Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Maria de Fátima em "Avenida Brasil"


"Avenida Brasil" vai ainda nos primeiros capítulos mas já tem uma dinâmica muito cativante. Ver Adriana Esteves (Carminha) enrolada com Max se transformar numa cândida viúva triste com a aproximação de "Tufão", faz lembrar "Maria de Fátima" em Vale Tudo.

Toda a dinâmica do golpe, a cumplicidade e o planeamento com o cúmplice, a forma como se "descartam" dos que se metem pelo caminho, traz de volta "Maria de Fátima". Suspeito que Carminha não vai ser uma vilã que só é odiada, ela vai também fascinar. Vai partilhar com "Maria de Fátima" alguma compaixão e compreensão, porque adivinha-se que a vilã deve ter passado o "pão que o diabo amassou" na sua meninice. Mas isso não desculpa as escolhas de vida...   

A história é tão boa que se desculpam todas as partes menos credíveis. A forma como "MonaLisa" , uma autêntica Raquel Acioli, adopta de imediato aquela criança sem se perguntar se além de mãe ela tinha pai, tios, tias ou avós, por exemplo*. Desculpa-se que se mostre uma realidade com que muitos embirram, por não desejarem que se evidencie em novelas, que é os meninos que catam lixo no Brasil. A história é bem feita, é doce, cativa. Cativa como poucas conseguem nos dias que correm. 

E isto é um bom sinal. Espelha também as mudanças sociais e económicas que progressivamente ocorrem no Brasil. Há não tão pouco tempo boas novelas como esta teriam sido um tanto ou quanto preteridas em favor de tramas mais fáceis e menos complexas. (ver abordagem aqui). Boas novelas não espelhavam boa audiência, perdendo para boletim básicos. Isso está a mudar. E pelo todo, é um excelente sinal!  

* MonaLisa depois de se apegar ao miúdo, lá lhe pergunta sobre os familiares. Esta nova "Raquel Aciolli" não teve de tirar meninos da rua para vender sandes na praia, mas haverá decerto na trama alguém que tente ajudar os meninos da lixeira. Muito bom, muito parecido, bela história

2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Danielle Carvalho 3 de outubro de 2012 às 00:17  

"Avenida Brasil" é a melhor novela surgida por aqui desde "Senhora do Destino", em 2005. Ela caminhou lindamente até 2, 3 meses atrás. Agora, está no último mês por aqui. Nos últimos meses, porque atingiu boa audiência, foi estendida e ficou enrolada. Carminha, uma vilã mais cativante que a mocinha, perdeu o matiz pra tornar-se caricata. Mas você, que é tão arguta, vai se dar conta quando as barrigas começarem a aparecer.
No entanto, alguns núcleos de apoio continuam bem interessantes. O da Monalisa atingiu momentos brilhantes, lá pro 3., 4. mês da novela. O do Leleco, fora da mansão, está legal até agora. Há muita inverossimilhança no do Cadinho. Ainda assim, na comparação com as tramas anteriores essa continua ganhando disparada.

Abss
Danielle

npr 3 de outubro de 2012 às 00:34  

Olá Danielle, bem vinda e obrigado por comentar mal tive tempo para terminar a paginação. Se o que diz é verdade, e creio que é, sim, essas barrigas notam-se a léguas. E se uma vilã boa como esta virar caricatura, é um tanto triste porque cai no cliché. Mas ainda assim, como consegue fascinar, creio que aqui deste lado a história também vai agarrar público, mesmo passando tão de noitinha.
Beijo.

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP