Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 12 de agosto de 2012

Novelas da noite - Dancing

Dancin Days até este momento revelou três importantes pontos em que a história não tem a credibilidade que devia: Nunca que em 16 anos de vida ou em qualquer momento da história, Mariana se interroga sobre quem será seu pai. Só se fala da mãe, como se ela tivesse sido gerada pela actual técnica da inseminação artificial. Antes tivessem adaptado a história a esse extremo, pois como está não surge autêntico. Nem Mariana, nem qualquer outra personagem alguma vez se interroga sobre a identidade do PAI. Como se na vida real isso não fosse importante para uma criança. 

Outro momento mal conseguido é o retorno de Júlia após se ter casado com Hurbano. Rica, decide fazer uma aparição em grande no badalado clube nocturno do marido da irmã. É suposto este acto vir carregado de simbolismo, pois é o regresso de Júlia a uma das actividades mais prazerosas da sua juventude, antes de ter engravidado e ir para a cadeia: a dança. O retorno de Júlia é suposto arrebatar as atenções dos média e fazer todas as cabeças girar à sua passagem. É aqui que se ia poder observar o "retorno" da jovem que tinha existido ANTES da prisão, pois Júlia amava de dançar. Contudo, esta parte da história não é explorada devidamente logo no primeiro episódio. 
"Júlia" devia ter dançado como se estivesse a exorcizar os seus demónios do passado e como se nenhuma desgraça houvesse acontecido. Mas não vimos nada disso porque, logo no primeiro episódio, esse "amor" pela liberdade e expressividade da dança não foi transmitido. Talvez por não existir uma estilo de dança marcante, como aquando se escreveu a história original, época do Disco. Fizeram mal. "Júlia" devia ter um estilo de dança, onde se libertasse como nenhuma outra. Os elementos estão lá: o clube nocturno, Júlia dizendo-se uma apaixonada por dança... mas são meramente figurativos e não credíveis.

E finalmente, que PALHAÇADA foi aquela de Júlia aceitar o pedido de casamento de Hurbano? Os aparentes motivos que a levam a tomar essa decisão não fazem actualmente qualquer sentido. Nota-se mesmo aqui que se trata de uma história datada lá no passado. 
Mas alguma vez um homem como o Hurbano dizia logo "sim" ao um casamento de mentira, aceitando de imediato que a "noiva" fosse de lua-de-mel sozinha e não aparecer por 7 meses?? E a parvoíce da decisão de Júlia? Como explicar isso nos dias que correm? Com o homem que ama atrás dela quase todos os dias a pedir-lhe para que volte para ele, ela aceita antes casar com um total desconhecido? Se ainda tivesse passado muito tempo desde que "Duarte" tivesse se declarado, mas não... Duarte apaixonado, Júlia apaixonada, AMBOS livres, ele rico... Mas o que os impede, digam lá?? Faz algum sentido isto em pleno século XXI? E porquê? Para ter uma vida "confortável".... Não faz qualquer SENTIDO nos dias de hoje. Júlia teria ido ter com o seu amado Duarte e aceite o seu pedido de casamento e pronto: ia procurar a felicidade onde sabe que ela está, e não num desconhecido. Não faz qualquer sentido em pleno ano 2012... Assim como a forma como os seus amigos aceitam a sua decisão é totalmente absurda. A melhor amiga diz-lhe que não a vai julgar e que lhe dá apoio. Mas alguma vez uma pessoa experiente que está de fora e enxerga longe nos dias que correm permitiria que uma amiga fizesse tamanha burrice sem a tentar dissuadir?

Outra coisa bastante datada que não tem lógica nos dias de hoje é o DIVÓRCIO DE RAQUEL. Esta vai ter de aceitar os termos do ex-marido, porque este tirou umas fotografias dela a beijar outro homem. São prova de infedilidade... mas o que é isto? Desde quando é que fotografias de beijos hoje em dia chocam alguém, quando já tivemos na sala oval um presidente a ter relações sexuais com uma jovem que não a sua esposa, quando um realizador tem sexo com a filha adoptiva e larga a esposa para se casar com a ex-filha... No que é que umas fotografias de um beijo iria limitar uma pessoa como Raquel em lutar pelos seus direitos nas partilhas? Raquel arranjaria formas de combater Zé Maria, mais que não seja inventando-lhe amantes, ou assumindo o caso dizendo-se muito apaixonada, pois a sociedade é branda para com o amor verdadeiro e já não recrimina separações. Uma atitude destas só lhe traria mais credibilidade e força para lutar por um acordo de divórcio mais vantajoso. É tanta a hipocrisia que já conhecemos deste mundo, são tantos os escândalos sexuais envolvendo políticos, tanta imprensa cor-de-rosa... 
Sinceramente: a novela aqui está a guiar-se por padrões desactualizados. E é isso que limita uma história que parte de um remake. Pois por mais diferente e actual que seja ela tem de obedecer a desenvolvimentos fixos, fica presa, escravizada a "momentos-chave". E se estes forem datados no tempo por remeterem a padrões sociais/morais desactualizados, dificilmente se conseguirá reproduzir  com autenticidade para os dias de hoje. Nos tempos que correm, ao contrário dos anos 70, a INFIDELIDADE feminina já não é tão marcada com descriminação. A mulher não é mais posta de lado por todos, desde ricos a pobres, crianças a velhos. Estamos cada vez mais afastados da infame letra "A"  ESCARLATE... Por tudo isto é um ABSURDO Raquel aceitar um mau divórcio nos dias de hoje.

De resto a parte como contam o que acontece a muitos jovens casais que se vêm subitamente pais está a ser sublime. Adoro em particular aquela sogra da Mariana, mãe de Duarte e Guilherme, esposa... os filhos e o marido não têm desculpa, mas as fraquezas que revelam devem-se ao autoritarismo desta mulher que, embora bem intencionada, não consegue perceber que não dá espaço aos seus e todos precisam de espaço para florescer. E vive sozinha... mesmo sufocando todos à sua volta, ainda que se dedique a eles, isso também não lhe basta só que não é capaz de mudar isso. Vive num ciclo vicioso e a suspeito que a história tem muito que dar só por pegar nesta parte da relação sogra/nora.

Read more...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Louco Amor X Dancin' Days - os rostos invisíveis por detrás das audiências

Muito a imprensa tem falado sobre a suposta "guerra" de audiências entre as principais novelas das estações privadas de televisão e quando Dancin' Days (SIC) supera as audiências da novela da TVI Louco Amor, vira notícia como se fosse algo inesperado.

Vamos lá ver:  São ambas boas novelas, com boas histórias, bons actores e autores. Mas se formos a espreitar profundamente pelo buraco da fechadura, quem está por detrás de cada uma? 


Os principais rostos por detrás de Dancin Days são estes: António Parente, Jorge Marecos Duarte, Guilherme Bokel. Todos GIGANTES no meio, profissionais experientes e responsáveis ao longo dos anos pela criação de grandes sucessos em televisão. António Parente é um empresário que ficou fortemente ligado à produtora  NBP, Jorge Marecos Duarte será para sempre recordado como o produtor que trouxe a standing sitcom para os ecrans de televisão e o programa de humor Os Malucos do Riso e Guilherme Bokel basta dizer que é o director internacional de produção da TV Globo, o gigante brasileiro que há mais de 40 anos domina o mercado das novelas.  

Por enquanto este trio está empenhado em trabalhar junto na criação de sucessos, podendo contar com os recursos uns dos outros para produzir em Portugal novelas para passar na SIC. De quem foi a ideia, não se sabe, mas a verdade é que a TV Globo está a tentar internacionalizar-se como produtora de conteúdos e estes são os primeiros passos. A SP Televisão apesar do sucesso mantém-se uma produtora independente, à semelhança de outras que trabalham no mercado português, como a Endemol ou a Fremantle, com a pequena-grande diferença que a SP é nacional e as mencionadas últimas produtoras são mega-estruturas internacionais, à semelhança da TV Globo. Outras produtoras nacionais que apostam nos produtos de ficção de longa duração foram adquiridas por estações de televisão, não produzindo mais de forma independente, como é o caso da NBP, agora propriedade da TVI mas mais conhecida pelo nome do aglomerado que acabou por gerar: PLURAL entertainment, se bem entendi o processo. 

Resta dizer que a SIC pertence ao grupo SGPS de Pinto Balsemão (Portugal) e a TVI é detida pelo grupo Media Capital (Espanha). 
Heis os "rostos" e os "donos" de cada qual, se se pode falar assim. São os rostos e mãos "invisíveis" por detrás dos sucessos televisivos e são quem detém o poder de decisão.

Read more...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como MATAR uma novela de SUCESSO ainda em vida

Sabem como é que se mata uma novela de sucesso ainda no ar? 
Faz-se aquilo que a TVI está a fazer a "Remédio Santo".

Estreada no mês de Maio de 2011 e finalizada sabe-se que há diversos meses, a novela vai para o ar às mijinhas, com poucas cenas, muitas repetidas do episódio anterior, ora emitidas hoje, ora  depois de amanhã, ora em horário regular ou não regular, desaparecendo para aparecer em seu lugar coisas como "Festa TVI" ou "Touradas TVI".  É uma desonra para com o produto, para com os artistas, para com o bom nível de audiências que a novela alcançou e manteve e claro, para connosco, o espectador.   


- MAS ESTA NOVELA nunca mais acaba??  -  sabem há quantos meses repito esta questão cá com os meus botões? O tempo passa e ela recusa-se a chegar ao fim. Outras tomam-lhe o lugar, estreiam outras na concorrência, têm sucesso e até terminam mas REMÉDIO SANTO não há meio de receber o golpe de misericórdia. 

Num tarda já não vou querer saber de ver o final.  Sinto pena de toda aquela gente que por ali está a fazer as suas personagens sem que haja paciência para continuar a ver toda aquela palhaçada. Eles não têm culpa, mas é que ninguém avisou o PÚBLICO que "Remédio Santo" ia ser uma DALLAS!


Read more...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A importância de algumas personagens secundárias

"Hurbano" e "Alexandre", duas personagens secundárias na trama de "Dancin Days" são daquelas que merecem uma atenção particular. 

"Hurbano", nutricionista numa clínica, é um homem de meia-idade que fala pouco, não se sabe nada sobre a sua vida pessoal, seus gostos ou preferências e é tão introvertido que mal consegue saudar as pessoas com quem se cruza. E por isso os outros imaginam tudo e mais qualquer coisa sobre o seu temperamento e carácter, tendo até sido considerado suspeito de um crime. Até ao momento em que se declara perdido de amores, ninguém o suspeitava como um ser humano normal, tão emotivo que acaba por se conter para proteger as suas emoções. É sincero e não mente, mas mantêm uma inocência que o torna algo ingénuo para com o interesse do mulherio na sua pessoa.

"Alexandre" aparece pouco em cena, ele faz de arquitecto e é o patrão para o qual Inês farta-se de trabalhar. Ela é de dia, é horas extras, é em casa, é de noite, ela deixa de sair com o namorado e ter fins-de-semana livres para terminar um projecto a tempo e para o ver aprovado pelo cliente. Um dia o namorado surpreende-a com um pedido de casamento no local de trabalho e ela pede-lhe para se ir embora, constrangida com o conflito da situação. O patrão retoma o trabalho como se nada fosse e só então demonstra algum contentamento pela forma como Inês se livra do namorado de anos. Claro está, o noivado é rompido e o patrão começa a perguntar à estagiária se ela quer ir beber um copo com ele. Quando Inês diz claramente que não está à procura de nenhum relacionamento e só quer se dedicar à carreira, o patrão adopta uma postura fria e indiferente. Ela apresenta-lhe um projecto ao qual muito se dedicou, ele nem lhe põe os olhos em cima e diz-lhe que outro empregado o vai finalizar, já que o promoveu ao invés dela. 

Duas PEQUENAS personagens, muito que se lhes diga... 

Read more...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Recado a um paciente amigo

Por desconfiança de uso indevido o Google APAGOU a conta com que trocava mensagens com vocês, leitores do blogue. Situação remediada com OUTRA conta. Porém, aquela pessoa paciente com quem foi feita uma TROCA de informações ficou prejudicada, porque DESAPARECEU o contacto. Assim peço a essa pessoa PACIENTE, que sabe quem é, para deixar aqui um comentário, caso me venha espreitar. É a única forma de manter contacto, pois todas as msgs anteriores, absolutamente TUDO, foi APAGADINHO pelo google.

E eu que continuo em dívida gosto de ter tudo certinho, nem que leve uma vida inteira, ahah!
Esperemos que não.

Aguardo.

Read more...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A PIOR interpretação de Doce Tentação

Já aqui falei o quanto considero intragável a novela "Doce Tentação", mas ainda não falei daquela que é a personagem que me faz mais confusão que qualquer outra, tanta que nem consigo ver ou ouvir sem sentir aversão e soltar um <Blhac!! Que horror!> . Trata-se de "Augusta", uma fraca e caricaturizada representação cheia de clichés já vistos mas o que é pior, nada credíveis. Olho aquilo e parece que estou a ver uma mentira mal feita. Agora mesmo numa cena que foi para o ar, tudo na composição desta figura é tão pouco credível que dá dó. A cena é contracenada com Sofia Ribeiro (Francisca) que poucas falas tem mas que é mil vezes e totalmente convincente na sua interpretação. É triste, mas a Augusta é muito mal feita e gostava de a ver interpretada por alguém que soubesse encarnar a personagem sem passar a sensação que está a representar e sem ser boa nisso. O que vejo acho anedótico. 



Para quem já viu uma personagem parecida mas ainda mais rica em termos emocionais, que foi a Ilka Tibiriçá na novela "Fera Ferida", e se DELICIOU com o IMENSO talento de Cássia Kiss, não se pode contentar com tão pouco, praticamente nada e algo ridículo. E não falo da riqueza da personagem ser maior que outra, falo mesmo da interpretação.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP