Remédio Santo - troca bebés?
Acabei de ponderar se Brígida trocou de bebés, para que fosse a sua filha aquela a ser criada no seio dos Monforte. Será essa a razão pela qual ela trata tão bem Eugénia e tão vilamente Violante?
Brígida detesta Graça Monforte. Esta casou com o homem que ela queria e roubou-lhe a vida que almejava para si. O seu ódio por Graça Monforte fazê-la-ia maltratar a filha desta com toda a sua força e como forma de extravasar o seu imenso ódio. Mas não é a filha de Graça que ela maltrata. Porquê? Porque trocou as crianças! Ela deve tê-lo feito e dá-lhe imenso prazer ver mãe e filha a lutar uma com a outra, enquanto ela dá-se bem com a filha de verdade.
Brígida não é mulher de maltratar o próprio sangue. Ela é condescendente com o filho e não lhe exige uma atitude de adulto, que trabalha para sustentar a família. Ela é condescendente também com a neta, a quem não nega uns trocos. Ela é incapaz de maltratar os seus, por mais defeitos que revelem. Por isso estou convicta: Eugénia é filha de Brígida!
Daí também o seu afecto ilimitado por Gonçalo e os filhos de Eugénia. É tudo o mesmo sangue!
E este gesto de Brígida tornaria mais interessante as relações da família de Violante com a de Graça Monforte. A malvadez de Helena tem raíz na avó Graça e as duas, avó e neta, assim como mãe e filha, vão lutar para se destruírem, desconhecendo que são do mesmo sangue. Brígida sente-se assim vingada de uma vida inteira longe do conforto com que tanto sonhou e quase teve nas mãos.
Concordam?
Acho que é uma história com muito sentido!
(a menos que decidam matar Brígida também)
0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Enviar um comentário