Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tony Tornado e o cordel

Há muito que não o via em televisão mas o retorno de Tony Tornado no papel de "Damião", em Cordel Encantado, tem sido um «encanto» de ver. Não passa de uma personagem secundária como tantas outras, mas como muitas outras iguais, tem uma carga dramática e uma composição que o actor consegue transmitir muito bem.

"Damião" é um homem da roça que, como homem negro casado com mulher branca, ao ter um filho branquela com cabelo ruívo logo fica convencido que a mulher o traiu. Claro que não se separa da esposa. Prefere massacrá-la durante anos e anos. E ao filho também, dizendo-lhe na cara que não é seu. Não perde uma oportunidade em nenhuma conversa para introduzir a suposta infidelidade da esposa. Infidelidade que esta nega sempre.

"Damião" é um homem amargurado, que está sempre do lado oposto àquele que a família desejaria. Em suma, está muito bem construído. É um bom regresso, ver um ator que andava "desaparecido" com uma personagem boa e bem agarrada. 

Read more...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Olha para mim que sou um Adónis!

O que é que se passa com as cenas de Malvino Salvador nas novelas?

Existem actores fetiches. Preferidos por autores ou realizadores. Mas ainda estou por descobrir quem concorda que Malvino Salvador é um adónis e porquê encabeça ele o papel principal em algumas novelas. À semelhança do que era costume nas novelas do autor Carlos Lombardi, o homem está sempre a aparecer em cena em tronco nu ou com toalha em volta da cintura. A questão é que nas novelas de Lombardi essa exposição do corpo era assumida, inserida na história. Neste outro caso, é dissimulado e parece até forçado para encaixar na história. O que só faz com que se destaque e se estranhe mais. Vou passar aos exemplos.

Primeiro reparei que cada vez que "Paloma", na novela Amor à Vida precisa ir encontrar "Bruno" (Malvino Salvador) ao seu apartamento, toca à campainha sempre na altura em que o rapaz está no chuveiro. Vai que o pobre tem de se enxugar à pressa para ir abrir a porta. Volta e meia, muita treta pelo meio, lá vai ela novamente tocar à campainha, lá está ele no duche. Mas é preciso meter tanto plano do tronco do actor? 

Mas não ia para referir esta impressão cá minha, até calhar sintonizar o segundo episódio de "Caras e Bocas". A cena é com Malvino Salvador. Mais uma vez a sair do duche e a meter uma toalha em volta da cintura. Depois enfia uns boxers e tira a toalha. Isto sempre a dizer texto. E a cada movimento de troca de roupa, um plano geral, para podermos ver a toalha quase a entrar, a sair, o boxer a entrar, a ser ajustado um pouco mais abaixo e tal... 

Coincidência não deve ser. Soa a algo pensado, planeado e desfrutado. Até parece que existe uma cláusula no contrato a estipular algo do género: "20% das cenas de Malvino são para mostrar peito e músculo". Tanto Amor à Vida quanto Caras e Bocas são de autoria do mesmo autor: Walcyr Carrasco. O elenco quase se repete também, pelo menos em algumas personagens centrais.



Read more...

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A que novela se referem?

Tentem adivinhar a que novela correspondem estes comentários extraídos do canal Youtube. Trata-se de uma obra feita em 1996. Não é novela de horário nobre e jamais foi reprisada. Passaram-se portanto 17 anos da sua exibição. No entanto os comentários são recentes. Que novela está este público a pedir para rever?  Sim, a novela tem dramalhão (como todas), mas também tem romance, crime, família problemática, lamechice sim mas, So what?










Read more...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Primeiras impressões da primeira semana de AMOR à VIDA


Parece-me que a novela "Amor à Vida" não vai chegar aos pés do sucesso da sua antecessora "Avenida Brasil". Já vou expor as razões mas se usaram a estratégia de tentar colar a imagem desta novela ao sucesso de Avenida Brasil e até comparar um vilão a outro baptizando-o de "Carminha de calças", então vão ter de se aguentar até ao fim com as comparações e os resultados.

O que não gosto desta novela já disse: é a cor. Não sei se lhe chamam "cor de cinema", película especial mas é algo que torna todas as cenas mais cansativas e gastas. Uma imagem azul é o que me aparece nas gravações antigas com mais de 20 anos quando coloco uma VHS a dar... Numa produção actual quero cores vibrantes e muita vida.

O genérico é muito pobre. As aberturas das novelas também influenciam a forma como o público se lembra das tramas. Dificilmente alguém mais esquece as aberturas de "Tieta", de "Mulheres de Areia", "Vamp", "Avenida Brasil", "Renascer", "Selva de Pedra", "O Sexo dos Anjos", "Perigosas Peruas" e a minha de sempre favorita  "Deus nos Acuda". Mas esta de Amor à vida enquanto está a passar na TV já está a ser esquecida.

Depois tem a melodia. Esta conta muito para "agarrar" o espectador e a da novela Amor à Vida não pega. Cai naquela erro terrível e insuportável de repetir três vezes a palavra "vida". Irra, que é coisa chata p'ra caramba! Tem os mesmos defeitos que "A vida da gente" no que respeita a música e a título. "Amor à Vida" é um título banal. Sei que quero espreitar a novela mas nunca recordo o nome que tem. Esforço-me para que me venha à cabeça. Com tanta importância que dão não entendo porque os detentores de opinião escolhem sempre uma combinação de títulos com apenas as mesmas palavras-chave: "Amor, vida". Esta decidiu juntar as duas.

A escalagem dos actores também é uma lotaria. O ator que faz de Félix não me surpreende. Já tinha reparado que tinha força para carregar grandes personagens. Mas outros estão ainda um pouco "crus" ou então meio deslocados para o papel.

MAS TEM também a história. E aqui sinto que existem tantos mistérios no ar que podem dar para um lado tanto como para o outro. E é isso - a trama, que me prende. Embora não tenha paciência para esperar muito tempo pelos desfechos que já conhecemos ocorrerem com as personagens, os mistérios relacionados com o parentesco de PALOMA e os actos do pai de FÉLIX que me cheiram que ainda vão chocar, mantêm-me, por enquanto, a espreitar a novela.

Read more...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As cassetes de trilhas dos anos 80

Vocês também tinham destas?


Nos bons anos 80

Quem, como eu, punha uma cassete virgem na aparelhagem, sintonizava as rádios à espera que passassem aquela música da trilha sonora da novela e com os ouvidos afinados e o dedinho pronto para carregar no botão REC pressionava tão rápido como num gatilho o botão de gravação assim que escutava o primeiro acorde?  

E o chato que era quando o radialista decidia falar sobre a música, intercaladamente sem parar, as pragas que tantas vezes lhes rogávamos?

Nos anos 80 era assim. Compravam-se discos de vinil, cassetes-pirata como as da imagem acima e passavam-se algumas horas com o dedo encostado a um botão da aparelhagem que ia gravar para sempre as músicas que queriamos continuar a ouvir. Músicas essas que entravam todos os dias nos nossos ouvidos e nas nossas emoções através das novelas. E que chato era quando a fita chegava ao fim antes da música acabar! Logo por azar, na única versão que passou na íntegra e sem interrupções, ahah.

A quem isto aconteceu?

Read more...

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Merchandising e FIGURANTES em Top Model

Terei de andar para trás e dizer que, afinal, a novela global TOP MODEL (1989) sempre mete algumas cenas de Merchandising. Mas ao quê podia ser? BANCO, é claro!

Foi moda que pegou lá na década de 80 e ainda hoje pode ser vista em novelas como "Avenida Brasil", por exemplo, em que as personagens subitamente têm rompantes de abrir contas bancárias e ir levantar dinheiro em caixas automáticas ao mesmo tempo que tecem largos elogios à instituição bancária, cujo nome surge em tudo o que é enquadramento. 

Em TOP MODEL isso também acontece, lá para o episódio 48 da versão que foi para o ar no canal VIVA. Só que é feito de uma forma mais digna, já que não inclui os exageros do presente (os tais rasgados elogios e as "urgências" em ir ao banco no meio da trama). Em Top Model, Gaspar e Lucas (Nuno Leal Maia e Taumaturgo Ferreira) precisam de ir a um banco falar sobre um empréstimo. Eles entram e saem. MAIS NADA. O merchandising consiste em mostrar o NOME da instituição ao entrar e principalmente ao sair. Bem simples. Mais honesto e muito menos forçado.


Agora vem a parte dos FIGURANTES

Nesta cena é engraçado perceber que, quando Gaspar e Lucas se levantam para sair, uns desgraçados ao fundo têm os olhos pregados nos dois. Aguardam que estes comecem a andar para também eles começarem a fazer o mesmo. O engraçado nesta sequência é que já os haviamos visto antes, quando Gaspar e Lucas estavam a entrar! São eles o casal que saiu do banco e esbarrou com Gaspar e Lucas. Que no final sejam estes os mesmos que saem do espaço é um errozito de continuidade de menor gravidade, mas que é claramente perceptível dada a inépcia do casal, que tornou demasiado evidente a sua "deixa" para se movimentarem pelo cenário. Não fosse isso e talvez tivesse passado despercebido que já haviam saído e não deveriam ainda lá estar. 

Gaspar e Lucas entram no Banco.
(figurantes saem)

Gaspar e Lucas levantam-se para sair
(os mesmos figurantes que saíram aguardam que os primeiros comecem a caminhar, olhando-os diretamente)


Os dois figurantes assim que vêm Lucas e Gaspar a andar,
dão, ao mesmo tempo, um passo em frente e começam a se movimentar

 E é assim que um realizador pode perder uma cena e ser forçado a repetir tudo de novo eheheh!


Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP