este mundo Domingo dia 11. Fotos do velório revelam a presença de colegas de profissão na sua última homenagem, numa cerimónia com forte segurança para garantir o respeito do momento da despedida. Marcos Paulo, que pessoalmente vou mais lembrar pelos seus papéis de vilão disfarçado de bonzinho, tinha lá o seu jeito de representar mas julgo que a direcção de novelas lhe enxia bem mais as medidas. Estreou-se nessa função com a novela Dancin'Days, e entre outras, dirigiu os actores das novelas Roque Santeiro, Fera Ferida, A Indomada, Força de um Desejo, O Beijo do Vampiro, Desejo Proibido, e a última Os cara de pau, em 2010, cerca de um ano antes de lhe ser diagnosticado cancro no esôfago. Sua vida pessoal foi tão preenchida quanto a profissional. Quatro vezes esposo, muitas vezes parceiro e pai de três filhas, cada uma de mãe diferentes. Por último tinha assentado com Antônia Fontenelle, atriz, em cujos braços supostamente deu o último suspiro. 

Relembrando um pouco o artista em suas personagens:

Meu Bem Meu Mal, com Lídia Brondi, Quatro por Quatro com Betty Lago
e mais um médico em «Páginas da Vida»



Read more...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A importância dos BONS atores e as pessoas CERTAS no papel certo.... (AVENIDA BRASIL)


O rapto de "Carminha" na novela "Avenida Brasil" ocupou grande parte da novela a semana passada e proporcionou os momentos mais hilariantes de sempre. Quando ela manda vir com os bandidos e após perceber que o condutor do carro de fuga podia enfartar a qualquer instante e o outro não sabia conduzir, dispara: "Mas que bandidos de merda!" , fiquei para morrer de rir! É que há que saber fazer... e ali sabem. O bandido "Moreira", actor cujo  nome por enquanto desconheço, também esteve brilhante no seu papel. E quando isto acontece... 

Voltei a refletir na importância de uma actriz/actor no seu respectivo papel. Ver Adriana Esteves a desempenhar a sua Carminha e pensar:
"Que bem que ela fez esta expressão! Que bem que ela muda de expressão! Que bem que ela sabe passar duas emoções opostas em simultâneo!" É que não é para todos. Requer prática e mesmo alguns com ela, não chegam lá tão bem. E Max (Marcelo Novaes) ao contracenar com Adriana, parece «morrer» um pouco ali, não desfazendo o talento mais que comprovado do actor, dei por mim a pensar: "ele podia ter roubado a cena deste jeito. Podia ter aproveitado este plano para inserir esta emoção..." Coisas até técnicas e chatas, mas que somando todas depois sai dali algo melhor, mais requintado. 

Ao mesmo tempo que constatava estas coisas, ia pensando na carreira e no quanto a profissão pode ser ingrata. Adriana Esteves entrou na novela "Meu Bem Meu Mal" mas depois recebeu fortes comentários negativos ao seu talento na representação na altura em que fez o papel principal da novela "Renascer". Diz-se que chegou a pensar em desistir e entrou em depressão. Depois voltou como protagonista em "A Indomada", num papel duplo, e  conquistou o público com uma postura mais madura. E claro, depois veio "O Cravo e a Rosa", e consagrou-se na comédia... Mas ainda teve "Sandrinha", em "Torre de Babel", uma miúda que era uma víbora mas desempenhava o papel de santa, só queria dar o golpe do baú. Que bom que foi deixarem-na amadurecer, porque o esforço valeu a pena: está ali uma boa actriz, pequenina em estatura mas GRANDE em talento. Ainda me lembro da sua estreia na novela "Top Model", no papel da adolescente "Tininha", que acaba grávida do namorado e tem de contar à avó que a criou o que lhe está acontecendo. Começou crua e cresceu para se firmar uma excelente actriz. Que bom para o público, não é mesmo? 

O resultado final de uma cena que consideramos perfeita, depende de muito mais que o talento de uma só pessoa. Na verdade depende da equipa toda, dos colegas, do realizador, dos câmaras, dos sonoplastas, do editor de imagem, dos figurinistas, do timming até... Mas cada vez que aparece essa "cereja em cima do bolo", é como deixar um rebuçado derreter lentamente na boca... de tão bom que é de ver.


Como antagonista desta vilã temos outra personagem bem escrita: Rita/Nina. Quando soube quem a ia interpretar o entusiasmo não foi grande, não por ter algo contra o talento da actriz, mas simplesmente porque espero sempre para ver, o mesmo acontecendo com Adriana. Por vezes são coisas insignificantes que contribuem para uma cumplicidade menor entre personagens que se querem antagonistas. Coisas pequenas, que não se identificam bem... mas gostava de ver menos maneirismos do passado, mais garra e ódio em "Rita", ainda mais porque optou por esse sentimento como rumo de vida. Daí a se transformar numa "Carminha" deve existir uma ténue linha... Quando se revolta, "Rita" só age quase sempre da mesma forma e só desabafa com uma pessoa. Algo não fica bem, vê-la o tempo todo educada e instruída, a ensinar todos na família de Carminha como vestir, o que é bom comer, o que é bom ler... é até enervante. Deviam existir ali momentos explosivos que ninguém entendesse... um misto de emoções. Afinal, ela escolheu a VINGANÇA como rumo de vida...

Porque o resultado de uma dupla em novela, seja de antagonistas ou de namorados, nunca pode ser 100% garantida... depende de muitos factores. Algumas duplas têm surpreendido e ficaram na memória televisiva dos que as viram, como "Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Glória Pires)" em "Vale Tudo", Fernanda Montenegro e Paulo Autran em "Guerra dos Sexos", Fefé (Cristina Pereira) e Leozinho (Diogo Vilela) em Sassaricando....  Mas na verdade nunca se sabe. O resultado depende não só da cumplicidade entre actores, até porque muitas das vezes os melhores pares são protagonizados por pessoas que não se suportam,  depende também do mesmo conjunto que remete à equipa toda: desde os cérebros que escrevem as tramas, aos que as vão interpretar. Tudo conta. É ou não é isto fascinante?  

Read more...

Ivana e Max em Avenida Brasil


Episódio 31º da novela "Avenida Brasil" no ar.
Entra em cena "Ivana" (Letícia Isnard), que grita para o marido "Max" (Marcelo Novaes):

-"Neném! Ai Neném! Estou com saudade! Pitxuquinho!!" - tudo isto dito num tom de voz de bebé.

Ahahh! Ninguém agueeenta!

É que nem o pior dos vilões merece eheeehe! Ivana é insuportável quando fica "romântica". Em qualquer outra circunstância é uma personagem perspicaz, inteligente, mulher de negócios... Mas quando entra em "romance mode" LOL, é tortura pura. Max, que se casou por interesse, merece uma punição, é verdade, mas conviver com aquilo é um castigo constante. Beinziiiiinho!! Xuxxurriiinhoooo! Pitxuquinhoooo!! - a toda a hora. Mas porquê ele nunca lhe disse: "Amô, gosto muito de'ocê, ma mata essa vois infantiu si qué augo cumigu!"


Read more...

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fernanda Serrano má actriz...


Segundo a TVGuia a mulher de Nicolau Breyner disse em público que Fernanda Serrano é má actriz.
(ambos contracenam como par romântico na novela Louco Amor)


Ahh,ah,ah! Se ela é má actriz, venham mais como ela!

E assim se percebe quem está em casa consumida em ciúmes provocados por cenas românticas na ficção...
Enfim, são coisas que acontecem, coisas de casais, que ás vezes transpiram para a imprensa, sem direito ou com algum, não sei. O pior é quando a imprensa fala por meias-verdades.

Read more...

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Porquê "Louco Amor" não funciona

Bom, são demasiadas as razões e estão a acumular. É só pegar num episódio qualquer e surge logo uma lista de erros. Mas vou só apontar um do capítulo de hoje: a PROPAGANDA.


Raramente na novela se vê uma personagem a ver televisão mas hoje, por conveniência, a avó de Margarida está sentada no sofá da sala da mansão que não é dela, o que é estranho, pois sempre fez questão de ficar pela zona da copa como se tivesse nascido com o papel social de empregada doméstica. Ainda por cima, está a ver televisão. E o que está a dar? Propaganda incentivada por Cristina Ferreira, na qual carregar muitas vezes o telemóvel pode dar prémio! 

As duas personagens, avó e neta, ficam super entusiasmadas! Vão logo carregar os respectivos telemóveis porque "nos tempos que correm" ganhar um prémio "vinha mesmo a calhar". É um aproveitamento da situação difícil em que algumas pessoas estão prometendo um prémio que, no fundo, é quase inatingível, pois é preciso muito gastar para algo ganhar.   

Este merchadising mal colocado, ainda por cima com um teor que acho eticamente censurável, é dispensável. A injeção de capital pode ter sido apreciada, mas o produto não se compatibiliza com a história, é posto ali forçadamente. 

Entre todas as falhas no guião da novela, esta injecção  não a beneficia e só faz é reforçar a fragilidade do produto.

Falhas, falhas... podiam colocar uma tesoura naquela franja de Margarida, pois a rapariga, não bastasse os suspiros, está sempre, mas sempre a pestanejar! Além de errarem na indumentária, agora isto  :( Também estar sempre a ouvir que a super-Joana (advogada, empregada doméstica, cantora, empregada de mesa, amiga, mãe e esposa exemplar) tem uma voz especial, linda, que vai fazer  carreira internacional, e escutar que a outra não é tão boa, mas constatar o contrário, é outra ténue coisa que somando a tudo retira credibilidade ao guião. E Bia, a dona da voz doce, também já se está a transformar numa super-tudo-e-mais-alguma-coisa dos coitadinhos. Ela serve às mesas, canta, agora também é empregada interna, cozinheira, arrumadeira, passadeira, lavadeira e costureira. Só lhe falta uns filhos.

E há mais, muito mais! Mas decidi ficar por estes comentários. A novela tem pouquíssima coisa a seu favor e não é com estes atributos que vai vencer a concorrência. Não tem força nenhuma para isso.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP