Personagens e finais
Tenho pena do Januário na novela "O Cravo e a Rosa". O rapaz é bom de doer, mas o que dói é constatar a maneira como é tratado pelos outros. Não me conformo com a forma como os da fazenda o tratam, logo ele, o mais trabalhador de todos. Até deixava de receber o salário e fez noitadas só para não deixar a fazenda ir para o brejo. Parece que a ficção imita a realidade, mas sobre uma lupa. Na vida real, não havendo "Januários", com o jeito parvo deste, existe o João, a Maria, o Manuel, a Luisa etc, comuns a qualquer outra pessoa com que nos cruzamos na rua, que são verdadeiros "Januários": trabalham muito para receber patadas em troca.
Vontando ao Januário, o seu sonho desde o início da novela é casar com Lindinha. Mas da moça, o pobre do rapaz só recebe agressões. No final, os dois ficam juntos.
Não me conformo com este final. Não dá a cada um o que eles merecem. Januário devia chegar ao último episódio e encontrar outra moça igualmente da roça que se interessasse genuinamente por ele. Com isso ele ia descobrir o que é receber o amor de alguém e concluir que Lindinha não lhe interessa mais e as atitudes dela acabaram por matar o sentimento que ele nutria. Lindinha (que de linda tem pouco!) merecia ficar como a Neca: seca e encroada - como Lindinha tantas vezes diz para magoar a outra. O seu coração de pedra merecia ter esse fim. Quiçá, ela se tornaria uma "rival" de Kiki, na vida?
Isto é que é fim justo. Mas a ficção gosta de imitar a realidade exagerando-a mas quando chega ao fim, é invenção total!
2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:
Hoje diverti-me muito com aquelas cenas de Catarina a querer levar o Calisto de carro. Foi tão divertido!
Vc nao tem a novela Carmem da extinta tv manchete completa?
Enviar um comentário