Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Meio em crise, novelas em Crise


Ultimamente tenho reflectido nas razões que levam à crise das novelas da Globo. Esta crise já data dos anos 90, embora se fale mais dela agora.

Depois li uma menção ao processo movido por alguns actores a um autor, por difamação. Também já soube do inverso: de autores a se queixarem do profissionalismo e ingratidão de alguns actores. É sabido que a reprise de Pantanal fez brotar pedidos de pagamento de direitos e que o autor processou o SBT. Houve quem reclamasse que o elenco da novela Desejo Proibido continha demasiadas estrelas de topo, prejudicando a escalação para as seguintes e quem reclamasse do protagonismo de Ciranda de Pedra ter ido para uma actriz de pouca idade. Existem muitas críticas em circulação, ainda que a coisa seja muito camuflada.

Na rede Record vi um concurso com um prémio final de 50.000 reais, no qual os participantes eram actores. Apesar de empregados e assalariados, lá estavam, a fazer de tudo para obter o prémio final de 50.000 reais. Se é assim para eles, imaginem só o que é para os que não têm um terço daquilo. Achei curioso porque, por cá, um concurso televisivo que meta celebridades tem por sistema destinar o prémio para instituições de caridade, não para os bolsos dos respectivos. Convenhamos, é o mínimo que devem fazer, já que não abrem os concursos ao espectador…

Neste assunto tenho uma opinião bem definida: se metem celebridades em concursos espero bem que não seja para estas ganharem dinheiro. Era só o que faltava!

Voltando à crise das novelas Globais, embora sem muito destaque, aqui e ali, vai-se percebendo coisas. O lado menos glamouroso de todo este meio artístico. A verdade é que, como em todo o lado, aqui também há muita trapaça, muita sacanagem, muitas facadas pelas costas…

Tudo isto contribui para o declínio. Afinal, vão-se os tempos em que um artista trabalha por amor à arte e com sacrifício (como em Pantanal), aceitando um baixo salário, ficam as exigências e as comparações entre os pares, dá-se liberdade à censura e fica a podridão cada vez mais exposta.

1 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Anónimo 24 de julho de 2008 às 19:05  

Também sempre achei estranho os actores ganharei o dinheiro. Se isso acontecesse cá, os actores ficavam mal vistos.


Laura Caçoeiro

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP