Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brasil adapta novela Portuguesa

O título é ficcional, mas acho que é também futurista, uma vez que hoje tive como que a certeza que a novela Laços de Sangue pode ter um remake... brasileiro!

E porque não? A novela é excelente. Tem mais interesse e puxa mais por mim, pelo menos. Adoro a história que envolve a personagem de Beraldo. Um rapaz fixado em velhotas! Mas a história está tão bem feita que é refrescante. O moço só se sente atraido por sexagenárias... o que fazer?? A mãe bem que quer que ele se envolva com jovens da sua idade, mas ele sofre tanto por amar as mais velhas... é hilário!

Mas mais hilário ainda é o pai de Beraldo. Com o seu mau português a ser constantemente corrigido pela esposa, espanta-me e agrada-me a forma como está tão bem construída a personagem, até neste pormenor. Porque no linguajar português existem mesmo certas expressões que são mal pronunciadas sempre de uma certa maneira por um certo tipo de pessoas, e o actor diz tudo "bem"! Por vezes nem sequer percebo a mestria do "erro"... se não fossem as correcções que lhes seguem. Está muito bem conseguido.

Por este motivo e muitos outros, estou mesmo a ver os muito conhecidos artistas Brasileiros a interpretar esta história que começa portuguesa. Claro que, João e Inês teriam de decidir casar em Lisboa, porque o espaço geográfio ia mudar. A novela tem muitas voltas, personagens novas a aparecer e outras a desaparecer, como foi o caso dos dois rapazes que dividiam a casa com a rapariga que estudava tudo e mais alguma coisa, sem se fixar em nada.


Se formos a ver bem, algumas personagens sofreram já mudanças radicais - o que só costuma acontecer ao longo de um grande percurso de vida - aqui levou meses. Falo do irmão de Inês e do filho de Álvaro, o Marco. Ambos começam deliquentes e problemáticos, para agora serem cidadãos exemplares. Mas uma coisa aflige-me: é a postura de Tiago não ter mudado de forma a ele carregar como cruz o facto de ter sido o assassino de uma amiga, disparando sobre o seu ventre bem grávido, matando-a a ela e à criança. Acho que isso devia estar, de algum modo, sempre presente no dia-a-dia. Por exemplo, agora que está apaixonado, devia começar a perceber melhor o que o seu gesto implicou. E se a rapariga ficar grávida, ele devia chorar prandos, por saber que já matou alguém assim... Tiago é para ser perdoado, mas tem de carregar a cruz. Não dá, mesmo que por acidente, para matar uma grávida, amiga íntima, durante um assalto e não lhe pesar mais na consciência.


Mas sim, esta novela é excelente para ser também interpretada pelos artistas brasileiros. Agora o apelo... QUEM é que escolheriam para os papéis?? Quem seria o João brasileiro, a Inês, a Diana, o carequinha, o Beraldo e todas estas fantásticas personagens?

Read more...

Porquê as novelas Brasileiras perderam o interesse

Ontem à noite, ao ver a cena em que Clara é desmascarada pela família de Totó em casa da mãe deste, percebi porque é que as novelas brasileiras já não têm o brilho de antes.



Todo o diálogo pareceu-me com grandes partes em excesso. As reacções das partes, totalmente previsíveis e pouco credíveis. Totó, que é mesmo um totó, reforçou esse seu lado medíocre ao voltar a repetir que amava Clara, que a amou muito etc... para quê voltar a dizer isso? Só se enfraquece e dá força a Clara. Por essa altura, depois de saber que ela o queria morto e lhe deu um tiro, ele nem devia abrir a boca para falar. Quando ela se pôs a dizer que o amava, ele só a olhou e a deixou falar, falar, falar... tem cabimento? Devia era ter cuspido na cara dela assim que ela insistiu na mentira! E, depois, expulsá-la dizendo que ia para a cadeia.


Só isso e mais nada. Tudo o resto foi palha e uma cena que podia ser forte, não foi nada memorável. A reacção dos filhos é cliché, com tiradas comuns... e é esta a razão pela qual as novelas brasileiras são apontadas como sendo incapazes de se renovarem e voltar a prender a atenção do público como antigamente. Continuamos a vê-las, talvez por nostalgia, por costume ou por, simplesmente, sentirmos saudades de escutar o sotaque brasileiro numa obra de longa duração. Mas esta cena fez-me entender que, de facto, as novelas brasileiras estão a precisar descarrilar daquela fórmula patética.

Read more...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Laços de Sangue - nucleo infantil

Antes de entrar no tema do título, há que dizê-lo.... Joana Seixas apareceu no capítulo de ontem a falar ao telefone. Enquanto segurava o aparelho com uma mão, a outra estava... dentro do bolso!!! É tão estática a sua postura que é ridículo ouvir as personagens reclamarem que esta devia abrandar um pouco... está praticamente parada! Bem, mas se há uns anos era complicado ver muitas crianças a fazer parte do núcleo de uma novela portuguesa, a chegada das TVs privadas vieram alterar isso também. Asssim sendo, hoje estava a ver um pouco de Laços de Sangue e voltei a reparar na prestação da miúda que faz de filha de Marisa. A rapariga está bem no papel. Muito bem. O mesmo já não se pode dizer de igual forma para a que faz de "Jessica" em Espírito Indomável. Outro rapaz que está no bom caminho é o que faz de filho do Álvaro. Uma excelente personagem para alguém daquela faxa etária. É raro escrever-se tão bem para miúdos. Jà os mais adolescentes em Espírito Indomável, estão ali, nem bem, nem mal... mas se tivesse de escolher, estão ainda demasiado crus para dizer que estão bem. Depois temos o menino que faz de David em Laços de Sangue... é tão irritante quanto o "Dino", de "Passione"! Em conclusão, é bom que a televisão tenha aberto portas para actores de todas as faxas etárias. Crianças, adolescentes, trintões, quarentões, cinquentões, maiores de 60... estão todos na TV!

Read more...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Gosto de novelas rurais, mas Araguaia não parece trazer nada de novo. Neste instante a passar o primeiro episódio, o que vejo é um elenco escolhido por simpatias, com protagonistas que já contracenaram todos em novelas semelhantes. Desejo Proibido, por exemplo.
E lá está Lima Duarte, novamente "coronel", novamente a proferir juras de amor eternas a uma antiga paixão. A sua esposa não é mais Nívea Maria mas Julia Lemmertz, que é mais nova.
Murilo Rosa, novamente no papel de um jovem apaixonado, desta feita não é padre, tem mais rugas no rosto, mas vai dar ao mesmo. Lá está ele a devolver o cavalo à moçinha acidentada... onde já vi isto? Há, claro: no segundo episódio de "Desejo Proibido".
As mocinhas essas, são sempre tãão jovens... e desconhecidas.
A determinada altura da história, Laura Cardoso, outra que esteve em Desejo Proibido, diz, a respeito da relação de Edson Celulari com Cléo Pires que "bode velho com cabritinha nova" nunca dá grande coisa.
É este o sentimento que "Araguaia" desperta em mim. Logo pela personagem de Murilo Rosa, que repete com uma semelhança horripilante um encontro com uma jovem protagonista (elas cada vez mais jovens e eles, cada vez mais velhos) que se revela teimosa, arredia e... noiva de outro! Os dois se atraem mas se desentendem. Já vi isto... onde?? Pois é... "Desejo Proibido"!

Temos uma grande mansão, uma casa senhoral, tal e qual como aquela em que vivia José de Abreu em "Desejo Proibido".

São demasiadas as semelhanças para se poder dizer que tem algo de novo. Dizia a voz-off durante o intervalo comercial, que vinha aí uma novela "com grandes actores nossos conhecidos e jovens promessas" (mais ou menos assim), e dão como exemplo nomes: Lima Duarte, Edson Celulari, Regina Duarte (como os grandes da velha-guarda) e os novos, Cléo Pires, filha (dos velhos) Fábio Júnior e Glória Pires. Cá para mim, mais parece genes reciclados... Não deixa de ser mais do mesmo :)

Nisto tudo, acabo a dizer: lá por ser mais do mesmo, não significa que não se vá ver...

Read more...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mãos nos bolsos!

Mas será que Joana Seixas sabe representar sem as mãos nos bolsos?


É sério... não há cena na novela "Laços de Sangue" em que a actriz tenha outra postura. Já o disse e agora repito: para uma ex-correctora da bolsa, agora fazendeira produtora de azeite - não só azeite, mas "o melhor do mundo", a moça parece uma múmia!

.
Cada vez que surge em cena, fico a torcer para ver algo dinâmico, uma postura diferente mas, sempre, ainda sem excepções, ou a personagem está sentada na sala, ou está a andar nos campos sempre (sempre!) de mãos nos bolsos.


Será que quem a dirige não sabe que "mãos nos bolsos" é conotado como um sinal de quem não faz nada? Uma vez por outra, claro, as pessoas levam as mãos aos bolsos. Mas sempre?? Eu é que não queria esta "produtora" de azeite a trabalhar para mim!

.
Assim que sai de uma viatura, enfia as mãos nos bolsos. Há umas semanas, deparou-se com os filhos do vizinho e aí pensei: "Não ponhas as mãos nos bolsos! Não ponhas! Baixa-te e cumprimenta-os!". O que a personagem faz? - Coloca as mãos nos bolsos e também cruza os braços!


É preciso uma prova maior que esta?? A atitude que uma pessoa tem quando conhece duas crianças e se fazem as apresentações... é ficar estática, hirta, pôr as mãos nos bolsos, para depois cruzar os braços? Que pessoa dinâmica esta! É mesmo o que a personagem manda no guião :(((


Detesto esta interpretação. Mais alguém nota isto? Vão pôr um fim a este disparate? Ó mulher: páre de colocar as mãos nos bolsos! Usem um truque semelhante ao que se usa com as crianças quando levam a mão à boca: dêem-lhe algo para segurar!


Fico a aguardar que Rita - a personagem interpretada por Joana Seixas, ganhe algo para transportar nas mãos. Afinal, uma "grande" produtora de azeite, não faz nada? Não a ponham é sempre a carregar uma garrafa do "oliveira da Serra", pois a publicidade à marca é chata e mal feita, o que, a meu ver, até pode prejudicar o produto.

.
Se nada mais resultar, então, que tal uma tragédia? Um acidente na quinta, em que seja necessário amputar uma mão, ao menos uma... lá teria de arranjar maneira de andar com um braço atado! Talvez fosse pior. Ideia para riscar! Mas a primeira, por favor: dêem-lhe uns óculos de sol, uma peça de equipamento qualquer, uma caneta e um caderno de anotações, um estojo, uma flor, uma folhagem seca... algo! Algo para que páre de estar sempre com ar de quem não faz nada!

Read more...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Finais apressados e para imbecis

Tenho gostado de acompanhar a novela Passione, mesmo quando as personagens ficam ali enroladas nas mesmas tramas. Mas agora que se aproxima o final, não suporto a forma como estão a desvendar os mistérios!


A sério... é mesmo irritante. É quase como chamar o telespectador de imbecil. De burro...


Ao longo da novela, pouco gostei da personagem da Carolina Dieckman (Diana). Ao saber que ela ia morrer, fiquei a aguardar a história que conduziria a esse desfecho. Mas eis que a novela passa, passa, passa, meses e meses no ar, e a dita não morre! Depois de perceber que não ia ser pelas armações de Melina, pensei que ia ter a ver com o mundo da droga para o qual seria acidentalmente arrastada pelo vício do irmão. Mas não... ela vai morrer no parto, quase no último capítulo, para dar lugar à Melina!


Logo agora, que a sua personagem começava a agradar, é que ela é morta e sai da novela. Agora, em que já não faz diferença! E tudo porque o autor quer juntar Mauro e Melina no final. A insuportável Melina vai sofrer uma transformação de 180º e virar uma moça "à la Diana"! Não posso com estas tretas!...


Outra treta passou à poucos capítulos na TV. Sempre quis entender que raio de nome era aquele de "Otabó" que davam à empresa fictícia que Fred criou para roubar a metalúrgica. Mas os brasileiros não pronunciam certas consoantes, de modo que "Otabó" era, na realidade, "Otabol". O que nós, portugueses, diriamos "Otabole" - de forma a denunciar a presença do L. Ora, isto faz toda a diferença, porque o nome - vejam só, é o que faz a agúcia de Beth (Fernanda Montenegro) descobrir toda a trama. Assim, sem MAIS NEM MENOS! Estava a ver a novela e estava a pressentir que isso ia acontecer... que, do nada, iam todos descobrir tudo, graças a poderes de dedução altamente evoluidos, que lhes falharam até aqui.


Quando o representante da empresa fictícia visita Beth, entrega-lhe um cartão empresarial. Tentei ver o nome, mas não consegui a tempo. Reparei que a personagem ficou com o cartão na mão, quando, se este não fosse importante para a história, teria guardado algures. Depois, ela levanta-se da cadeira, vira-se para trás, onde tem um espelho, e, sem espanto, como se já a adivinhar a coisa, e sem realmente se esforçar para ver a imagem reflectica do cartão que segura na mão, diz que a Otabol é o Fred, porque é "Lobato" escrito ao contrário...


Falta inteligência a Fred também. Agora li no resumo que vão descobrir que Fred matou Mirna. Só quero ver como, porque, pelo que descobriram, esta seria, para sempre, vista como sua cúmplice.


Mas o pior gafe no guião está na separação de Melina de Fred. Uma treta. Melina, uma criatura a meu ver, perigosa por ser totalmente egocêntrica (não me interessa se ganha simpatias por ser infantil quando não consegue à bruta o que quer), decide, assim sem mais nem menos, que Fred é mau. Quer dizer: enquanto casada com ele, nada. De repente, este quer a separação, ela quer vingar-se porque ninguém faz nada contra a vontade dela, depois decide que é isso mesmo que quer e, nesse instante, Fred passou a ser um canalha e só um canalha. A meu ver, na relação dos dois, a maior canalha até foi ela. Ele, ao menos, gostava dela enquanto a enganava no seu objectivo de conseguir as acções da empresa. Ela enganou-o sempre, porque usou-o para atingir Mauro pois, se de uma primeira vez, este abandonou Diana para ficar noivo de Melina, que se fingiu de grávida para o levar ao altar, o que faria Mauro numa segunda aproximação dela a Fred?


Assim que os dois se separam, Melina começa a ser "pintada" pelo autor com outras cores e, coincidentemente, Diana descobre que tem uma gravidez de risco. Em suma: uma morre, a outra vira boazinha, e acaba por casar com quem quer, criando a filha deste, que ela queria à força que fosse abortada! Para respeitar a verdadeira natureza de Melina, será de adivinhar que, mesmo depois de conseguir o que sempre desejou, ela seria uma péssima madrasta para Vitoria - por ser filha de quem é, e ia logo querer engravidar para também dar um filho a Mauro, o qual ia preferir acima de tudo. Esta é a verdadeira natureza de Melina e não há volta a dar-lhe. É quase uma lavagem cerebral achar-se o contrário! Como pode o autor decidir fazê-lo?


Aqui ao lado coloquei uma sondagem para descobrir quem é a personagem considerada mais vilã de todas. Sem surpresa mas com algum desagrado, descobri que a escolhida é Clara. A vilã da novela, o que não surpreende. Mas Clara ainda consigo compreender melhor, porque ela é fruto da avó que teve, que a vendeu a Sauro em menina. A vida dela foi mesmo péssima e ela ficou mentalmente perigosa. Fred, de um certo ponto, também compreendo. A sua personalidade vem de um trauma que, por ser criança quando o viveu, carenciava do conhecimento de factos relevantes. Quem é mau, mau mesmo, na medula, pois, ao que se sabe, não teve influências para ser como é, é Valentina, Melina e Sauro. Se bem que, ao longo da história, Beth lá vai deixando escapar alguma informação sobre a forma como Eugénio lidou com aquele filho. De certa forma, o pouco afecto dado a uma pessoa de já mau carácter, pode explicar um pouco o desenvolvimento de uma índole ainda mais mau carácter. Eugénio em si, morreu santo, mas foi-se revelando diabólico.


No fundo, Valentina é a pior cobra de todas... ela violentou Gerson, vendeu as netas para prostituição... ela mostra-se sempre, sempre má e egocentrica. Tal e qual Melina. Ainda que esta seja um mulherão de sucesso profissional, não deixa de ser um ser humano totalmente egocêntrico, que traiu a mãe inumeras vezes em prol das suas vontades pessoais momentaneas. Clara não é pera doce e é a única de todos que chegou ao acto de matar. Mas, nem por isso, é mais perigosa que as restantes...

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP