Poeira "assente..."
Faz já algum tempo que o vídeo de Maitê Proença agitou as águas. Agora que a poeira ainda não assentou (mas o tempo passou), o que acham das reacções que vimos surgir na midia?
Já não pretendo analizar o vídeo, mas as reações humanas. Pelo que li no youtube, se é que serve de amostra representativa, todos condenaram e mutuamente trocaram insultos com uma violência que, confesso, achei avassaladora. Este tipo de respostas insultuosas, com palavrões e ameaças fez-me de repente lembrar o tempo da inquisição e a novela Xica da Silva veio à lembrança, entre outras. Novelas que mostraram "outros tempos", em que se atiravam pedras ás adulteras, cuspia-se, despejavam-se fezes... tempos em que os castigos culminavam com o triste fim da mãe de Xica, na novela - desmembrada viva porque todos diziam que era bruxa.
Isto tudo para dizer que não sei até que ponto o mundo mudou quando por tão pouco, tantos e com tanta violência, aproveitam qualquer pretexto para atacar de forma selvagem e pouco inteligente qualquer figura que tenha colocado o pé na poça.
Eis alguns comentários tirados do youtube, para pensar...
Mas entretanto, encontrei esta pérola e não parei de rir! Vejam também.
Comentários:
Uma tempestade num copo de água. Sentir-se ofendido com as frivolidades e disparates do programa Saia Justa ainda que pela boca de uma actriz brasileira querida dos portugueses é desprezar a própria inteligência, pura perda de tempo e energia. Lembro que existem verdadeiros problemas globais. Dou alguns exemplos: a deflorestação da Amazónia e das outras florestas tropicais, pulmões do planeta, a guerra, a pobreza, as alterações climáticas...Será preciso dizer mais?
A actriz/escritora, assalariada da Tv no Brasil, tem um programa de que é apresentadora, mas não manda na Tv. O video é de uma inconsequência e frivolidade totais, nem ofensivo é de tão estúpido que chega a ser. O que é que há para desculpar? É surpreendente uma mulher ser tão bonita, inteligente e aparentemente tão infantil. Nos telejornais nacionais em Portugal não sei quem manda. Espantoso é que um programa brasileiro com 2 anos venha agora agitar a nossa tranquilidade pós-eleitoral. Mesmo sem uma teoria da conspiração por trás não há dúvida que a televisão é o meio de comunicação global utilizado da maneira mais estúpida que existe. Raros são os bons programas que divertem e informam realmente, para não dizer que fazem exactamente o oposto. Ser exigente é uma obrigação!(fim)
A Maitê e a sua cuspidela no orgulho nacional suscitaram a indignação generalizada mas, lembro, o acôrdo ortográfico o que será então? A alguém interessou ter que ser Portugal a acertar o passo com os países de expressão portuguesa? O conceito de acôrdo ortográfico é, só por si, bem estúpido. A língua é cultura que evolui por si própria. Sentir-se ofendido(a) pelos disparates da Maitê e o seu frívolo programa é desprezar a própria inteligência.
Em relação a reportagem que apareceu no programa saia justa devo dizer que é do mais estupido que existe, e que para uma reportagem com teor humoristico, como a atriz mencionou, deixa muito a desejar..há que lamentar a triste imagem da Maite.Como portuguesa nao gostei do acto de cuspir num patrimonio nacional como os jeronimos, é de uma falta de respeito brutal. Quando a discussão portugueses vs brasileiros acho um disparate,nao vamos generalizar..
Veja o que há de vídeos no youtube contra os brasileiros e nem por isso os jornais daqui divulgam, ah mas quando é contra eles, aí não se pode, bebê chora... Se o Jornal Nacional da Tv Globo resolver divulgar todos os vídeos onde tenha algo que possa ser interpretado como ofensa ao povo brasileiro e com isso jogando os brasileiros contra portugueses generalizando à todos isso iria longe Tanto é verdade que a maneira que as reportagens foram aqui veiculadas em Portugal foram editadas e são elas diferentes da maneira como foi conduzida no programa em que a Maitê participa.Penso que a Maitê deveria até pela integridade pessoal dela ir à justiça, pedir indenização e direito de resposta. Foi grave a coisa por aqui.
O que mais me espanta não é atitude da Maitê que, reconheço, foi um tanto infeliz, mas a reação despropositada que ela provocou. São tantas as ofensas dirigidas ao Brasil e sua gente, que os portugueses vão acabar perdendo a razão. Visitem outros foros e verão toda a sorte de "adjetivos" que estão usando para se referirem a nós. É assim que um povo que se diz tão civilizado se comporta? Por favor, deixem de hipocrisia. Se a Maitê os ofendeu, vocês estão nos ofendendo muito mais.
A questão aqui evidentemente não é que o povo português se sentiu ofendido, mas sim uma boa oportunidade que eles encontraram para aflorar mais a xenofobia, cada mais evidente em Portugal, Os brasileiros brincam muito com piadas de portugueses, sim! Mas nunca tratamos mal um turista, ou mesmo um imigrante, independente de que pais seja.Vão se indignar com coisas mais sérias...
Ao cuspir a atriz apenas imitou a escultura da fonte. Falta a todos o senso de humor ao interpretar as reais intenções deste vídeo.Ela não quis ofender nossos irmãos portugueses. Apenas levou a reportagem para o lado cômico. Da mesma forma que em Portugal existem piadas de brasileiros, no Brasil é comum se fazer piadas sobre os portugueses. Mas não há o objetivo de ofender.
Lamentável! Mas não se pode condenar uma pessoa por 1 erro. Não é justo! Há preconceitos de ambos os lados. Aí se pensa que toda brasileira é puta e aqui insistimos nas piadas maliciosas sobre portugueses. Quem quiser condená-la, que o faça! Mas atire a primeira pedra aquele que não tem preconceitos contra brasileiros;-) Concentremo-nos naquilo que nos une! O que nos separa é muito pouco e insignificante pra merecer tanta atenção. Perdoar vale a pena, quando a alma não é pequena.
Por que os portugueses se importam tanto com o que nós pensamos de Portugal? Meu Deus, foi só uma brincadeira... não precisa desse escândalo todo, que exagero. Aff.
É isso mesmo.Generalizar é cometer o mesmo erro que pessoas como essa Maitê cometem.Gente xenófoba, gente inculta, gente preconceituosa, arrogante e afinal de contas tão pequenina que nada valem.Por causa de uma pessoa que erra não erre toda a humanidade.O povo brasileiro merece melhores artistas e programas de TV do que isto!
Até os portugueses gozam consigo próprios. Agora, estas piadinhas da Maitê são de um tal mau gosto e revelam tal ignorância que até mete dó. O pior de tudo é aquela cuspidela na fonte, é verdadeiramente pornográfica... Um gesto muito ordinário! Que brasileiros ignorantes pensem assim compreendo, mas gente "culta" que conhece Portugal, que é aqui bem recebida e depois diz aquelas coisas é inadmissível e pura má-fé.
nao tem nada demais...brasileiro é assim mesmo. Burro. E ri-se disso. Por ex, enviou um mail dizendo que nao consegue enviar mails.... tem mais burro que isso??
NOta: o vídeo foi feito há 2 anos e só agora divulgado, talvez porque só agora algumas pessoas com algum poder de entrar em contacto com os media os decidiram divulgar. Pelo menos assim rezava a crónica de Luisa Castelo Branco, dia 13, num jornal gratuíto para o qual escreve. Ela, que já fez parte de um programa similar na SIC Radical, não parece ter achado tratar-se de uma rúbrica brincalhona... já Miguel Sousa Tavares mencionou algo dentro da linha que defende Maitê e reforça a sua inteligência e revela desdém por todo este alarido que, como tem vindo a ser hábito, considera mediocre...
2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Nossa, que saudades de entrar aqui. Preciso me atualizar no seu blog!!! Preciso dizer que adorei essa frase: "Isto tudo para dizer que não sei até que ponto o mundo mudou quando por tão pouco, tantos e com tanta violência, aproveitam qualquer pretexto para atacar de forma selvagem e pouco inteligente qualquer figura que tenha colocado o pé na poça". Peço licença para transcrevê-la no meu twitter, hehe... sério, concordo totalmente com o post!
Abraço!
Obrigada Andrizy.
Venha espreitar quando quiser, é sempre bem vinda.
Abraços
Enviar um comentário