Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 10 de maio de 2024

TUDO EM FAMÍLIA - a novela

 

Apetece-me acompanhar esta história mas tenho de realçar o quão previsível e esteriotipada é. Tem de se ter cuidado com as mensagens que se passam para o grande público e a Globo, cada vez mais, parece uma fábrica de reciclagem de material reciclado de terceira categoria. 

Bons visuais, mas sempre o mesmo tempero. 


Tudo em Família começa, claro, com luxo e riqueza. Daquelas que se presta a todos os gastos, não tem limite. Esse é o primeiro erro da novela. Mas como é novela, dá-se desconto. Uma rede de produtoras de música é a única fonte apresentada para justificar a fortuna sem fim, que permite a uma senhora de idade viver infindáveis aventuras por todo o planeta. Também pouco provável, pois não só isso não é tão rentável assim e um milionário de verdade NUNCA se fica por um só negócio, mas expande-se por múltiplos, em diferentes ramos, para salvaguardar o próprio dinheiro. Em perpétua viagem, a dona da "Mansini music" também banca financeiramente os 5 netos. Dois deles só com "pequenas" ajudas, mas três na totalidade. Gostando de luxos, viagens para Ibiza, com tudo incluído, jato privado, etc. O tipo de fortuna que precisa-se ser tão milionário quanto o Cristiano Ronaldo e mesmo assim, não sei se dava para bancar todas essas bocas. 


Os cinco irmãos são filhos do mesmo pai com mães diferentes. E de etnias diferentes, que é para se criar um núcleo diversificado como o politicamente correto manda. Assim, temos cinco irmãos, dois mulatos, três caucasianos. A irmã gémea da milionária vivida pela caucasiana Arlete Salles tem um filho, que nem mulato é, mas negro. Este namora com uma colega asiática, que tem um pai não asiático, dono de uma pensão, onde "Lupita", a heroína disfarçada da história, uma cópia deslavada de "Betty a feia", supostamente feia e desastrada mas com bom coração que, aposto desde já (episódio 10) vai virar uma cantora sensação e vai ser ela a responsável por os irmãos conseguirem quadruplicar o milhão e manter a fortuna. 

Portanto, vou precisar ver mais de 100 episódios para, finalmente, chegar a este momento previsível, porque todas as histórias da Globo ficaram assim. Percebe-se logo para onde rumam, temos de acompanhar a engorda...


 Quando em jovens, os cinco irmãos davam-se TODOS bem. Mas depois da morte do pai, separaram-se. Logo aqui existe a maior discrepância com a realidade. Com cinco mães é normal existir rivalidade e afastamento. É muito pouco comum os CINCO irmãos viverem juntos na mesma casa. Geralmente, as crianças ficam com as mães e vêm os pais e meio-irmãos semana sim, semana não, nas melhores das hipóteses. Tem a logística de escola, área de residência, etc, etc. Mas aqui na novela, tudo isso é detalhe que nem vale a pena mostrar. Focam-se num laço de união familiar quebrado que, graças ao testamento "americano" da avó, que, palpito, no final do capítulo ainda se descobre viva e volta para "desmascarar" o sobrinho-vilão. Provavelmente foi parar numa ilha deserta ou sofre de amnésia... o básico. 

Mas para tirar este palpite a limpo, vou ter de esperar quase pelo penúltimo capítulo...  (provavelmente).

E depois temos os AMORES.

Ah, as histórias de amor das novelas... são de vómito. 

Temos dois casais perdidamente apaixonados, mas separados pelas circunstâncias. Circunstâncias essas que não passam de armação de invejosos. Estes casais são básicos e lineares que até dá DÓ. Muito inverosímil.  Temos Tom e Venus, muito apaixonados desde crianças. Vão para se casar mas um dia ela visita-o em Londres (onde vive em total luxo, nunca se explicando bem como conseguem sempre viver em luxo) e encontra uma mulher a sair do chuveiro. Convence-se de que foi traída, a pesar deste jurar que não, que foi uma armação. Separam-se para sempre e isto dita o fim da relação. Lá se vai o "amor para a vida"... Reencontram-se anos depois, já ele está divorciado e com dois filhos. Mais uma vez, a "integração racial" é aproveitada, pois a sua ex-mulher é negra e seus filhos, mulatos. Sendo que Tom, a pesar de ter mãe e pai branquinhos como fantasmas, dá ares de marroquino. Vénus está noiva, de um malandro que a rouba e a deixa com dívidas. Coisa que Tom suspeita e a alerta múltiplas vezes para a falta de carácter do noivo. Ela não acredita nele, até que é roubada. Vénus age como uma mulher independente e muito dada a ajudar os necessitados, ao mesmo tempo que é extremamente burra e ingénua. Não deu uma oportunidade a Tom a pesar do muito amor que lhe tinha. Uma suspeita de traição foi o que bastou... para todo aquele amor chegar a um fim. Que radicalismo! 

Claro, sem noivo que fugiu com o seu dinheiro e ele sem esposa - mas a querer reconciliação, os dois voltam a namorar. Claro que é só uma questão de tempo para armarem novamente para os separar (Foi a ex-esposa e a mãe de Tom que plantaram uma atriz para se fazer passar por curte), recorrendo ao mesmo velho truque. E tudo aquilo que nos pouparam, vamos ter de ver: as acusações, as suspeitas... o ir à caça do autor que, pela segunda vez, aprontou--- para ir desaguar à psicótica da ex-mulher. 

Mas ela não é a única psicótica. A outra irmã dela ficou 5 anos na prisão, por tentativa de assassinato do namorado. Mais uma paixão avassaladora, para toda a vida, que se nota continuar nos dois. Mas o comportamento segue o protocolo - e o namorado, que sobreviveu a uma facada, não a quer ver, a pesar de ainda a amar. Está noivo da melhor amiga (olha a surpresa!). Resta saber se a facada também foi dada por esta ou pelo irmão dele, visto que ambos têm uma fixação nos respectivos. A "melhor amiga" apaixonava-se pelos "relatos" sobre o namorado que a outra lhe fazia e o irmão deste também deve ter-se engraçado... 

Que nenhum destes AMADOS tenham dado uma chance à pessoa que mais amam no mundo de se explicarem, ou ter conjecturado a possibilidade delas estarem a falar a verdade é... idiota face ao tão proclamado amor que dura décadas e não termina nunca. 

Um amor de novela mesmo... 
Básico, protótipo e... pouco ou nada credível nas mãos dos protagonistas. 
Parece aquilo que é: palavras num guião. 




Destaque para o talento da irmã que faz que quer ser uma cantora de sucesso mas tem uma voz horrível. Tomara que, ao longo da história, ela descubra que um produto qualquer dos muitos que toma para se manter bela, seja responsável pela sua voz não "melhorar" e consiga cantar alguma coisinha. Mas está visto que vai sentir inveja da falsa "Guatalama" que fala um falso espanhol e vai ser uma "revelação" no mundo da música, libertando-se daquelas roupas espalhafatosas e aquele penteado feito só para criar figura. Há, e claro... vai tirar os óculos porque, como se sabe, toda a criatura FEIA da ficção, tem de usar óculos... 

Abraço. 

0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP