SPOILERS
Acho que a imprensa está a exagerar na antecedência com que nos conta o que vai acontecer nas novelas. Que graça tem acompanhar "Laços de Sangue" e saber que Diana vai separar-se de João na semana em que eles ainda estão nas nuvens a preparar o casamento? Ou ver fotografia da vilã a matar Henrique quando os dois ainda nem se envolveram? Que piada tem descobrir quem matou Sauro, quando ainda nem Diana está morta (outro spoiler) e queremos acreditar na redenção de Clara?
.
Esta é uma crítica que tenho vindo a querer fazer à imprensa escrita. Abro uma revista e cenas que vão passar na televisão daqui a três meses já estão disponíveis ali, em fotografias, com a história toda contada. "Espírito Indomável" então, é uma novela toda aberta à imprensa, que a fotografa à medida das gravações e lança cá para fora tudo o que vai acontecer na história. Que graça tem saber que Simão vai ser assassinado na altura em que ele e Beatriz ainda estavam envolvidos? Ou avançarem que o capataz de Rodrigo será morto?
.
São os Spoilers. Sempre existiram e vão sempre existir. Têm a sua função prática, que é chamar o público, mantê-lo na expectativa, atiçar-lhe a curiosidade e tudo o mais. Mas, neste momento, exagera-se na antecedência com que se deixa a informação passar para fora.
.
Esta semana pude ver fotografias da mão de Clara (Passione) a enfiar a faca em Sauro. Embora a facultação desta informação seja mais compreensível porque no Brasil a história desta novela passa mais avançada (já terminou), o mesmo não acontece com Laços de Sangue ou Espírito Indomável. Então, porque é que a imprensa conta o que se vai passar ao ritmo das gravações, que vão com cerca de três meses de avanço em relacção à exibição? E sempre com fotografias e pormenores de produção.
Nota baixa.
0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Enviar um comentário