Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

Mostrar mensagens com a etiqueta Luana Piovani. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Luana Piovani. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Pack dos QUINTOS

A moda da venda de séries televisivas em DVD tinha começado (já não era sem tempo) mas nunca tinha visto uma novela ou série brasileira à venda em Portugal. Por isso comprei “O Quinto dos Infernos”.

Penso que em Portugal a série teve uma recepção agradável mas no Brasil (já começa a ser mais regra que excepção) foi um fracasso. Alvo de muitas críticas, entre as quais o excesso de erotismo, foi apelidada de “porno-chanchada”.

Demorou a estrear por aqui. A estação de televisão receava obter os mesmos resultados de fracasso e alguns temiam que os portugueses se sentissem muito ofendidos com a forma como a família real portuguesa é retratada. Mas não. A maioria dos portugueses riu.

Atirada para um horário bem tardio, lá para a madrugada inclusive, a série conseguiu ser acompanhada por muitos, neste horário que tem sempre audiência. Lembro de ler, na altura em revistas de Tv, comentários de pessoas que escreviam a dizer que gostavam da série. Portanto, quando alguém se dá ao trabalho de escrever para uma publicação, algum bom acolhimento o produto deve estar a receber. Somos um país pequeno. A amostra é pequena.

Depois de a comprar, fui ver como era. Fiquei ligeiramente desapontada. A imagem parecia ter menor qualidade que a gravada da televisão. Comprei o pack julgando tratar-se da série completa, embora a dimensão não parecesse corresponder aos conhecidos números de episódios. Anotado na capa estava 16h51 min de duração total o que pareceu pouco. Quando a fui ver percebi tratar-se mesmo de um compacto. O primeiro corte é percebido quando ocorre a meio de uma palavra não terminada. Mesmo não tendo acompanhado o “Quinto” com regularidade, senti falta de algumas cenas.


Fui agora rever um pouco o início deste compacto do “Quinto dos Infernos”, o que me trouxe à lembrança as impressões com que fiquei das interpretações e vim partilhá-las.

Logo no início vejo o papel interpretado por Paulo Gorgulho e é um daqueles actores que “não faz de conta” que é: ele representa mesmo! Aquela sua personagem é uma encarnação. Dá gosto ver.

Muitas outras estão igualmente bem. São muitas e boas, em bons papéis, em personagens que são um desafio. Grandes estrelas abraçaram esta série, arriscando desagradar a crítica mais púdica. E ainda bem. Um actor dificilmente consegue abraçar a profissão se fôr de pudores.

Na altura não gostei muito de ver a Danielle Winnits. Não que ela estivesse por aí mal mas não achei que a sua fisionomia, de corpo produzido, seios obviamente de silicone e cabelo pintado, fosse a de uma “virgem e inocente” como mandava a personagem. Mas é comédia!

O lançamento da série em Portugal foi uma forma encontrada de suavizar o prejuízo. Não se pouparam esforços nos cenários, na quantidade de personagens e figurinistas, nem no guarda-roupa. Como vem escrito nas costas do pack “quase 50 cenários diferentes (…) mais de 100 profissionais”. A despesa foi grande, e o Brasil não deu retorno. Comprei a série e não me arrependo.


Leia artigos com detalhes sobre a série:
http://minisseriebrasileira.zip.net/ - crítica histórica e de linguagem
http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=78427 - outras opiniões
http://br.youtube.com/watch?v=7MnDeqpLkJQ - chamada da novela



Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP