Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brasil adapta novela Portuguesa

O título é ficcional, mas acho que é também futurista, uma vez que hoje tive como que a certeza que a novela Laços de Sangue pode ter um remake... brasileiro!

E porque não? A novela é excelente. Tem mais interesse e puxa mais por mim, pelo menos. Adoro a história que envolve a personagem de Beraldo. Um rapaz fixado em velhotas! Mas a história está tão bem feita que é refrescante. O moço só se sente atraido por sexagenárias... o que fazer?? A mãe bem que quer que ele se envolva com jovens da sua idade, mas ele sofre tanto por amar as mais velhas... é hilário!

Mas mais hilário ainda é o pai de Beraldo. Com o seu mau português a ser constantemente corrigido pela esposa, espanta-me e agrada-me a forma como está tão bem construída a personagem, até neste pormenor. Porque no linguajar português existem mesmo certas expressões que são mal pronunciadas sempre de uma certa maneira por um certo tipo de pessoas, e o actor diz tudo "bem"! Por vezes nem sequer percebo a mestria do "erro"... se não fossem as correcções que lhes seguem. Está muito bem conseguido.

Por este motivo e muitos outros, estou mesmo a ver os muito conhecidos artistas Brasileiros a interpretar esta história que começa portuguesa. Claro que, João e Inês teriam de decidir casar em Lisboa, porque o espaço geográfio ia mudar. A novela tem muitas voltas, personagens novas a aparecer e outras a desaparecer, como foi o caso dos dois rapazes que dividiam a casa com a rapariga que estudava tudo e mais alguma coisa, sem se fixar em nada.


Se formos a ver bem, algumas personagens sofreram já mudanças radicais - o que só costuma acontecer ao longo de um grande percurso de vida - aqui levou meses. Falo do irmão de Inês e do filho de Álvaro, o Marco. Ambos começam deliquentes e problemáticos, para agora serem cidadãos exemplares. Mas uma coisa aflige-me: é a postura de Tiago não ter mudado de forma a ele carregar como cruz o facto de ter sido o assassino de uma amiga, disparando sobre o seu ventre bem grávido, matando-a a ela e à criança. Acho que isso devia estar, de algum modo, sempre presente no dia-a-dia. Por exemplo, agora que está apaixonado, devia começar a perceber melhor o que o seu gesto implicou. E se a rapariga ficar grávida, ele devia chorar prandos, por saber que já matou alguém assim... Tiago é para ser perdoado, mas tem de carregar a cruz. Não dá, mesmo que por acidente, para matar uma grávida, amiga íntima, durante um assalto e não lhe pesar mais na consciência.


Mas sim, esta novela é excelente para ser também interpretada pelos artistas brasileiros. Agora o apelo... QUEM é que escolheriam para os papéis?? Quem seria o João brasileiro, a Inês, a Diana, o carequinha, o Beraldo e todas estas fantásticas personagens?

Read more...

Porquê as novelas Brasileiras perderam o interesse

Ontem à noite, ao ver a cena em que Clara é desmascarada pela família de Totó em casa da mãe deste, percebi porque é que as novelas brasileiras já não têm o brilho de antes.



Todo o diálogo pareceu-me com grandes partes em excesso. As reacções das partes, totalmente previsíveis e pouco credíveis. Totó, que é mesmo um totó, reforçou esse seu lado medíocre ao voltar a repetir que amava Clara, que a amou muito etc... para quê voltar a dizer isso? Só se enfraquece e dá força a Clara. Por essa altura, depois de saber que ela o queria morto e lhe deu um tiro, ele nem devia abrir a boca para falar. Quando ela se pôs a dizer que o amava, ele só a olhou e a deixou falar, falar, falar... tem cabimento? Devia era ter cuspido na cara dela assim que ela insistiu na mentira! E, depois, expulsá-la dizendo que ia para a cadeia.


Só isso e mais nada. Tudo o resto foi palha e uma cena que podia ser forte, não foi nada memorável. A reacção dos filhos é cliché, com tiradas comuns... e é esta a razão pela qual as novelas brasileiras são apontadas como sendo incapazes de se renovarem e voltar a prender a atenção do público como antigamente. Continuamos a vê-las, talvez por nostalgia, por costume ou por, simplesmente, sentirmos saudades de escutar o sotaque brasileiro numa obra de longa duração. Mas esta cena fez-me entender que, de facto, as novelas brasileiras estão a precisar descarrilar daquela fórmula patética.

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP