Tenho de escrever outra vez sobre esta mudança do horário da novela Ciranda de Pedra.
Não creio que a tarde seja uma má opção para a novela. Porque outras do género, já ocuparam o mesmo espaço e se deram bem. Mas tenho de recriminar e até fazer um apelo (pleeeease!) à SIC:
NÃO aos capítulos de 25m!
Acho isto uma asneira fenomenal.
A novela não vai receber o público desejado e merecido com esta imbecilidade de formato mini-série.
E a razão é simples e óbvia:
É hora do almoço.
Muitos estão ainda em preparos que sobram das lides da refeição, e acompanham o início da trama meio que a fazer outras coisas. Mas sempre pretendem se sentar a ver pelo menos metade da história em sossego.
Só que, quando isso acontece, mal se aproximam do televisor começam a ouvir a melodia do genérico, a indicar que a novela chegou ao fim. Mais novela, só para o dia que vem. Novamente com um capítulo curto, que vai terminar no momento em que se vai ver.
Parece-me esta uma realidade que se repete pelos lares afora.
A SIC tem destes comportamentos dispares que não dão para entender. Mudam a novela de horário e têm a esperteza da iniciar. Para depois desfazerem o efeito benéfico dessa decisão com capítulos de duração de mini-série, ainda as pessoas estão a se levantar da mesa de almoço.
Socorro!!
Não posso mais.
Se têm problemas de alinhamento e precisam cortar em algo, que não seja em Ciranda de Pedra, pois a novela não tem um ritmo que se preste a isso. Cortem antes Como uma Onda, que é colorida, tem mais dinamismo, mais acção e assim, menos história não faz tanta diferença. Cortar Ciranda, quando esta já está fragilizada pela mudança de horário, pela regressão e por ser uma novela de época em pleno verão, é condenar á morte o produto.
Para cativar a audiência é preciso dar-lhe um pouco mais de tutano para esta lhe ganhar o gosto e correr por mais. É assim tãããão complicado de entender, programadores da SIC?
E eu a achar que estas são noções ao alcance imediato de uma criança de 10 anos.
Se a SIC fosse ao concurso da RTP apresentado por Jorge Gabriel, estão a ver a figura que fazia?
novelaspararecordar.blogspot.com
Chamada póstuma da mudança de horário(s) da novela Ciranda de Pedra, a ser exibida agora ás 14.15, novamente desde o primeiro capítulo e durante apenas 25m, na SIC. Filminho apelativo, embora um tanto enganador. Ao ritmo actual, para ver a parte do arrombamento da porta a pontapé, terá de esperar até 2ª ou 3ª feira que vem e para ver a parte final, do casal na praia, terá de esperar estimadamente uns 122 dias úteis.
A mudança súbita que a SIC deu à exibição da maltratada novela poderá não ser definitiva? Reparem que a chamada menciona «novoS horárioS». Vai-se o Verão, muda-se Ciranda?? Temos então, a primeira novela sazonal de exibição itenerante com capítulos de duração de mini-série e estimativa de ficar no ar ano e meio.
2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Não sei se é porque eu sou do Brasil e aqui já temos, digamos, horários padronizados de novelas, mas não imagino mesmo Ciranda durante o almoço, ainda mais com capítulos de 25 m e ainda por cima, em pleno verão. Ciranda é uma novela que cai tão bem para o horário das seis (como é exibido aqui, aliás a maioria das novelas de época, hoje na Globo passam às seis da tarde, isso talvez explique o fato de a fórmula já estar até desgastada), mas enfim. Acho um desrespeito mudanças de horários bruscas, cortes e mutilações das novelas, mas pior ainda é quando as tiram do ar. Isso já aconteceu várias vezes em emissoras do Brasil, e o maior prejudicado, além do próprio produto é com certeza aquele que está a acompanhar a novela. Puro desrespeito!
POr cá acabou «hoje» 7 Pecados, que ia para o ar ás 19h. Nenhuma outra é anúnciada para o seu lugar. Não me surpreenderia se Ciranda, fosse a «girar» para este horário. Só sabem fazê-la andar «á roda».
Tem razão quando diz que não consegue imaginar Ciranda à hora do almoço por estar no Brasil. É uma diferença geográfica que se reflecte, pelo clima, pelos hábitos, na apreciação das novelas em certos horários. Por cá, desejo Proibido passou de noite, horário nobre, no Inverno. Não a imagino no Verão de tarde, a receber o público que merece.
Para entender o que se passa em Portugal, «hoje» A Favorita foi para o ar á 1.00 da manhã. Estão no ar Ciranda e Como uma Onda (14.15 ás 16.30)Beleza Pura (18.00) e A Favorita (23.45 ou 1.15), na SIC. A estação não sabe se impôr e rege-se pela rival.
Sem avisar, hoje tb colocaram um RESUMO da Favorita no ar, mas foi subitamente interrompido em definitivo por uma notícia em directo, sob a qual estavam sempre a retornar durante a emissão. Nem deviam ter colocado o resumo no ar, muito menos, fazê-lo sem dar conhecimento ao espectador.
O desrespeito está a alastrar por cá também, como vê.
Cumprimentos.
Enviar um comentário