Está na hora de revelar qual a novela brasileira melhor de todas.
Costumava pensar que escolher a melhor telenovela brasileira era uma equação impossível. Cada uma se expressa num género e retrata uma época. É injusto comparar e eleger vencedores que não pertencem á mesma categoria, ou à mesma idade ou geração.
Mas há uns tempos atrás deu-se o impossível. De todas as novelas a que assisti na minha vida, consigo eleger a que merece o impulso. Para surpresa minha, trata-se de Fera Ferida. A melhor das melhores. Porquê?
Basta revê-la. Tem actuações soberbas e um elenco tão vasto, que de facto a enriquece, ao invés de a tornar fraca. Todas as personagens têm o seu destaque e a sua importância. Todas inseridas na trama e com os seus momentos de desenvolvimento. Depois temos as histórias. Toda a fantasia, o carácter das personagens, a forma como se brinca e desconstrói alusões a factos políticos e históricos. Cada personagem está bem construída e cada uma delas retrata o que de facto se passa na sociedade. As nuances que os actores atribuem às personagens parecem-me planeadas ao milímetro, e no entanto, naturais. É que cada expressão, cada insinuação, por mais leve que seja, recebe do “adversário” a respectiva resposta corporal. E não é massante. Não tem partes muito longas e monótonas (ok, talvez as da mocinha Sigrifida Weber, e as suas intermináveis referências à cultura alemã e ás operas de Wagner). Adoro ver. É um tesouro.
Aqui encontro a interpretação de Lima Duarte. (http://br.youtube.com/watch?v=PlNdghvDuIY)
Confesso que nunca lhe achei tanta graça quanto a que lhe atribuem, mas também pouco vi e acho que não me cabe ousar criticar. Contudo, tiro-lhe o chapéu com o uso que deu a esta personagem. O major é um velho pérfido, sempre atrás de cuequinhas de menininhas e só o olhar de predador a planear apanhar a presa me repulsa.
Mas não há como destacar uma interpretação, sem desmerecer todas as outras. São todas deliciosas! Como fazer jus a todas? Desde as principais, ás secundárias e mais secundárias ainda. As histórias que as envolvem são tão cativantes, que as projectam. Mesmo inexperientes actores e estreantes com muita falta de jeito, tudo se encaixa tão bem que não importa.
O senhor Ataliba Tibó, sempre com uma boa performance por parte de Paulo Gorgulho, é uma das personagens que são como o vinho: quanto mais tempo passa, melhor ficam.
O mesmo para a Ilka Tibiriça de Cássia Kiss. Imagino só o prazer que deve ter sido interpretar aquela figura e os seus traquejos!
José Wilker consegue ser um perfeito que sabemos corrupto, ganancioso e envolvido em podres escabrosos, mas projecta aquele charme de “malandro” que acaba por ludibriar o povo com galanteios. Tem o lado de pai, que é sensível e amoroso, e o lado de homem, que ama uma mulher. Muito bem construída a personagem.
Temos também Marcos Winter, um actor que acho que merece mais reconhecimento que aquele que parece possuir. Algo mais proporcional ao talento que já mostrou nos papéis que fez na Tv. Faz uma dupla inquietante com Joana Foom, que interpreta uma vilã que nada fica a dever à sua Perpéctua em “Tieta” no que respeita à malvadez, mas que tem identidade própria que nem dá para lembrar que uma e outra são interpretadas pela mesma actriz.
E o Chico da Tirana? Uma personagem secundária, mas que tem ali uma interpretação de Tonico Pereira que é fantástica. Aliás, são todas! É mesmo necessário frisar que nesta dissertação alguns ficam de fora. Como Rubra Rosa, a perua que se acha o máximo. Sem classe, sem educação, e com vestimentas que revelam a sua vulgaridade, produz-se dessa maneira achando-se a mais formosa de todas. Ama o marido, diz adorar o filho, mas anula-os e não dispensa sexo tórrido com o amante. E conheci eu depois da novela jovens iguais a esta personagem, todas uma a mais do que gostava de ter conhecido!
A MELHOR TELENOVELA
Como vem explicado, se tivesse de eleger a melhor novela do meu tempo, seria Fera Ferida. Curiosa a respeito das opiniões alheias, levantei uma pesquisa a este respeito e aos poucos, fui percebendo que PANTANAL e POR AMOR são as novelas mais mencionadas.
Devo dizer que me agrada estas escolhas porque, de facto, PANTANAL será sempre a melhor novela em muitos sentidos e POR AMOR também. A primeira é detentora de um fascínio hipnotizador, que nos faz envolver vezes sem conta na história daquelas personagens que já tão bem conhecemos. Estou sempre pronta a rever a Juma, o Jove, aquelas paisagens embaladas pelas melodias de Marcus Viana. Aliás, acho que fui conquistada primeiro pelo som, depois pela imagem! E claro, as personagens.
O que penso de Por Amor já está aqui noutro tópico. É uma novela fenomenal, com situações muito bem exploradas pelo autor e com interpretações fantásticas. É uma Bomba!
Temos o tesouro, a magia e a bomba.
English Version:
Is time to elect the best brazilian tv soap ever. A task that used to seam impossible to me, suddenly became possible. That happened when I re-seen Fera Ferida. It became clear this is the best of my time. Why?
Because is a treasure. It as a large range of characters that actually makes the plot richer, instead of weakening it, what is more common to happen. This characters are very well interpreted by the actors to the minimum detail. That’s why it’s the greatest!
THE BEST EVER GENERAL OPINION:
Curious about other’s people opinion, I lanced this question to the web public and realized the more referred soaps are PANTANAL and POR AMOR. I must confess to be satisfied with the choices. Competing head to head, the “winner” as soon is one as is the other. Both get in first place. And I agree. Pantanal will always be the best soap ever. It has a charming to it, almost a hypnotising ability, in witch the music gets to you first, and then the sceneries and characters enter to the kill. Is a great tv soap, intemporal. I’m always ready to watch it again. About POR AMOR, I’ve already wrote here why I found it to be a great soap. Also intemporal its strength is to be powerful. It’s a bomb!
There you have it: the treasure, the magic and the bomb!
Read more...