Novidade
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Olha para mim que sou um Adónis!
Existem actores fetiches. Preferidos por autores ou realizadores. Mas ainda estou por descobrir quem concorda que Malvino Salvador é um adónis e porquê encabeça ele o papel principal em algumas novelas. À semelhança do que era costume nas novelas do autor Carlos Lombardi, o homem está sempre a aparecer em cena em tronco nu ou com toalha em volta da cintura. A questão é que nas novelas de Lombardi essa exposição do corpo era assumida, inserida na história. Neste outro caso, é dissimulado e parece até forçado para encaixar na história. O que só faz com que se destaque e se estranhe mais. Vou passar aos exemplos.Read more...
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
A que novela se referem?
Tentem adivinhar a que novela correspondem estes comentários extraídos do canal Youtube. Trata-se de uma obra feita em 1996. Não é novela de horário nobre e jamais foi reprisada. Passaram-se portanto 17 anos da sua exibição. No entanto os comentários são recentes. Que novela está este público a pedir para rever? Sim, a novela tem dramalhão (como todas), mas também tem romance, crime, família problemática, lamechice sim mas, So what?
Read more...
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Primeiras impressões da primeira semana de AMOR à VIDA
Parece-me que a novela "Amor à Vida" não vai chegar aos pés do sucesso da sua antecessora "Avenida Brasil". Já vou expor as razões mas se usaram a estratégia de tentar colar a imagem desta novela ao sucesso de Avenida Brasil e até comparar um vilão a outro baptizando-o de "Carminha de calças", então vão ter de se aguentar até ao fim com as comparações e os resultados.
O que não gosto desta novela já disse: é a cor. Não sei se lhe chamam "cor de cinema", película especial mas é algo que torna todas as cenas mais cansativas e gastas. Uma imagem azul é o que me aparece nas gravações antigas com mais de 20 anos quando coloco uma VHS a dar... Numa produção actual quero cores vibrantes e muita vida.
O genérico é muito pobre. As aberturas das novelas também influenciam a forma como o público se lembra das tramas. Dificilmente alguém mais esquece as aberturas de "Tieta", de "Mulheres de Areia", "Vamp", "Avenida Brasil", "Renascer", "Selva de Pedra", "O Sexo dos Anjos", "Perigosas Peruas" e a minha de sempre favorita "Deus nos Acuda". Mas esta de Amor à vida enquanto está a passar na TV já está a ser esquecida.
Depois tem a melodia. Esta conta muito para "agarrar" o espectador e a da novela Amor à Vida não pega. Cai naquela erro terrível e insuportável de repetir três vezes a palavra "vida". Irra, que é coisa chata p'ra caramba! Tem os mesmos defeitos que "A vida da gente" no que respeita a música e a título. "Amor à Vida" é um título banal. Sei que quero espreitar a novela mas nunca recordo o nome que tem. Esforço-me para que me venha à cabeça. Com tanta importância que dão não entendo porque os detentores de opinião escolhem sempre uma combinação de títulos com apenas as mesmas palavras-chave: "Amor, vida". Esta decidiu juntar as duas.
A escalagem dos actores também é uma lotaria. O ator que faz de Félix não me surpreende. Já tinha reparado que tinha força para carregar grandes personagens. Mas outros estão ainda um pouco "crus" ou então meio deslocados para o papel.
MAS TEM também a história. E aqui sinto que existem tantos mistérios no ar que podem dar para um lado tanto como para o outro. E é isso - a trama, que me prende. Embora não tenha paciência para esperar muito tempo pelos desfechos que já conhecemos ocorrerem com as personagens, os mistérios relacionados com o parentesco de PALOMA e os actos do pai de FÉLIX que me cheiram que ainda vão chocar, mantêm-me, por enquanto, a espreitar a novela.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
As cassetes de trilhas dos anos 80
Read more...
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Merchandising e FIGURANTES em Top Model
Terei de andar para trás e dizer que, afinal, a novela global TOP MODEL (1989) sempre mete algumas cenas de Merchandising. Mas ao quê podia ser? BANCO, é claro!
| Gaspar e Lucas entram no Banco. (figurantes saem) |
| Gaspar e Lucas levantam-se para sair (os mesmos figurantes que saíram aguardam que os primeiros comecem a caminhar, olhando-os diretamente) |
| Os dois figurantes assim que vêm Lucas e Gaspar a andar, dão, ao mesmo tempo, um passo em frente e começam a se movimentar |
