Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sábado, 23 de agosto de 2008

A Favorita: A revelação do crime

Não sei quanto tempo falta para ver a parte em que se descobre quem é a assassina em «A Favorita» mas a SIC já aproveitou o falatório para auto-promover a novela. Não sei é se foi visto por muitos, pois estas promoções são tão fugazes e esporádicas, que é por sorte que as apanho. Vale-me a tv acesa de noite enquanto faço outras coisas.

O que passou na SIC foi um curto spot de talvez 15 segundos, chamando a atenção para a brevidade da revelação. Foi ilustrado com imagens desse momento: flashes de Flora a segurar uma arma com uma camisa enxadrezada, o rosto e o cabelo idênticos, e outros flashes de Donatella, com o rosto e cabelos idênticos.


Na imprensa vi também umas mini-imagens desse momento decisivo: Flora a apontar uma arma, vestindo uma camisa enxadrezada, mesmo cabelo e rosto e o mesmo para Donatella. Não vi nem procurei mais nada sobre esta cena.
Tenho dúvidas que este momento da «revelação» esteja próximo, pois a história ainda não aponta para a possível culpa de Donatella. Até agora, só mostra Flora a incriminá-la e a ter reacções suspeitas. Se é apenas isto o que levou muitos a acreditar na culpa de Donatella, é de surpreender.


Mas onde quero chegar é ao momento do crime e ás imagens que a comunicação social já deixou trespassar para o público. Um crime cometido 18 anos antes mostra as duas principais protagonistas tal e qual como são hoje. Nenhum esforço parece ter sido feito para as levar de volta aos anos da juventude, altura em que o crime foi cometido. Nenhuma indicação temporal foi dada. Flora veste-se igual e Donatella também. Além disso, têm o mesmo penteado, idêntico até no comprimento.


Se esta interpretação está correcta, é uma grande gaffe mostrar as personagens iguais aos dias de hoje. Vejamos: há 18 anos atrás, Donatella seria ainda mais perua do que é hoje. Mais deslumbrada pelo luxo, do qual usufruia há pouco tempo. A sua aparência há 18 anos, em finais dos anos 80, não podia variar tanto do que era a estilo próprio da altura. Usavam-se roupas largas e justas nos sítios errados, com estampados e tecidos coloridos. Enxumaços nos ombros e adornos como pulseiras, brincos, colares (cordões), malas (bolsas) etc, exagerados em tamanho, forma e cor. Os cabelos e maquilhagem foram o que se sabe: também exagerados. Cabelos em pé, com muita laca e com aquela poupa/crista de franja com ripinhas...


Se não é assim que se vestem as personagens na altura do crime, se não estão maquilhadas e com um cabelo diferente, então não é visualmente credível, a menos que a história esteja a ser contada pelo ponto de vista de um interlocutor que as vê como são agora.


É esperar para entender.

2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Jadir 25 de agosto de 2008 às 03:40  

aqui no Brasil já foi a revelação faiz tempo e a cena é bem forte
a donatella vai tentar matar flora mais não vai ter coragem dai a flora vai falar que ela não tem coragem nem de matar uma mosca e vai contando tudo o que aconteceu
alguns capitulos depois a flora irá matar salvatore e irá incriminar donatela
então donatela será presa e no brasil essa semana mesmo donatela já sai da cadeia, falando nisso ontem (sabado) a flora matou a Maira, por que o baiano que viu a flora matar salvatore contou para maira e flora descobriu tudo e mandou dodi matar maira
na fuga da maira ela é atropelada e vai para o hospital fazer uma cirurgia para continuar viva
a cirurgia é um sucesso e maira fica respirando atraves de tubos, mais flora irá entrar na sala desfarçada de emfermeira e irá desligar todos os aparelhos que a mantem viva

Anónimo 27 de agosto de 2008 às 11:59  

Não deve demorar muito, porque eles já estão a fazer publicidade a essa cena.

Laura caçoeiro

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP