Carminha é DESMASCARADA - avenida Brasil
Carminha, personagem da novela Avenida Brasil (2012) é capaz de dar um nó a um prego.
O que ele inventa para conseguir não ser desmascarada está ao nível dos maiores burlões que o mundo já ouviu falar.
Vou confessar uma coisa: não acredito que na vida real uma "Carminha" fosse desmascarada da forma como a personagem na novela é. Acredito muito mais que ela ia aceitar a pensão choruda do marido e partir para a conquista de outro milionário, com bolsos ainda mais fundos que Tufão. E continuar com o seu amante. Mas na novela em alguma altura a sua máscara tinha de cair e isso foi para o ar no episódio de hoje.
Maxwell, inspirado em César (Vale Tudo), decide dar umas tantas "bananas" para a família Tufão e feito o gesto vai-se embora, deixando na casa um presentinho: várias fotos dele e Carminha na maior intimidade. A primeira a ver as imagens é Ivana, a insuportável Ivana e sua voz de nénem.
Ela dá um grito que chama a atenção dos restantes que então também vêm as fotos e confirmam as acusações de Jorginho: Carminha e Max têm sido amantes. Quem dá um tapa na cara da infiel é Tufão, mas aqui pessoalmente achei que a cena deixou a desejar. Ivana tinha muita mais energia e razão naquele instante para ficar cega de raiva, partir para o tapa e arrancar cada extensão de cabelo falso de Carminha, elevar bem alto as madeixas entrelaçadas nos dedos das mãos e gritar feito uma leoa, após muito a esbofetear. Isso sim, seria uma cena de mulher enganada se vingando de mulher que enganou. Tufão já desconfiava. Tinha recebido muitos toques. A reacção dele não tem um impacto tão surpreendente.
Mas Carminha não desaponta os "fãs" e seria capaz de dar um nó naquele prego, não tivesse o autor decidido que aquele era o momento do seu declínio. Carminha jamais seria desmascarada. Ela ajoelha e jura que é uma vítima, que as fotos são montagem da Nina, que está junta com Max. Implora para que acreditem nela, chama Muricy de «mãezinha». Mesmo desmascarada o seu calibre como vigarista é requintado e da mais alta qualidade. Carminha faz o género de aldrabona que deixa muitos divididos. Uns acreditariam nela, outros não acreditariam mais. Desmascarada, alguns ainda a defenderiam de tudo e contra todos, jurando acreditar no seu bom carácter. Assim acontece na vida real com as maiores vigaristas da humanidade. No seu próprio tempo têm uma legião de fãs - muitos até são também as principais vítimas. Por vezes só décadas depois é que a sociedade vê a figura com outros olhos, já não tão hipnotizados com o fascínio da "cobra".
Que "Carminha" não tenha sido "salva" do improvisado cativeiro de Max mais cedo foi outra cena conveniente demais para o desenrolar da trama. Numa mansão com segurança, guarda e motorista que está sempre pelo jardim, ninguém ver a patroa a ser arrastada e amarrada, ou escutar os seus gritos ou gemidos é mesmo providencial para o fim pretendido. Nisto tudo, Nina e Jorginho perderam força na trama - mal aparecem e a sua intervenção no momento em que Carminha é desmascarada é praticamente nula. Aliás, carminha só não foi desmascarada antes com as provas de Nina porque, convenhamos, a miúda era muito burra para captar provas! Usava o celular para tirar foto ao invés de fazer um bom filme. Vai que deixava escapar todo o beijo e amasso. Coitada da Nina. Tão inteligente mas tão pouco versátil com as tecnologias. Demorou MESES a apanhar os amantes. Porém escutou todas as conversas atrás das portas.
Outro casal que perdeu a força assim que se juntou foi Tessália e Darckson. E o que foi aquilo entre a filha mais velha de Candinho e o filho da cabeleireira? Aquela declaração longa e chata no carro pareceu precipitada, pois faltou mostrar a corte mais cerrada, o entrosamento dos dois a ficar mais íntimos, cedendo... Subitamente vão casar! E todas as dúvidas de Débora sobre Ivan dissipam-se com a oferenda de uns pasteizinhos.
O final de "Avenida Brasil" está a se aproximar. Não sei ainda o desfecho de toda a trama mas muita coisa já transpareceu. O que mais me chocou foi o apontado "Final Feliz" com redenção e perdão para tudo o que é lado. Quando ouvi falar nisto a avaliação que fiz da novela caiu a pique. Mas confiando nos textos, vou esperar para ver se a coisa vai ser apresentada com veracidade ou se, ao contrário de Vale Tudo, esta trama não vai inovar em nada os finais e vai fazer com que todos vivam felizes para sempre, casados e à espera de filho. Quantos casamentos e quantos filhos vêm por aí?
0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Enviar um comentário