Os «Musos» de Pantanal
De início parece estranho que, num país como o Brasil, de calor, sol, praia, capas de playboy e «bundas ao léu», exista algum puritanismo e censura em relação ao nu em novelas. Bem, o Brasil é grande e o povo diversificado. Talvez não seja nada estranho.
A reprise da novela Pantanal tem originado na imprensa brasileira diversos artigos sobre a nudez das personagens femininas. Porquê, não sei. Diversas publicações foram atrás das protagonistas para saber o que fizeram e fazem elas agora. Um desses artigos causou-me alguma perturbação. (http://vip.abril.com.br/edicoes/282/pantanal.shtml)
No meio do diz-que-disse sobre o regresso da novela «Pantanal» ao Brasil, estranho o silêncio das vozes masculinas protagonistas. Nem um comentário parece ter sido publicado da voz de Marcos Winter (Jove), Paulo Gorgulho (José Lucas de Nada) e quase nada de Claúdio Marzo (velho do rio). Porquê não falam deles? Por acaso também não andaram por lá e em pelota?
Parte da profissão de se ser um actor, parece se confundir com outra menos recomendável. Há algo de «prostituto» na actividade (hoje em dia, poucas lhe escapam) quando um actor, para ter trabalho, tem de se vender, mostrar a sua imagem e aparecer para se promover. Embora nada tenha a apontar a quem o faça e aos que aproveitaram a rampa de lançamento da reprise de Pantanal para voltar à lembrança do ingrato público (ou ingrato meio, porque o público não esquece) também me agrada o tanto de nobreza que existe naqueles que, aparentemente, não o fazem, mesmo na eventual necessidade.
Os musos de Pantanal:
Marcos Winter não escondeu do público estar a necessitar de trabalho para pagar as contas, o que o levou a falar com o autor de Duas Caras para ter um papel na novela. É membro activo e fundador da ONG, uma organização que visa lutar contra o trabalho escravo e a prostituição infantil. No que respeita ao regresso da novela, aparentemente mantém-se no silêncio.
Paulo Gorgulho andava pela Record, onde interpretou o maravilhoso Lemos, em Essas Mulheres, voltando a contracenar com a sua querida «Madeleine», a actriz Ingra Liberato. O registo porém, foi tão diferente (e as feições também) que poucos se lembraram que esta dupla se iniciou como um casal de sucesso em Pantanal (facto que não deve ter escapado à Record na altura, pois a novela Essas Mulheres é a detentora do maior recorde de actores de Pantanal no elenco). Esteve também em Bicho do Mato e Caminhos do Coração. Sobre a reprise da novela, aparentemente mantém-se em silêncio.
Claúdio Marzo fez a novela «Desejo Proibido», na personagem de Lázaro, na tv Globo. Sobre o regresso de Pantanal aparentemente terá dito: «não tenho nada a ver com essa novela». Hãã??!! Então como, se fez nela três papéis?
Como diria a D. Milú (Tieta): Mistéééério!
Outros envolvidos:
Um dos directores da novela, o então marido de Ingra Liberato, entretanto ex-marido também de Daniela Escobar (O Clone) Jayme Monjardim, disse jamais processar um filho seu- referindo-se à acção judicial que o regresso de Pantanal no SBT originou.
Benedito Ruy Barbosa, o autor, tinha vendido os direitos de autor á Globo para escrever um remake, está em tribunal a investigar se pode cessar a transmissão da novela. (Pois sim…) e terá dito também, a respeito da afirmação de Jayme: não sei porquê fala assim da novela, quando só dirigiu os primeiros 20 capítulos e depois não saiu do escritório de S. Paulo, palpitando ocasionalmente na montagem das cenas. Dona Milú voltaria aqui a dizer: Mistééério!!
José de Abreu (Gustavo) ficou com a metade azeda desta história. Reivindicou que ajudou a criar a lei dos direitos de propriedade, dizendo que a novela não devia ir para o ar. Mal interpretado ou não, a verdade é que caiu mal e ficou marcado. O actor esteve também presente na novela «Desejo Proibido», interpretando com mestria o Coronel Chico.
Marcos Palmeira: Bzzzzz… sobre este, que há muito sumiu do circuito público, nada se sabe, se ouviu dizer ou parece se ter curiosidade. A última notícia a vir a público reportava o seu desagrado por a imprensa querer registar o seu recém-nascido filhote. Produz e vende produtos orgânicos há vários anos. Está escalado no elenco da novela Três Irmãs. (3/09/2008- Marcos pronuncia-se: http://180graus.brasilportais.com.br/gente/ator-marcos-palmeira-reclama-da-edicao-da-novela-pantanal-43250.html)
Nani Venâncio entrou na abertura. Era ela a mulher que se transformava em onça. Sobre isso diz que hoje sente vergonha dessa cena de nudez, que é uma mulher casada há 15 anos e com filhos e que na altura teve medo por ter de entrar numa jaula ao lado de uma onça. Hoje já não fariam assim…
Leandra Leal (sim, a Elzinha biscoito-fino de Ciranda de Pedra) entrou nesta novela no final. É ela a criança que dá as mãos a Claúdio Marzo (velho do rio) na cena final onde aparecem os créditos. A mãe Ângela fazia de Bruaca. Leandra tinha 8 anos.
Restante Elenco:
Marcus Caruso (Quim)- Três irmãs (2008)
Elaine Cristina (Irma) – escalada para a próxima novela do SBT (Revelação-2008)
António Petrim (Tenório) - escalado para a próxima novela do SBT (Revelação-2008)
Jussara Freire (Filó) – Chamas da Vida (2008)
Ewerton de Castro (Tim)- Chamas da Vida (2008)
Kito Junqueira (Assassino) – Chamas da Vida (2008)
Natália Thimberg (D. Mariana) - Queridos Amigos (2008)
Tarcísio Filho (Marcelo) – Queridos Amigos e Casos e Casos (2008)
Ângelo António (Alcides)- Duas Caras (2007/8)
Carolina Ferraz (Irmã jovem) – Beleza Pura (2008)
Ernesto Piccolo (Renato) – Beleza Pura (2008)
Fátima Freite (prostituta)- Malhação 2008
Flávio Monteiro (Nalvinha)- Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008)
Ítala Naldi (Madeleine adulta) – Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008)
José Dumond (Gil) - Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008)
Rosamaria Murtinho (Zuleica) – Sete Pecados (2007)
Cássia Kiss (Maria Marruá)- Eterna Magia (2007)
Ângela Leal (Maria Bruaca) – Amor e Intrigas (2007)
Totia Meireles (Vedete) – Duas Caras (2007)
Tânia Alves (Filó jovem)- Amazónia (2007)
Sérgio Brito (Antero)- O maior amor do mundo (filme 2006)
Oswaldo Loureiro (taxista) – A Lua me Disse (2005)
Haroldo Costa (padre) – Casa de Areia (filme 2005)
Artistas Falecidos:
João Alberto (Zaqueu) – logo a seguir ao fim da novela, AIDS/SIDA
Rubens Corrêa (Deputado Ibrahim) – 1996, coração (?) SIDA/AIDS
Alexandre Lipianni (Chico, filho de Maria e Gil) – 1996, acidente de viação (choque com um poste), 32 anos
Luiz Armando Queiroz (Empresário vigarista) – 1999, cancro
Rómulo Arantes (Levi) – 2000, acidente de ultraleve, 42 anos
Marcelo Barreto - director
Á Posteriori deste post:
http://www.titinet.com.br/news/marcos-palmeira-aparece-nu-em-cena-da-novela-pantanal-2959.asp * continuo aparvalhada com o que a imprensa brasileira considera ser notícia!
http://180graus.brasilportais.com.br/gente/ator-marcos-palmeira-reclama-da-edicao-da-novela-pantanal-43250.html * continuo sem perceber qual é o problema da novela regressar à tv no Brasil!
Nota: eles (os artistas) fazem uma obra linda. Anos volvidos, querem lá saber: querem é um bom pilim. Regride-se ao falso puritanismo. Irra! Até parece que a novela é porno. Pantanal continua a ser a novela mais vezes apontada como a melhor de sempre. Atrás dela vem Tieta. Por tudo isto, a quem a novela pertence? Ao público.
Read more...