Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 26 de julho de 2009

Mudam-se os tempos... e os hábitos

Olá a todos.


Hoje vim escrever sobre o horário da novela "Caminho das Índias", que, para quem não sabe, em Portugal vai para o ar sempre depois das 22.30 horas.
.

Este horário acabou por pegar. As novelas brasileiras de horário nobre que passam em Portugal (canal SIC) têm sido alvo de muitas críticas nos últimos anos, devido ao facto dos telespectadores estarem a «morrer» de sono e a novela não ir para o ar. O resultado é que nem sempre conseguem lutar contra o cansaço e perdem muitos capítulos..
.

Confesso que é o que se passa comigo. Nem sempre consigo ver a novela "Caminho das Índias". Perco alguns capítulos e nem me preocupo. E esta é a nova maneira de ver novelas.
.

.
É um novo hábito que se instituiu, passou a ser assim e existem causas diversas para que assim seja. Ver novelas ou outro tipo de programa televisivo nunca mais vai ser a mesma coisa. Hoje habituámo-nos às multi-tarefas e também às multi-ocupações. Se a mulher sempre teve de ajustar «ver a novela» com a lida da casa, os filhos, o marido e os tachos e panelas, hoje existem outros hábitos que mudaram a forma de se ver novela. Sendo o computador, o responsável mor. Ora estou a ver a novela e outros programas de televisão com mais ou menos atenção, ora estou no computador a escutar e a dar uma espreitadela ao ecran da Tv. E estes hábitos já dizem tudo...
.

A forma de se ver e viver a novela mudou para sempre. Viverá na recordação apenas, o tempo em que se tratava de um hábito apreciado com maior devoção e maior sentimento. Admitamos, nada voltará atrás. Mas também, por melhor que uma novela seja, jamais voltará a receber do nosso tempo a total «exclusividade» que lhe reservávamos e jamais vai deixar de ser partilhada com outras ocupações. Perder uns capítulos já não nos vai deixar desolados... sempre existe a «espreitadela» no youtube ou no próprio site da Globo...
.
Mudam-se os tempos, e os hábitos!

1 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Laura Caçoeiro 27 de julho de 2009 às 14:25  

Acabo sempre por dormir a meio do episódio, também. E já tenho estado algumas vezes no computador e a ouvir a novela. São mesmos os novos tempos.

Mas também ajudava se a Sic coloca-se a novela um pouco mais cedo!

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP