Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 30 de agosto de 2009

CI: Separar ficção da realidade

Uma coisa que já esperava que acontecesse menos no Brasil hoje em dia, é a separação da FICÇÃO das novelas da REALIDADE. Afinal, as telenovelas perderam a força e importância que tinham na sociedade. Não produzem mais o mesmo impacto no seu poder de mover as massas. Existem outras distracções: a internet, a playstation, os telemóveis XPTO...
.
Mas ainda acontece. Esta mistura de personagem com actor, que leva à agressão física e aos insultos verbais, ou a coincidência de assaltar um artista, reconhecê-lo e deixá-lo ir por gostar da personagem, entre outras histórias curiosas que aconteceram ao longo do fenómeno TELENOVELA.
.

Tudo tem os dois lados da moeda e desta feita, a última notícia insólita sobre o assunto diz respeito a duas personagens da trama "Caminho das Índias": Abel e Norminha.

Num país GIGANTE como o Brasil, não é de estranhar que, por coincidência, exista um guarda de trânsito com o nome Abel. Se calhar até existe mais que um mas, foi um, de Goiás, que decidiu ir para tribunal exigir que as personagens sejam eliminadas da trama e pedir uma indemenização por danos morais e materiais.
.
.

Saber levar uma brincadeira...

.

.Há pessoas que não sabem levar uma coincidência como brincadeira ou achar graça às coincidências... tanto pode ser o caso de uma multidão, de uma povoação, ou apenas de um indivíduo. Neste caso, parece que o guarda é alvo de muitos comentários jucosos, que mexem com a sua sensação de masculinidade e segurança. Diz uma notícia, que este foi alvo de humilhação entre amigos, colegas de trabalho e até automobilistas que multou. A sua esposa, que não se chama Norminha, precisou fazer tratamento neurológico, pois não conseguia dormir e sofre com constantes dores de cabeça.
.
Das duas... as duas ou uma. Ou a zona onde este Abel trabalha é povoada de pessoas com uma inclinação infeliz para não entender quando uma brincadeira deixa de ter piada para ser uma forma de descarregar em terceiros frustrações pessoais, ou este guarda de trânsito da vida real não sabe lidar com situações inesperadas da melhor maneira. Nem a sua "autoridade" e necessária seriedade no desempenho da função impede a galhofa? Diz a notícia que, quando pessoas desconhecidas identificam o nome no crachá do uniforme, caem na risada. Humm... será que passam dos limites, ou a incapacidade do homem e sua esposa em separar a FICÇÃO da REALIDADE os está a baralhar os neurónios?
.
Vai lá saber. Estas novelas!... :)

Read more...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Caminho das Índias: Lima Duarte

Encontrei um artigo sobre a novela "Caminho das Índias" e o ator Lima Duarte. Todos sabem que este ator não é de ficar calado. Não que procure conflictos, mas acaba por ficar ali no limbo...
.
As suas personagens na Tv, têm tendência a ser umas grandes "melgas". Com diálogos demasiado longos e demasiadas cenas - que nem sempre se justificam no conjunto da trama. Mas trata-se de Lima Duarte, um ator veterano, respeitadíssimo, e não fica bem este fazer uma novela numa personagem que não está à altura do seu estatuto. Daí que, nos últimos anos, tenha criado um rol de personagens chatinhas na televisão.
.
De regresso na novela "Caminho das Índias", como Shankar, não é protagonista (nem podia), mas também tem cenas "forçadas". Como as que passa a debitar texto num diálogo desinteressante no ouvido de um "amigo" da sua casta. Quase sempre o tema de conversa são as suas preocupações com Bajuan ou as suas aspirações de vida. A função desta personagem é idêntica à do "amigo" de Baruan: servir de "penico" para que estas personagens de actores veteranos tenham com quem falar, enquanto os outros se desenvolvem mais na trama.
-
Mas a responsabilidade não é dos atores, muito menos necessáriamente do autor, embora este sempre possa contornar a situação. A realidade é que as tramas têm muitas personagens e umas acabam por dar "mais sumo" que outras. Ás vezes, alguma fruta posta de parte tem sumo mas não é espremida, outras, espreme-se demais a fruta que não dá sumo...
.
Eis a opinião do ator sobre a personagem e a novela:
.

O final reservado a Shankar (Lima Duarte) em Caminho das Índias será completamente solitário. Embora faça um balanço positivo da novela, Lima Duarte diz que seu personagem não cresceu mais porque a relação entre ele e Márcio Garcia não funcionou. Fato, inclusive, que teria feito com que Bahuan tivesse de vir para o Brasil.
Não é que ele esteja mal no personagem. É que não é para ele. Márcio foi mal escalado. Ele pode fazer muito bem algumas coisas. Para viver um dalit, ele tinha de ter uma carga, um olhar. E não tinha – opina o ator.
Ele ainda diz que, quando Caminho das Índias começou, ele queria dar um tom à história, e Garcia veio com outro.
– Foi um choque para mim, mas não falei nada. Meu personagem também esvaziou um pouco por causa disso.
No final da novela, Shankar se transformará no que os indianos chamam de “sannyasi’, um renunciante.
Shankar abrirá mão de tudo e irá para as montanhas, como fez Gandhi. Doará toda sua fortuna e irá embora – revela Lima Duarte.
E, mesmo encantado com a cultura indiana e com a trajetória de seu personagem,o ator de 80 anos confessa que está ansioso para terminar o trabalho e se livrarda incômoda barba que teve de adotar para o papel.
Nós cometemos uma bobagem do ponto de vista de produção. Gravamos o final da novela lá na Índia, e eu estava com uma barba grande. Agora, a maquiagempediu que eu a deixasse crescer para chegar ao ponto em que aparece no desfecho– conta o ator.
Mas ele faz uma análise positiva do folhetim das oito:
Fiquei apaixonado pela cultura hindu. A Índia tem um povo fantástico. Gosto das coisas que o Shankar fala, queria até que ele falasse mais – diz Lima.
No entanto, antes de a história de Gloria Perez se despedir do público, Shankar passará por grandes emoções: terá um encontro marcante com Opash e ajudará Bahuan (Márcio Garcia) a encontrar seu caminho. Por enquanto, a sabedoria dobrâmane será útil para desmascarar Radesh (Marcius Melhem). Shankar desconfiará do espertalhão e revelará a farsa.

Read more...

Caminho das Índias: a surpresa do sucesso

A estreia da novela "Caminho das Índias" foi aguardada com algumas reticências. A história, tão similar a tantas outras da autora, parecia indicar que o telespectador ia sair um tanto frustrado com o que viesse aí...
.
Creio que a GRANDE surpresa da novela, foi que aconteceu o contrário. Dentro do actual panorama de crise das novelas, Caminho das Índias conseguiu atingir um sucesso que, julgo, superou mesmo a anterior trama, com uma carga bem mais dramática (A Favorita).
.
É caso para dizer que, fórmulas antigas continuam a garantir público. E Glória sabe isso. Desta vez a sua aposta foi certeira.
.
Não é que resulte sempre, não é que resulte só com alguns autores. Resultou no caso de Caminho das Índias, e é só.

Desculpamos todas as discrepâncias (que não são poucas), todas as falhas na representação sempre tão unilateral da cultura explorada (que não são poucas) e aceitamos a trama como ela é: um conto de fadas, uma fantasia que, tal como as histórias que nos lêem em crianças, omitem um certo tipo de informação e estão cheias de lacunas, mas divertem e nos fazem abstrair da realidade.

Read more...

domingo, 23 de agosto de 2009

Caminho das Índias: Camila só à chapada?

Serei só eu que acho Camila uma personagem irritante?

Aproveito para lançar aqui a questão, pois tenho curiosidade. Serei a única a achá-la criança? Para lá de infantil, mimada, que não sabe encarar uma posição e é dotada de uma capacidade tremenda para a manipulação dos factos?
.
O engraçado é que também não achei a mínima graça à personagem anterior da actriz, em 7 Pecados. Também a achei irritante, de ir «à chapada» (expressão popular).
.
Aguardo uma outra personagem, desta vez madura, porque quero ver se é algo no modo de representar ou específico dos papéis que lhe caberam até agora na sua curtíssima experiência na tela. Porque, seja em comédia como burra analfabeta ou em fantasia, como sonhadora romântica, até agora... só à chapada! Que personagens! :)

Read more...

sábado, 22 de agosto de 2009

Caminho das Índias: a televisão

É engraçado como na novela "Caminho da Índias", os núcleos familiares Indianos parecem viver SEM a presença daquela invenção «mundana» que revolucionou o mundo.... a televisão, apenas parece surgir nesta história para revelar ao grupo o paradeiro de álguém. Já repararam que, em muitas histórias, a presença de televisão só serve para isso? Para "desmascarar" um mistério?
.

Agora foi a vez de Xante fugir de casa. Para que a família soubesse do parentesco da moça, surgiu, sem mais nem menos, uma televisão na casa da família ANANDA, assim como na casa dos pais de Maya. Como é que a Índia sobreviveu este tempo todo sem televisão? E lá estava o rosto da moça, em destaque entre os restantes, demoradamente filmada, como se de propósito para a família demorar-se a contemplá-na, ao mesmo tempo que debita o necessário diálogo.
,.
Em Caminho das Índias, a TV tem servido apenas para isso e de uma forma muito irrealista e imediata. Quando a turma de "Beca" assaltou uma casa de noite, na manhã seguinte já o moço era destaque no jornal, com uma fotografia enorme sua. Mas foi na TV que todas as personagens, a mãe e irmã de Camila, inclusive, ficaram a par da situação. Que conveniente! Cuidado, deliquentes! A televisão está lá para vos apanhar!
..
Também será assim na vida real?

Read more...

domingo, 16 de agosto de 2009

Caminho das Índias: matéria do Estadão

Uma jornalista no jornal O Estadão, de S. Paulo, escreveu esta rúbrica:



"Vilã levando a pior em novela das 9 é tão clássico quanto delicioso de ver (...). Mas não estou me sentindo assim tão vingada desta vez, com a surra que a Melissa Cadore (Christiane Torloni) deu na Yvone (Letícia Sabatella). Não tem nada a ver com o monte de sangue jorrando da boca da bonita depois de apenas meia dúzia de tabefes. Qualquer um do elenco poderia bater na Yvone, menos a Melissa. É a suja batendo na mal-lavada! (...) Melissa não sabe de nada – bateu na Yvone pura e simplesmente por causa de um conjunto de joias que o marido Ramiro (Humberto Martins) deu à vilã. Perua fútil. (...) Para ela, o que importa é assegurar que moscas varejeiras tipo a Yvone fiquem longe do seu milionário. Para cima dele, o adúltero em si, nenhuma palavra, bronca nenhuma.
.
E a novela segue, até o capítulo em que a Norminha (Dira Paes) é pega em flagrante por Abel (Anderson Muller). (...) Norminha é humilhada por Abel diante da vizinhança, vê seus sutiãs voando pela janela. Ramirinho leva apenas uma mordida no bolso.

Ou seja: se o homem trai, a amante apanha; se a esposa trai, a esposa apanha. Uma frase dita por Abel resume o caso. Depois de muito xingamento, Norminha pede que ele jogue sua mala, para que ela recolha as roupas da calçada e vá embora. "Mala? Quem comprou essa mala, Norminha?", questiona ele – quem está pagando está podendo. Norminha será uma cabrocha de sorte se não morrer feito a Dedina (Helena Ranaldi), adúltera da novela anterior, A Favorita, que morreu, "punida" com uma toxoplasmose. Tike!"

Tike! A ficção adora espancar mulheres e castiga-as severamente! Com determinados autores ou realizadores, isso é mais visível, tanto em filmes americanos quanto novelas e séries brasileiras. O que acha? Que exemplos lhe vêm à mente para as terríveis pecadoras V o adúlteros?

Read more...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Caminho das Índias: toma lá esta!

Como achei graça ao comportamento de Xande quando forçada a noivar. Bem feito para a família Ananda, que se recusa a acompanhar as mudanças. Deram ordens à jovem, como se ela não tivesse sentimentos, emoções ou vontade própria:
-Dance Xande!
- Cante Xande!

Nós por cá, não iamos engolir muito bem este tipo de manipulação por parte de familiares. Não que não exista, porque existe, e muito! As diferenças não são tão grandes assim, quanto as diferentes indumentárias podem levar a pensar. Mas desta forma, neste ritual de noivado, a noiva parece uma marioneta. Serão mesmo obrigadas a tal apatia?

Por isso adorei ver Xande obedecer à família, a dançar segundo a ordem, a cantar assim que mandada, mas a fazer tudo mal! Um momento de comédia, ver as reações alheias... pareciam todos ter engolido um limão azedo! Hihihi!

Read more...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quem é Quem?

Faça o teste e descubra se tem jeito para ligar o nome da pessoa ao nome do... artista! Os nomes reais com a imagem correcta. é SIMPLES! Está pronto para o desafio?


1- Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo

2- Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez
.
3- Rosa Maria Pereira Murtinho Braga

4- Regina Lúcia Vianna Braga

5- Paloma Marcos Sanches Silva
,
6- Maria José Motta de Oliveira

7- Maria Cláudia Carneiro Silva
.
8- Henri Lincoln Fernandes Nascimento
.
9- Fábio Corrêa Ayrosa Galvão

10- Arlette Pinheiro Esteves da Silva
.
11- Epaminondas Xavier Gracindo
.
12- Danielle Winitskowski de Azevedo

13- Antônio Carvalho Barbosa Ramos
.
14- Flávio José Galvão de França

15- Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni
.
16- Carlos Alberto Vereza de Almeida


.
A solução está aqui: (1C/2J/3P/4L/5N/6Q/7F/8O/9A/10H/11G/12I/13E/14B/15D/16M ) Mas resista à tentação de fazer batota! Não espreite até tentar solucionar o jogo sozinho.

Read more...

Olha para ELES: Hugo Carvana

HUGO CARVANA de Hollanda

Ator, diretor, roteirista e produtor, filho de Clóvis Elói de Holanda e Alice Carvana de Castro. Natural do Rio de Janeiro, foi jogador de futebol. É casado com Martha Alencar (desde 1966), tem quatro filhos: Rita, Maria Clara, Júlio e o diretor Pedro Carvana e é avô de Tomás e Theo (Rita).
.
Um papel marcante: Irmão Fidélis (Engraçadinha, seus amores e seus pecados - 1995)

Read more...

sábado, 8 de agosto de 2009

Vilões com sentimentos

Nem todos os vilões de novelas são desprovidos de sensibilidade. Muitos são totalmente egocêntricos, como por exemplo, Maria de Fátima (Vale Tudo) mas também sofrem, e, nesses instantes, sensibilizam-nos.

Ela rouba a mãe e deixa-a na miséria, faz falcatruas para conseguir o que quer, rouba o namorado da melhor amiga e casa-se com ele, mantendo um amante de parte. Mas os momentos em que chora porque as coisas não estão a dar certo, as vezes em que se chegou até a mãe para pedir ajuda e a forma como revela porquê quer subir na vida, fá-la uma vilã humana. Na vida real, este é o pior tipo de má indole...
.
Actores e actrizes de renome já fizeram vilãs em novelas, de forma muito bem feita, e nem por isso estão na lista dos melhores vilões de sempre. E porquê? Porque as suas personagens, no decorrer de tanta maldade, mostravam também um lado sofredor. Ao contrário de psicopatas como FLORA (A Favorita), os VILÕES COM SENTIMENTOS são aceites pelo público, embora este não deseje que saiam impunes.
.
Temos como exemplo, duas personagens de Lilia Cabral. A SHEILA em "História de Amor" e a MARTA em "Páginas da Vida", foram personagens-vilãs, cujo lado sofredor sensibilizou o público. A amargurada Marta era também uma mulher batalhadora, que sustentava sozinha a família e via os seus sonhos esmagados vezes e vezes sem conta. O público sofreu com ela.

.
A lista de Bons VILÕES e Maus VILÕES é extensa e impossível de elaborar. Por isso solicito sugestões. Escrevam a indicar que vilões são OS PIORES (por não mostrarem sensibilidade) e os MELHORES (por serem sensíveis). O assunto irá, posteriormente, a votação. Dos nomes sugeridos, irei colocar vídeos demonstrativos. É só aguardar!

Read more...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Maiores Vilões

Que personagem mais detestou em novelas?
A vilã Odete Roytman (Vale Tudo), a malévola Branca (Por Amor), Perpétua (Tieta), Nazaré (Senhora do Destino), Leôncio (Sinhá Moça), Flora (A Favorita)... que vilã ou vilão elege como a pessoa mais execrável, aquela que mexe com as fibras do seu ser, que irrita profundamente?
-
Após reflectir na questão, descobri que nenhum destes vilões me incomoda mais que Carolina, em Cidadão Brasileiro. Ou seja: vilões puros, maus até a medula, calculistas, assassinos... esses, acabam por revelar quem são. É uma questão de tempo. O que me incomoda tanto na Carolina, é que nunca ninguém diz com todas as letras o que ela é. A personagem envelhece na novela e continua ali, sem que ninguém a tenha confrontado com os seus actos de falsidade e manipulação.

O que mais detestei no último capítulo da novela, foi vê-la ali, envelhecida, que nem uma parasita, entre o casal «Luisa e António». É mesmo o tipo de mulher de quem se deve fugir a voar e, no entando, todos se chegam melosos. Carolina passa a novela a ser admirada e elogiada pelos homens. Ela percebe isso e faz uso desse poder, sabendo usar um vestido simples, fingindo que isso não a favorece, para se satisfazer com o poder que tem sobre os homens. Nunca se assume como vilã e é tratada como se fosse uma heroína. É uma falsa meiga, falsa sincera, falsa doce, que nunca perde de vista os seus objectivos e está sempre programada para, simultaneamente ao simples facto de respirar, ficar a engedrar meios para atingir os seus fins: António! Um cobra! Mas nunca, em toda a novela, as outras personagens deixam isso claro. Nestor, o seu pai, chega a dizer numa cena que a conhece bem... mas não aprofunda nada sobre o carácter manipulador da filha. O próprio António, em nenhum instante lhe coloca limites. Passa a novela toda a tratar Carolina em «lume brando», como se ela fosse um cristal, uma santa, sem a confrontar com as suas atitudes interesseiras e calculistas. Mais depressa maltratou Luísa, vezes sem conta, do que alguma vez magoou Carolina. Nunca ninguém lhe apontou o seu maior acto de vilania: engravidar de propósito de António, para prendê-lo para sempre a ela. Ao contrário, foi sempre tratada como uma mulher admirável e corajosa. Dizem que é boa mãe, mas nunca foi, pois é castradora e usa o filho para manipular o pai, motivo da sua existência, aliás. Uma cobra!
.
Por estas e muitas outras razões, sem dúvida, achei a MINHA VILÃ. Aquela personagem que é a pior de todas. Não é uma assassina, mas acho que é psicopata. É calculista e fria, só pensa em si, mas passa a ideia de que é humanista, muito ligada à família e aos bons costumes, mas «vendia» tudo isso depressa e bem, para conseguir António, como se percebe logo no início da novela.

Odete Roytman é o «símbolo» da vilania em telenovelas. Ela apagou até Maria de Fátima, a filha de Raquel (Regina Duarte). Na verdade, Fátima (Glória Pires), era má e muito manipuladora, mas também sofriamos com ela. Os seus actos egoístas e vilanices eram presenciados e bem mostrados ao telespectador. Não restavam dúvidas: víamos tudo. Com Carolina, tudo é construído na base do oculto. No sublimar. Está lá, mas não é trazido até a superfície. É muito irritante!! Imaginemos que nunca tinhamos visto e ouvido os maravilhosos diálogos de Flora (A Favorita). Imaginemos que o autor tinha-a construído sempre na versão "Flora, a boazinha" e só fossemos percebendo as suas intenções de forma ténue, tendo as outras personagens a elogiá-la, sem lhe questionarem qualquer atitude dúbia. Eis Carolina! Na novela "A Favorita", Flora engravida de Lara para assegurar a herança... e isso ficou claro para todos. Na novela "Cidadão Brasileiro", Carolina engravida de António para criar um vínculo perpétuo com ele e o agarrar... e nunca que isso ficou claro para todos!
.
É frustrante. Nunca que a sua vilanice é assumida. Para mim, isto fá-la a pior vilã de todos os tempos. Logo de seguida, tenho de eleger a "Branca" de "Por Amor", que, tal como Carolina, é das vilãs mais reais alguma vez criadas para o ecra. Por motivos vários e mais alguns, é uma vilã que existe.


"Cidadão Brasileiro"







Read more...

sábado, 1 de agosto de 2009

Procuras logo, achas!

Uma coisa que lamentei ter perdido com a mudança da aparência do blogue (de resto estou contentíssima) foi aquela barra que facilita encontrar um tópico por assunto. Problema resolvido! Espreite no canto superior esquerdo. Está a ver onde diz pesquisar? É só escrever o que procura e aparece logo. É tão simples e facilita tanto a vida! Experimente escrever "Guerra dos Sexos". Os resultados surgem de imediato. Uma beleza! Assim, sim...

Read more...

CI: Desfecho interessante

CAMINHO DAS ÍNDIAS
,
Tenho cá para mim que seria interessante ver Súria, na sua tentativa de providenciar um filho homem e tornar-se a sucessora de Laksmi, grávida de outro homem. De Comal! O irmão de Maya, um mulherengo de boca... mas talvez não tivesse tanta graça, pois seria apenas mais uma a ter um filho de outro homem sem que ninguém soubesse. Ou então, para não deixar as coisas ao acaso, ela devia procurar a inseminação artificial e escolher o sexo do bebé... são hipóteses interessantes. Mas a autora já foi por aí noutras novelas...
.
Já aqui disse que seria interessante também, descobrir-se que ela engravidou da primeira vez de outro homem, por o filho mais velho de Opash ser infértil. Seria engraçado se fosse assim! Até porque ia gostar de ver Camila, a pirangui estrangeira, a ser a única nora a dar um filho biológico... a par de Duda.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP