Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mente sã em corpo são?

Um destes dias estava a ver a novela Passione quando surge em cena Carolina Dieckman. Tão apagada e desinteressante que estava! Diria até que o rosto, algo cadavérico, era... feio. A roupa parecia não ter onde assentar... É sabido e já foi provado que a actriz é camaleónica e consegue mudar de look de um extremo ao outro. É sabido também que a lei da natureza é soberana: as pessoas mudam com o tempo e, no caso das mulheres que são mães, o corpo muda mais ainda. Mas ali estava ela, mais velha, duas vezes mãe, mas mais magra do que nunca! Muito diferente do aspecto roliço e natural com que apareceu em Tropicaliente, ao lado de outra colega que também pode servir de exemplo: Giovanna Antonelli.

.
Fiquei a pensar porque razão assim é. Uma coisa é certa: não é natural. É preciso querer ficar assim. Que mal há com a aparência com que surgiram inicialmente no ecran? Mas não são só estas atrizes. Na realidade, acho que são todas, tal é a dificuldade em encontrar uma excepção à regra. Talvez indique como excepção Vera Holtz, mas é um pouco injusto devido à diferença de idade. Vera já passou pela menopausa! Mas foi uma mulher linda e continua a ser (que cabelão :0), mesmo não exibindo a magreza estranha de outras atrizes com idade semelhante. Agora, atrizes como Leandra Leal, também a atuar em Passione, ou Danielle Winnitz, que mostrou as suas formas originais em "Olho no Olho", e tantas outras de todas as idades... porquê o excesso de magreza?
.
Fico a pensar se vão chegar à longevidade... porque, às vezes, não o aparentam. Compreendo melhor do que dou a entender as "regras do jogo". Isto de ser figura pública e viver da imagem tem muito que se lhe diga. Assim que uma delas ficasse roliça, iam todos comentar. Mas sabem o que mais? Vão comentar sempre! Estão a comentar agora! E é pelo excesso de magreza, pela aparência feia e doente... Acho que se pode encontrar um meio-termo. Magreza sim, saúde, com certeza, exercício, muito bom! Mas... até um limite! Por favor! O ser humano tem de comer para viver... não deve durar muito se renunciar alimentos em favor de ar ou suplementos em capsulas ou injecções!

Read more...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Histórias pouco verosímeis

Acho que "Passione" empata ou até vence "Espírito Indomável", no que diz respeito à fraca credebilidade de certas histórias. Não é por isso que deixamos de ver e de apreciar as tramas das novelas, mas...


Em "Passione", um dos primeiros erros de argumento talvez se prenda com a ida de toda a família de Totó para o Brasil. Com um motivo frouxo, deixaram para trás toda uma vida de recordações e de afectos, assim como uma propriedade. Deitaram fogo a tudo e pronto: o autor conseguiu assim a justificação que necessitava para transferir todo o núcleo para o Brasil. Mal chegam ao país, as coisas só lhes correm para o mal mas começam logo a dizer que vão ficar ali para sempre. Sabe-se que Totó ainda vai mudar de ideias... novamente! E voltar para Itália, para morar.
.
Depois tem toda a história inventada para fazer com que Fred fique com todas as acções da empresa Gouveia. A forma como o leilão decorre, o risco de deixar que uma só entidade desconhecida tomasse toda a empresa, foi um tanto difícil de acreditar. E outra coisa: Afinal, a empresa fictícia é a Outbond Outsourcing, ou tem como nome Ótibó, como parece ser referida? É estranha como são pronunciadas as palavras inglesas! Enfim, lá teve de morrer a personagem que falava inglês - Mirna. Já agora que se falam de nomes, até agora não sei como se pronuncia ou escreve o Aiello... não me dei ao trabalho de pesquisar mas, sempre que o dizem, soa estranho. Não é um nome lá muito bonito...
.
Mas o pior, mas mesmo PIOR de todas estas pequenas incongruências, é a forma como o DELEGADO POLICIAL lida com as confissões das personagens. Um entra, mente e depois volta a entrar para mudar o depoimento. Vem outra, acusa a mãe de assassinato. Vai a mãe, desmente a versão. Depois volta e confirma. Vai uma dizer que aconteceu um acidente, depois muda de ideias e acusa outra pessoa de assassinato. Mas andam todas as personagens livres! E fica o inspector ali, sentado atrás da secretária, por vezes com a mão no rosto, a escutar e a parecer agir como se acreditasse em tudo o que os seus ouvidos ouvem. Como se as pessoas não mentissem, ainda mais em situações policiais.
.

Em "Espírito Indomável", há muito que vinha a querer referenciar um pormenor que não faz sentido. é atacada por um homem vestido de negro e sempre acaba por safar-se do pior. Contudo, a rapariga não sabe quem ele é. (É muito estúpida, coitada! Pois tem o irmão a tentar agarrá-la nos momentos em que ela é um nadita de nada mais simpática com ele.) E, como não sabe a identidade do seu atacante, ela desconfia que pode ser João. Mas sejamos francos: após a 2ª tentativa, nem era preciso a 3ª para a moça reparar na ALTURA do atacante: praticamente a mesma que a dela. Se João é bem alto, por exclusão de partes...???

.Zé já foi atacada três vezes por este perseguidor. Na primeira, desmaiou. Na segunda, escapou graças à intervenção de Rogério, que corre com o atacante com uma pedrada. Há terceira, é que leva com a pedrada na cabeça, ficando estatelada no chão... inconsciente, naquela que será talvez a 16ª vez ao longo da história! Ou são quedas em que batem com a cabeça numa inconveniente pedra, ou são ataques com pedras ou armas de assalto mas a verdade é apenas esta: saiem sempre ilesos! Quer Zé quanto o namorado, Rafael, estão sempre a perder a consciência! Mas, quer vão parar ao hospital, quer não, saiem sempre, mas sempre ILESOS e sem traumatismos cranianos. Será assim mesmo na vida real? Quer dizer: quedas de cavalo, surras, ataques com tacos de madeira, pedras... não passam de arranhões?
.
Como disse, incongruências das histórias... mas vêmo-las à mesma!

Read more...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Laços de Sangue, enredos e prestações

Tenho vindo a querer escrever sobre o quanto são originais e refrescantes os temas abordados na novela portuguesa Laços de Sangue.

Começo pela "Missão Impossível" - o negócio que três jovens resolvem montar. Quando aqueles miúdos tiveram a ideia (até pode ser inspirada numa outra trama qualquer), escutei-a e pensei: "É uma boa ideia!". A "Missão Impossível" presta todo o tipo de serviço, tudo aquilo que os outros não querem ou não sabem como resolver. Achei o máximo! Será que não há por aí quem queira passá-la da ficção para a realidade?
.
Depois temos todas as tramas paralelas, bem desenvolvidas, actuais... são muitas e dá gosto de assistir ao seu desenrolar. Gostei particularmente do momento em que Álvaro, transtornado com a situação familiar (o filho menor foi deliquente e acabou num reformatório), resolve descarregar as suas frustrações para cima do empregado, explodindo de impaciência e despedindo-o de seguida. Achei que estava muito bem interpretado e conseguido. É tão igual e genuíno ao que realmente se passa por aí, que chegou a assustar. Não foi só a interpretação dele e dos coadjuvantes, mas a situação em si estava toda conseguida na perfeição. Até a "crise" veio à baila.
.
A situação laboral na Iô-iô também tem muita história interessante. A inveja entre colegas, a sabotagem, o superior que age de forma a tramar a vida pessoal do subalterno, dando-lhe tarefas à última da hora para o impedir de sair para falar com amigos ou namorar, a directora financeira coagida a aderir a falcatruas. São boas histórias! E são muitas, muitas mesmo...



Lia Gama, que interpreta a mãe de Inês, parece agora controlar-se no arrastar das vogais. Ainda bem! Estava mesmo mal e assim, está bem melhor :)
.
O que continuo a não gostar é do núcleo do "azeite" e em particular da interpretação da "ex-correctora da bolsa" Rita, agora agricultora. Simplesmente não dá para acreditar que aquela mulher dedica-se a qualquer actividade que exija um mínimo de movimento. Ela é muito estática, rígida e surge sempre sentada ou de mãos nos bolsos. Não reage fisicamente às boas notícias. Vejo-a mais encaixada no perfil da Carolina Patrocínio, ou seja: uma "patricinha" a quem lhe são dadas a comer cerejas frescas já sem caroço. ;)
.
Sobre esta novela li ainda na imprensa que o actor Gonçalo Waddington "aceitou" entrar na novela porque "tem de pagar as contas", mas não o faz com gosto. Ao que parece, o actor reza por aquela cartilha tão velha como o velho do Restelo... Diz ele que, se pudesse, não fazia televisão e por aí...


Pensei que nunca mais ia ouvir um discurso destes. Que antiquado! Isto ainda existe? Até comentei com os meus botões: Não gostas, sai! Há tantos a querer! Declarações destas acabam por ser um desrespeito para com o público. Um desdém! Podem estar descontextualizadas ou demasiado simplificadas... mas não devem estar longe da realidade.
.
Voltando ao enredo e às histórias bem conseguidas, há ainda o núcleo humorístico, muito bem conseguido por aquele Self-made-man, que é bom a fazer negócios e a produzir riqueza mas mal sabe falar português. É hilariante! E muito genuíno. O filho apaixonar-se por uma mulher na casa dos 60... o máximo! Não é que acredito na relação dos dois? Está muito bem feito e é diferente, uma lufada de frescura entre o que se costuma ver.


.
Diana vai continuar a aprontar, estando a planear incriminar a sogra, Francisca, pela morte do marido, morte esta que só a vilã e o cúmplice têm conhecimento. Inês está a lutar pela sua felicidade e Adelaide está a ver a sua vida mudar radicalmente. Esta novela é, actualmente, a mais forte de todas.

Read more...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SPOILERS

Acho que a imprensa está a exagerar na antecedência com que nos conta o que vai acontecer nas novelas. Que graça tem acompanhar "Laços de Sangue" e saber que Diana vai separar-se de João na semana em que eles ainda estão nas nuvens a preparar o casamento? Ou ver fotografia da vilã a matar Henrique quando os dois ainda nem se envolveram? Que piada tem descobrir quem matou Sauro, quando ainda nem Diana está morta (outro spoiler) e queremos acreditar na redenção de Clara?
.
Esta é uma crítica que tenho vindo a querer fazer à imprensa escrita. Abro uma revista e cenas que vão passar na televisão daqui a três meses já estão disponíveis ali, em fotografias, com a história toda contada. "Espírito Indomável" então, é uma novela toda aberta à imprensa, que a fotografa à medida das gravações e lança cá para fora tudo o que vai acontecer na história. Que graça tem saber que Simão vai ser assassinado na altura em que ele e Beatriz ainda estavam envolvidos? Ou avançarem que o capataz de Rodrigo será morto?
.
São os Spoilers. Sempre existiram e vão sempre existir. Têm a sua função prática, que é chamar o público, mantê-lo na expectativa, atiçar-lhe a curiosidade e tudo o mais. Mas, neste momento, exagera-se na antecedência com que se deixa a informação passar para fora.
.
Esta semana pude ver fotografias da mão de Clara (Passione) a enfiar a faca em Sauro. Embora a facultação desta informação seja mais compreensível porque no Brasil a história desta novela passa mais avançada (já terminou), o mesmo não acontece com Laços de Sangue ou Espírito Indomável. Então, porque é que a imprensa conta o que se vai passar ao ritmo das gravações, que vão com cerca de três meses de avanço em relacção à exibição? E sempre com fotografias e pormenores de produção.


Nota baixa.

Read more...

Assunto em atraso

Pois é... O "porquinho" aqui ao lado tanto pedalou que um ano inteiro passou!

Feliz 2011 a todos!

Desde que entrámos neste ano tenho adiado postar alguns tópicos, mas vou já tratar do assunto antes que passe tempo demais! Reforço os votos de boas energias a todos os leitores deste blogue. Vamos fazer uma corrente de pensamento positivo para que este ano, assim como todos os que se seguem, seja preenchido com mais momentos felizes do que infortúnios. Pensamento positivo para todos! E agora, vamos às novelas...

:) NPR

Read more...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As Mensagens nas Novelas (quando são boas)

A novela "Espírito Indomável" está de parabéns pelo tema que trouxe estas semanas ao lume. Os adolescentes Cristiano e Elisabete decidem fazer amor pela primeira vez. A forma como o texto se desenvolve, é notável. Os dois, levados pelo momento, têm relações sexuais sem protecção ou uso de contraceptivo. No dia seguinte "cai a ficha" a Elisabete, que percebe que pode estar grávida. Então decide ir com o namorado até o posto clínico e pedir a pílula do dia seguinte. Também percebe que foram "irresponsáveis", como diz, por terem feito amor sem protecção. Mesmo ambos sendo virgens, preocuparam-se com as doenças sexualmente transmissíveis. No dia seguinte a mãe descobre-a com a pílula e esta descoberta leva a uma conversa familiar e a um planeamento do início da vida sexual dos adolescentes. Achei muito boa esta mensagem. Se os adolescentes a tiverem como ponto de referência, é muito positivo. Mencionaram o uso do preservativo, deixaram claro que é errado que deduzir que todas as raparigas tomam a pílula e que, por isso, o risto de engravidar nunca existe. Frisaram a importância do preservativo para a higiene do casal. Foi muito positivo e é uma daquelas mensagens que dá gosto ver numa novela. Preocuparam-se em passar uma história com naturalidade, sem lições de moral démodés e com os pés assentes na realidade. Gostei.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP