Ciranda de Pedra - estou a ver
Quando me lembro que a novela Ciranda de Pedra está no ar, ainda a ponho a gravar. Afinal, neste horário não existe toda aquela poluição visual, de rodapés, pop-ups e logotipos. Nem intervalos, graças a Deus! Mas só agora, um pouco após a chegada de 2010... porque durante muitos meses, mesmo a começar quase às 5 da manhã, a SIC mantinha uma exibição de capítulos desgastante... os primeiros minutos eram a repetição do capítulo anterior. Depois entrava a publicidade, bastante até, e retomavam a exibição do capítulo, ainda com cenas já vistas. Na prática, entre um primeiro e um terceiro capítulo, o 2º era todo composto de cenas repetidas! Sinceramente, não existe novela brasileira mais maltratada e enxovalhada que esta Ciranda de Pedra... o que ela tem sofrido nas mãos da SIC!
..Mas vou falar um pouco da trama.
Acabo por ver alguns episódios e a distância ajuda a perceber que as impressões iniciais têm fundamento. Lembram-se que dizia que a Elsinha era uma melga? Pois continuo a achar a personagem a coisa mais chata e irritante da novela! Dá vontade de desligar de imediato o televisor. Na verdade, só a musiquinha da personagem por si só, causa irritação. Já anuncia mais palhaçada, mais do mesmo... aborrece.
.
Caricata estava também a personagem de Osmar Prado. Para piorar, a história dá uma volta e o milionário vira mendigo. Nessa condição vai estabelecer amizades com todos os seus conhecidos, que não percebem que ele e o mendigo são a mesma pessoa!
.
Só tem um problema: a situação não convence ninguém! Uma pessoa é tão rapidamente reconhecida pela voz, que é ridículo tentarem convencer o público que aquilo é disfarce de sucesso. Osmar Prado conversa com a mesma voz, com os mesmos tiques, com a mesma entoação, e nem a filha, nem o filho, sabem que estão a falar com o pai? Eu estava só a ouvi-lo e já sabia que era ele!
.
É triste quando actores conceituados, que já fizeram tantas personagens marcantes, viram o disco e tocam o mesmo. Será que, para actores idosos, os papéis em televisão são só de personagens que servem de alívio cómico? Osmar Prado já fez comédia em "Caminho das Índias". Na realidade, as personagens de Ciranda de Pedra e desta última novela são pouco diferentes entre si, embora devessem ser tão distantes como o sol e a lua! A interpretação também é ela-por-ela, só muda a indumentária. Read more...