Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sábado, 12 de setembro de 2009

Caminho das Índias - a sequela

Disse que não ia desvendar o final da novela "Caminho das Índias" e vou tentar escrever sem o fazer. Mas é que a história ficou aberta em alguns flancos, o que possibilita a uma imaginação fértil conjecturar uma continuidade...
.
Assim, ao reler posts anteriores, percebi uma sementezinha a germinar... e como as histórias se repetem e nós gostamos de as ver, imagino que "Caminho das Índias" poderá ter uma sequela. E nessa continuação da história, aconteceria o seguinte:

António Niraj é um jovem de quase 20 anos que decide aprofundar as suas raizes indianas. Talvez descubra com essa idade que, por sangue, tem um pai indiano. Mas o melhor seria ele sabê-lo desde mais novo e não se importar, até a vontade de conhecer um pouco as suas raízes começar a germinar e crescer nele.
.
Numa visita à Índia, num templo diante da Deusa, ele avista uma jovem por quem fica fascinado. Os dois se apaixonam mas ele descobre que ela é sua prima! Ela é a menina que Surya adopta como sua, fingindo que saiu do seu ventre. É uma jovem sofrida, pois a mãe, no íntimo, rejeitou-a e a maltrata, tentando fazer com que recaia sobre a jovem os deveres de servir o Xai, entre outros serviços domésticos. Como ninguém sabe que António Niraj é filho de Raj, a não ser Maya, agora no papel de Indira graças ao segredo que guarda, (Opash e os mais velhos já terão padecido... ou talvez não. Depende do Tony Ramos daqui a "20" anos :!), os 2 vão querer unir-se. Afinal, união entre primos na Índia, se calhar é considerado mais normal do que seria no ocidente. Humm... talvez alguns se manifestassem contra mas Maya apoiará, decerteza. Ou talvez não. Talvez vire uma Laksmin, uma Naja, acérrima defensora dos costumes. Todos viriam a chegada de António Niraj como uma ameaça. Ele seria o novo Dalit... e já chega de invenções! Acrescentem vocês agora mais um fio a esta meada e veremos que novelo sai daqui!

Read more...

Caminho das Índias: final para comentar

http://contigo.abril.com.br/blog/jorge-brasil/caminho-indias-poderia-ter-sido-novela-maravilhosa-195511_post.shtml


Siga este link, se gosta de falar muuuuito sobre as cenas das novelas. No Brasil, Caminho das Índias chegou sexta-feira ao fim. Devo dize que a falta de algo levemente interessante na televisão este Sábado, fez com que fosse ao youtube ver o final. Não comento nada aqui, não vou desvendar desfechos. Já comentei tudo o que queria comentar!

Faço você o mesmo. Aqui ou noutro lugar. Divirta-se! Vá espreitar se acertou em alguns finais ou algo o surpreende... temos caminho aberto para uma sequela e mais não digo... conto apenas uma coisinha... grande Tony Ramos!

Read more...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Raj apagado

Já repararam que na novela "Caminho das Índias", a personagem "Raj" (Rodrigo Lombardi) deixou subitamente de ter protagonismo? A coisa mudou de rumo quando a personagem do Dalit começou a ter mais cenas. Desde que a sua história começou a ser vivida por Opaj, Xiara e terceiros, Raj na realidade, praticamente saiu da história. Ele só serve para coadjuvar Maya.

Então é mesmo caso para perguntar se existem dúvidas sobre com quem Raj vai ficar... ele é coadjuvante de nomes artísticos com mais relevo!

Curiosidade sobre o final das personagens desta novela tenho por aquelas que mal são mencionadas: A naja da cunhada de Indira, mais o seu marido, irmão mais velho de Raj, que sempre sentiu ciúmes dele. Será que estes dois acabam por se entender e harmonizar como irmãos? Será ela punida?

E aquele casalsinho aproveitador mais o seu filhote bandido? Alguma moral está reservada para estes três? Alguma regeneração "milagrosa" para o Pittbul júnior?

Read more...

domingo, 6 de setembro de 2009

Amanhã saberei... Cidadão Brasileiro

A TV Record está, desde Setembro do ano passado, a transmitir a novela "Cidadão Brasileiro". Ora os capítulos tinham 45 minutos ora 20, que é o tempo de exibição dos últimos meses. Deixem-me dizer que estas "mijas" de capítulos da novela não ajudam a história a descolar...
.
Agora estou na dúvida se a emissora retirou a novela do ar antes de chegar ao final. Faz uma semana que sintonizo o horário das 17.00 horas para a ver, e não dá nada. Só me aparece aquela coisa assustadora que é o João Kléber. O programa devia ser proibido, de tão irascível que é. Não tem ponta por onde se pegue! Mas fazer o quê?
.
Depois, olho para o rosto dele, que está sempre em 1º plano a esbracejar diante a câmara, a repetir 50 vezes a mesma frase alterando a ordem das palavras, e só consigo pensar na figura que tem. Sabem, fala-se muito de plásticas e cirurgias e aponta-se o Brasil como um país pioneiro, avançado, ideal para recorrer a esse tipo de tratamentos. Mas os artistas de lá são tão "plastificados"! Olhem para este. O que se passa? O que é aquilo? Preferia saber o que andou a fazer a Edite de Sousa, a Fátima Campos Ferreira ou a Helena Isabel, portuguesas na casa dos 50 que estão bem conservadas e sem ar de plástico. Onde estas vão é que queria descobrir...
.
Então amanhã, voltarei a programar o gravador para gravar Cidadão Brasileiro. Desta vez, antecedendo o início para antes do irascível Kléber. Serão duas horas de gravação. Se a novela não for para o ar, quer dizer que Cidadão Brasileiro, desapareceu da programação da Record sem Ai nem Ui!

Read more...

Vamos lá pensar nisto...

Em "Caminho das Índias", Duda enfrenta um grande dilema: se Raj fica a saber que Niraj é filho dele, pode entrar na justiça para reclamar a paternidade. E como a criança foi registada por outro, a lei considera que foi cometido um crime...
.
Pelo menos é assim que parece pela história. Mas vamos analisar esta evolução:
.
Há poucos anos atrás, a autora, Glória Perez, cativou o público com uma história muito diferente, mas dentro da mesma temática: o novo papel da ciência como interventora na reprodução humana. Na sua novela "Barriga de Aluguer", o grande dilema era apenas um: quem era a mãe? O filho era biológico ou da pessoa que teve o parto? Naquela altura torci sempre por Ana, mas o país ficou dividido... porque, os tempos, ainda deixavam margem para dúvidas...
.
Em "Caminho das Índias" a temática volta à ribalta, embora seja como trama secundária. A directora da escola decide ser mãe por inseminação artificial e faz entrevistas a homens para conseguir arranjar um dador do seu agrado. O tiro sai-lhe pela culatra, porque o escolhido é um grande chato e parece que não entende ao que se propôs...
.
Há medida que esta história progride, mostrando os dois lados da moeda, a directora Rute informa que telefonaram da clínica para saber qual o destino que ela quer dar aos restantes embriões congelados, ao que esta decide doá-los.
.
Aqui, no meu ponto de vista, é que a porca torce o rabo. Então como é que é? Que eu SAIBA, a adulteração do embrião é considerado crime, atentado contra a vida. Até os cientistas terem anúnciado que já não precisam destruir o núcleo para gerar células estaminais, existia um grande movimento de pessoas com ideias fixas de que isto era um assassinato. Bem, na novela não dizem que o destino dos embriões doados será este que, por lei, é criminoso. Mas então...?? Pela lógica, o que acontece a embriões doados? Estes são implantados noutras mulheres que gerem filhos biologicamente com as características da dadora. Humm... e o que a lei diz a este respeito? Nada? Então imaginemos este cenário... 20 embriões doados, resultam em 20 gravidezes... Existem 21 crianças biológicamente irmãs. Que o desconhecem. A menos que a ciência tenha progredido ao ponto de poder dizer que o cruzamento genético entre irmãos não causa qualquer perturbação genética no filho daí resultante, então tudo bem. Mas acho que não é mesmo o caso, como já foi comprovado, pelas histórias mirabulantes que ocorrem por este mundo a fora, de crimes sexuais entre parentes directos, que resulta numa prol de crianças com problemas de saúde.
.
Nos EUA, no UK, há muito tempo que se lida com esta questão, já que existem os Bancos de Esperma, onde os homens começaram por aderir à novidade, fazendo levantamentos monetários com imensa regularidade, conseguindo pagar contas elevadas para despesas surpérfluas. O resultado? Um monte de filhotes... num ou outro caso, um casal de namorados descobriu que tem o mesmo pai!
.
Salvo o facto do caso feminino ser menos acessível que o masculino, pois retirar óvulos e fecundá-los é um processo bem diferente e bem mais moroso que conseguir esperma (Já se faz em laboratório, parece) se estas doações (assim como quaisquer outras) são anónimas... então estamos a cometer um crime. Ou não?
.
Então, registar uma criança com outro pai é crime, mas gerar muitos irmãos de forma anónima, arriscando que estes se encontrem mais adiante na vida e se apaixonem, vindo a sofrer drasticamente, não é crime... humm!..
.
Essa é a questão da lei que me vem à lembrança, sempre que Xiara relembra Duda que corre o risco de ser presa por ter prestado falso depoimento ao deixar outro homem assumir a paternidade de Niraj. O engraçado seria se, como se vê na novela, já que o mundo é tão pequenino e todos se cruzam, a Índia fica tão perto do Brasil e etc, olha a graça que tem se Niraj crescesse e se apaixonásse no templo por uma neta do clã Opash Ananda...

Read more...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Caminho Índias: os finais felizes...


Já li um «zum-zum» sobre o final da novelas "Caminho das Índias". Raj fica com Maya, perdoando-a pela mentira. Os dois criam o filho dela com o Dalit. Que pena! Não gosto deste final! Queria justiça, não emocional mas ética. Uma coisa mais credível e menos de «contos de fadas».
.
Na mesma linha de pensamento, tenho de mencionar uma coisa que sempre me fez confusão. A maldade de Ivone. É que a moça não me parece tão má como devia ser. Não vinga, como gostaria que vingasse. Pôr a personagem sempre a justificar as suas loucuras para Mike, intercalando-as com os delírios do dr. Castanho, é muito forçado! Parece que estamos na sala de aula de uma escola, com o professor a ditar matéria...
.
Mas o que mais incomoda na história toda da vilã, é que não acredito que, na vida real, uma pessoa manipuladora e calculista como Ivone alguma vez deixasse cair a máscara diante de Raul, como ela fez. A verdadeira maldade, o requinte do gozo da pessoa que gosta de manipular tudo à sua volta, é acreditar na sua mentira. Ou seja: é vaidosa e não quer deixar de ser vista pelo seduzido com idolatração. Ivone ia embora sim, com o dinheiro de Raul. Mas fazia-o de forma a que este nunca suspeitasse do seu envolvimento e encarasse o desaparecimento dela como uma catástrofe provocada pelos "verdadeiros" ladrões. Raul ia ficar a vida toda a correr atrás de notícias de Ivone, sem pensar duas vezes seguidas na família que trocou para ficar com ela. Acho que o verdadeiro psicopata ia agir assim... pelo menos, conheci mais gente assim. Se não são psicopatas, são exímias na arte da manipulação e essas, por quererem manter a fantasia que criam, são até mais assustadoras!


.


Read more...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lembra-se destas?

A nostalgia tem disto... reveja as novelas dos anos 90...

Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP