Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tony Tornado e o cordel

Há muito que não o via em televisão mas o retorno de Tony Tornado no papel de "Damião", em Cordel Encantado, tem sido um «encanto» de ver. Não passa de uma personagem secundária como tantas outras, mas como muitas outras iguais, tem uma carga dramática e uma composição que o actor consegue transmitir muito bem.

"Damião" é um homem da roça que, como homem negro casado com mulher branca, ao ter um filho branquela com cabelo ruívo logo fica convencido que a mulher o traiu. Claro que não se separa da esposa. Prefere massacrá-la durante anos e anos. E ao filho também, dizendo-lhe na cara que não é seu. Não perde uma oportunidade em nenhuma conversa para introduzir a suposta infidelidade da esposa. Infidelidade que esta nega sempre.

"Damião" é um homem amargurado, que está sempre do lado oposto àquele que a família desejaria. Em suma, está muito bem construído. É um bom regresso, ver um ator que andava "desaparecido" com uma personagem boa e bem agarrada. 

Read more...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Olha para mim que sou um Adónis!

O que é que se passa com as cenas de Malvino Salvador nas novelas?

Existem actores fetiches. Preferidos por autores ou realizadores. Mas ainda estou por descobrir quem concorda que Malvino Salvador é um adónis e porquê encabeça ele o papel principal em algumas novelas. À semelhança do que era costume nas novelas do autor Carlos Lombardi, o homem está sempre a aparecer em cena em tronco nu ou com toalha em volta da cintura. A questão é que nas novelas de Lombardi essa exposição do corpo era assumida, inserida na história. Neste outro caso, é dissimulado e parece até forçado para encaixar na história. O que só faz com que se destaque e se estranhe mais. Vou passar aos exemplos.

Primeiro reparei que cada vez que "Paloma", na novela Amor à Vida precisa ir encontrar "Bruno" (Malvino Salvador) ao seu apartamento, toca à campainha sempre na altura em que o rapaz está no chuveiro. Vai que o pobre tem de se enxugar à pressa para ir abrir a porta. Volta e meia, muita treta pelo meio, lá vai ela novamente tocar à campainha, lá está ele no duche. Mas é preciso meter tanto plano do tronco do actor? 

Mas não ia para referir esta impressão cá minha, até calhar sintonizar o segundo episódio de "Caras e Bocas". A cena é com Malvino Salvador. Mais uma vez a sair do duche e a meter uma toalha em volta da cintura. Depois enfia uns boxers e tira a toalha. Isto sempre a dizer texto. E a cada movimento de troca de roupa, um plano geral, para podermos ver a toalha quase a entrar, a sair, o boxer a entrar, a ser ajustado um pouco mais abaixo e tal... 

Coincidência não deve ser. Soa a algo pensado, planeado e desfrutado. Até parece que existe uma cláusula no contrato a estipular algo do género: "20% das cenas de Malvino são para mostrar peito e músculo". Tanto Amor à Vida quanto Caras e Bocas são de autoria do mesmo autor: Walcyr Carrasco. O elenco quase se repete também, pelo menos em algumas personagens centrais.



Read more...

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP