Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 4 de novembro de 2007

VIRA-LATA Vira-Sucesso


Já aqui falei desta novela. Vira-Lata, escrita por Carlos Lombardi a seguir a “Quatro por Quatro”. Foi para o ar em Portugal e no Brasil no ano de 1996. Mas um fenómeno diferente ocorreu nos dois países. No de origem, um fracasso, no “irmão” um sucesso. O mesmo produto, recepções diferentes. O que realmente contribuiu para a disparidade?

Neste Blogue gostava de ouvir a opinião de terceiros. Por isso invoco a vossa contribuição. Quero saber onde a viram e o que acharam. Em que condições a novela foi para o ar, que possam ter contribuído para a forma como foi recebida? Escrevam e contem, pois tenho curiosidade. Percebo que existem fãs da mesma que ocasionalmente, aqui e ali, procuram rever algumas cenas.

Já expliquei que em Portugal a novela sofreu três mudanças de horário, sendo que as últimas serviram já para conduzir a audiência que estava a receber para o horário em que a necessitavam. Mas ainda não disse que só comecei a acompanhar esta novela quando mudou para o horário do almoço, já a uns capítulos avançados. O que não é meu hábito. Vi os primeiros, que passaram, se não estou em erro, num horário nocturno de fim-de-semana, e não gostei. Existiu uma sequência de helicóptero envolvendo a personagem “Lenin” que foi absurda: num momento estava pendurado neste, no outro caminhava em solo firme. Também existiu uma certa imperceptibilidade de diálogo, rápido e muito expressivo, que perturbou o acompanhamento. Tudo isto fez-me desligar de Vira-Lata. Até um dia ter chegado a casa para almoçar, ter ligado a TV e não ter conseguido deixar de a ver.

Então, é o horário o factor mais importante? Existiu alguma alteração de texto ou direcção nesses poucos capítulos de avanço? O que aconteceu no Brasil? Que faixa etária de público mais agradou?

Respondam dando as suas impressões pois é uma questão interessante.

PS: No entanto me apetece referir que, mais agora do que quando estava envolvida a assistir a história, me parece existir pouco à-vontade entre os actores Marcelo Novaes e Carolina Dieckman, o par mais romântico da história. Principalmente da parte dela, ainda muito crua como actriz e com falas por vezes imperceptíveis, denoto um certo pouco à-vontade com cenas íntimas ou nas que surge em lingerie ou embrulhada numa toalha http://br.youtube.com/watch?v=DzGXMtWOVs0. Fiquei até com a impressão que se dependesse da vontade de outros, a heroína apareceria mais despida. Talvez o impedimento maior, além da falta de vontade, fosse a idade. Penso que Carolina atingiu a maioridade a meio das gravações da novela. Ainda assim, passando-se a novela na praia, seria naturalíssimo ver a personagem em fato-de-banho! E para estar vestido adequadamente na praia não é preciso ser-se maior de idade.

English Version:
I’ve already spoke about the soap “Vira Lata”. Written by Carlos Lombardi after “Quatro por Quatro”, it went on air both in Portugal and in Brasil in 1996. But different phenomena occurred. It was a success in the recipient country and a failure in the country from origin. What happen?

I’ve already explained the soap suffered three schedule changes in Portugal, but haven’t said I didn’t enjoy it the first time I saw it. I believe, if I’m not mistaken, it first went on air on weekend’s nights. The first episode showed a confuse non-sense sequence with the character “Lenin” hugging from a chopper and immediately after running inside a building or something. It killed my interest. I’ve only started to watch this soap one day, after arriving home to make myself lunch and switched on the television. I got hook.

In this Blog I’m interested in hearing about other people experiences. What is your opinion about this soap? Is schedule that important? How was Vira Lata received in Brasil? What do fans think about it? About what age were they in?

Please leave your opinion here.

PS: about this soap I still feel the need to refer that I find that the couple of actors who interpreted Deu and Renata, the most romantic pair of the story, were not very in tune with each other. Specially her, who was still very raw in acting skills. It seems to me that she is uncomfortable with intimate scenes and the ones in witch she as to be in less clothes. ( Humm… a beach oriented soap that never showed this character in a biquini….). Maybe she was not still at age, maybe… or not. Although I believe that if it depended on other people’s will, this main character would have showed herself less uptide and more within the soap spirit.

5 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Carolina 17 de novembro de 2007 às 22:00  

Não se pode dizer que Vira lata tenha sido um grande sucesso em Portugal, mas também não foi um grande fracasso. A baixa audiência no horário de fim-de-semana talvez não justificasse a primeira mudança de horário, mas a SIC estava ansiosa por estrear o fim do mundo na primeira semana de outubro. Tendo por certo que a audiência subiria, retirou imediatamente vira lata do horário de fim de semana e mudou-a para o horário do almoço. Nesse horário, estavam a ser exibidos, com enorme sucesso, os últimos capítulos da reposição da guerra dos sexos, a maior audiência que a SIC conseguiu no horário do meio-dia em toda a sua história, ultrapassando os 8,5% em pleno verão de 1996. Na altura, havia uma revistinha semanal do jornal de notícias que publicava os vinte programas mais vistos de cada canal. Isso dá para explicar muitas das mudanças que a SIC fez e compreende-se porque é que esses dados já não são acessíveis ao público em geral. A SIC contava que Vira-lata repetisse o sucesso de quatro por quatro, exibida no mesmo horário em 1995, que chegou aos 7,6%. O que acontece é que, logo que a reposição de Guerra dos sexos chegou ao fim, a audiência de Vira-lata, que lhe estava colada, começou a descer vertiginosamente estacionando abaixo dos 5%. Alarmada, a SIC colocou outros programas como o juiz decide e imagens reais ao meio dia e vira-lata passou para as 11 e meia e mais tarde para as 11 horas da manhã. Vira-lata foi substituída por Tocaia grande, sem sucesso e com audiência mais baixa que Vira-lata. Como foi notório Tocaia grande só foi comprada pela SIC devido ao receio de que fosse adquirida pela concorrência. Seguiu-se a reposição de sonho meu, que já vinha dos fins-de-semana, ao fim da tarde. A SIC investe então na reposição de Baila Comigo, na esperança que uma novela antiga alavancasse o horário do meio-dia. A novela estreou de facto ao meio-dia, mas a audiência caiu para 4% e a Baila comigo passou para as 10 da manhã. Mais tarde, em 99, a SIC torna a tentar reactivar o horário com Zazá, mas não vai além dos 5%.

novelista 19 de novembro de 2007 às 19:59  

Cara Carolina,
Obrigada pela sua participação! É bem informativa e factual, pelo que lhe agradeço. Cheira-me por isso que conhece bem do que fala... trabalha(ou) nestas lides ou como eu, é apenas uma curiosa?

Demorei estes dias a publicar o seu comentário porque procurava um trecho do documentário sobre a SIC (de um canal Francês) que gostava de "colar" ao post. Não encontrei mas talvez venha a encontrar. Por isso, continue a visitar o blogue. Cumprimentos.

T 3 de dezembro de 2007 às 22:08  

Vira lata foi uma excelente novela, muito boa mesmo, a melhor que eu já vi.

Gabriela 19 de julho de 2011 às 12:29  

Quais os valores no Brasil exactamente?

É que às vezes falam de fracasso no Brasil e ainda assim os números são altíssimos (impensáveis por cá).

Sandro Grendene 15 de outubro de 2011 às 05:47  

No Brasil, posso dizer que nao foi um fracasso, mas longe do sucesso que obteve Quatro por Quatro, o público é muito crítico e se queixava que era uma repetiçao da novela anterior, além de o autor inventar qualquer pretexto para mostrar homens sem camisa. Nao cheguei a acompanhá-la, mas como a TV sempre estava posta na Globo, me inteirava do que ia passando na novela..... As situaçoes eram absurdas e os diálogos bastante fracos, tudo com tal de..... mostrar os protagonistas seminus. Ver o grande ator Murilo Benício sempre em calça de pijama me dava vergonha alheia, já o marcelo Novaes, é a única coisa que sabe fazer...e como sempre, a marca registrada do autor, além dos torsos de homens: as personagens femeninas sao histericas e as crianças, insuportavelmente maduras.Enfim, uma decepçao para os (ou as) admiradoras de Carlos Lombardi, nao para mim.

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP