O Octávio de Tony Ramos
Eu disse que ele merecia e cá vai: um post dedicado a Tony Ramos.
Ou melhor, a ele enquanto actor que encarna a personagem "Octávio" na novela "Guerra dos Sexos". Se fosse falar de todo o percurso do actor nunca mais ia sair daqui e este post ia demorar dias a ser escrito!
Ele merece um longo post por toda a carreira que tem, pelas personagens que já chegaram até nós desde os anos 70 até os dias de hoje... Mas por enquanto fico por Octávio, um deleite para os sentidos! Quem não viu, "corra" já para a Globo Portugal e fique a ver Guerra dos Sexos até a personagem de Tony Ramos aparecer. E depois é relaxar e absorver com deleite todo aquele imenso talento para a comédia que Tony tem.
Octávio não abandona o corpo do actor em cena, nem por um milésimo de segundo. Ele está lá sempre, com uma expressão no olhar, um maneirismo ou uma postura que comunica imenso as características da personagem. Adorei especialmente uma cena simples que foi para o ar há umas semanas, quando durante a entrega dos presentes do "amigo secreto", na festa de Natal, Octávio maldiz a iniciativa da prima, considerando aquilo uma palhaçada mas assim que escuta o seu nome como receptor do presente dela, parece uma criança invejosa que ficou radiante! Só que a prima recusa-se a dar-lhe o presente uma vez que ele acabara de criticar a iniciativa. Ele fica de "trombas" como um rapazito contrariado. Mas assim que a prima se distrai e coloca o embrulhozinho no chão, ele que estava a rondar surge de rapina e surrupia o embrulho, fugindo com deleite. Achei a cena por demais maravilhosa!
Claro que, infelizmente, foi um momento para merchadising*: todos estavam a oferecer uns aos outros perfumes de uma determinada marca, bem visível na caixinha. E tiveram de dizer umas tantas linhas a elogiar o perfume. Tony Ramos, na personagem, teve de dizer que adorava aquele perfume. Pena foi que uns episódios mais à frente as coisas se contradigam quando, no seu quarto, o sobrinho para não ser apanhado em flagrante com Vânia, explica que não se sente nenhum cheiro de perfume ali porque o tio é extremamente alérgico a perfumes. Isso e Charlot, episódios antes, ter tentado seduzir Octávio espalhando perfumadas fragrâncias no quarto. E também pelo facto de, em mais uma cena de merchadising, a mesma Charlot mandar Olívia, a empregada, espalhar por todos os cantos da casa (menos o quarto do irritante primo Octávio) vários dispersores de aroma, para delícia olfactiva de todos os convidados da festa de natal. Mas são discrepâncias que se desculpam...
Fico contente com uma notícia que saiu repetidamente na imprensa portuguesa, dando conta que dois actores portugueses vão ao Brasil participar no filme "Os últimos dias de Getúlio" onde também participa Tony Ramos, na personagem do ex-presidente brasileiro. E porquê fiquei contente? Porque é muito talento em três pessoas só! Os actores portugueses apontados são mesmos excelentes. Nestas coisas artísticas nunca se sabe, projectos estão sempre a sofrer alterações e é esperar para ver. Contudo, é, sem dúvida, uma oportunidade única, especial, pela quantidade absurda de talento artístico e pelo tema do filme.
Ainda não viu Tony Ramos neste papel cómico? Corra para ver! É uma delícia. Tem também muita parte física nesta comédia. Ele sobe e desce escadas, dança, corre... Concluí que o actor além de dar show na personagem, também está à altura na liberdade dos movimentos. E ainda nem chegou à parte portuguesa (Octávio, às tantas na trama, tem um primo português igual a si), em que o actor terá de se dividir em duas personagens. Quando chegar, imagino que não irá desapontar. Teremos assim "DOIS EM UM" de Tony Ramos em comédia, ehehe.
*merchadising: momento de venda dissimulada de um produto numa obra de ficção, fazendo com que as personagens o publicitem e o elogiem, mostrando suas embalagens e nome de forma bem visível.
0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Enviar um comentário