Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 17 de agosto de 2008

A assassina (Favorita)

Neste momento, tanto por cá em Portugal quanto pelo Brasil, penso que já todos sabem que é Flora a assassina na novela «A Favorita». A notícia chegou a ser publicada com direito a fotografias do acto nas revistas que falam de novelas.


Aqui em Portugal a trama vai com atraso em relacção ao Brasil. Neste momento, Lara «acabou» de conhecer Halley, Donatella começou a namorar a sério com Zé Bob e Catarina levou a sua primeira surra. Mas há muito que a culpa parece ser de Flora. Garanto que nesta fase, há pelo menos duas semanas que a culpa aponta na direcção de Flora. Ela age com calculismo, esperteza e frieza. Enquanto isso, a sua rival Donatella revela-se uma mulher que troca as mãos pelos pés, é insegura e incapaz de compactuar com uma mentira sem ficar com a consciência pesada. Ela vai ver Flora na cadeia após saber que esta é falsamente acusada de esfaquear um homem e olha a rival com pena e arrependimento. Flora é a mulher que ela jura ser a assassina! Só pode ser a mocinha...


Não vi o episódio de ontem, mas o de hoje mostra Flora e Irene a ter uma conversa. Irene diz que a sua expressão é de felicidade e Flora responde que deve ser porque dormiu bem. Logo a seguir, Maria do Céu procura Lara para confessar que Cassiano não lhe comprou o vestido e que mentiu, mas a mando de Donatella. E entrega-lhe um brinco como prova.
Está na cara que é armação de Flora. Na conversar com Irene, Flora diz que Gonçalo ainda se vai arrepender e que as provas vão começar a surgir. As provas plantadas, quer ela dizer. Não sei o que vai acontecer daqui adiante para que parte do público brasileiro acreditasse mais na culpa de Donatella. Mas o que Flora está a fazer agora, é fabricar provas. Logo a seguir o médico é seguido para ser alvo de chantagem de Dodi, que quer que ele mude o depoimento que inocentei-a Donatella. Ora, se isto não é atitude de pessoa culpada…

Silveirinha é o cérebro por detrás do início da derrocada de Donatella. Traz ao conhecimento de todos os 22 milhões de dólares, faz todos perderem a confiança em Donatella com a história do homem contratado para se esfaquear e instruí Dodi a chantagear o médico «veado». Continuo a achar que ele é movido por ciúmes. Só quando viu o amor entre a patroa e Zé Bob é que Silveirinha começou a agir assim. No passado, deve ter feito o mesmo em relação a Marcelo. Ele quer Donatella a todo o custo, mas esta vê nele um misto de empregado a pai! Silveirinha não tem chances.

No episódio de hoje, percebi o quanto a atitude de Catarina prejudica os seus filhos. Como pode uma adolescente e uma criança crescer saudáveis naquele ambiente? A postura de Catarina não ajuda. Ela permanece sem reacção e submete-se a tudo. Ela nega as agressões. Os filhos tentam ajudá-la, pedem-lhe para ir embora dali, e ela recusa. Quando desabafam o que está a acontecer e solicitam ajuda, Catarina chama-os de mentirosos. O comportamento de Catarina também tem efeitos negativos para os filhos.

Não consigo encontrar nesta novela uma prestação feminina que desgoste, ao ponto de não me convencer. Tenho lido críticas menos favoráveis à interpretação de Cláudia Raia mas, mesmo confessando que não a acho boa actriz e só gostei de a ver em Terra Nostra, não acho a sua prestação ruim ao ponto de a considerar má. O mesmo já não posso dizer do núcleo masculino.

É impressão apenas ou Thiago Rodrigues (Cassiano) é sempre o mesmo, dentro e fora dos ecrans, nesta ou em qualquer outra personagem? E aquela barba, por Deus, já em Páginas da Vida ficou provado que lhe fica tão mal!

Outro que parece ser sempre o mesmo é Tarcísio Meira (Copola). Tudo aquilo soa a algo que já vi uma, duas, três vezes. Ou o actor faz sempre tudo igual ou está sempre a fazer personagens iguais na televisão. Deste grupo de interpretações que não convencem, retiro Murilo Benício (Dodi). Agora que a sua personagem é assumidamente bandida, acostumei àquela barba estranha, ás roupas, à voz que já ouvi antes não sei onde…

Os melhores no feminino são Lilia Cabral (Catarina), que rouba a cena, Ângela Vieira (secretária de Gonçalo) que aparece pouco e sem grande desenvolvimento, mas marca presença, Christine Fernandes (Rita), que melhora com a idade, Helena Ranaldi (Dedina) que, tendo uma personagem apagadinha e com tendência para ser chata em oposição ao marido hippie, vira uma leoa com garras quando defende o marido das calúnias políticas. Também Ana Roberta Gualda chama a atenção. Fazer a Greice, com toda aquela simplicidade e emotividade não deve ser nada fácil e ela está perfeita. Outra que faz o papel melhor que ninguém é Selma Egrei, a Dulce, mãe de Rita. Ninguém faria com tanta credibilidade e tão bem conseguido, aquele personagem, em tão pouco tempo adentro da história.

Outras interpretações femininas estão também bem, mas não se destacam pela explosão de talento ou se destacam demais.
.
No masculino tenho de elogiar Fabrício Boliveira, o actor de Deduzinho. Adoro a forma como consegue interpretar a sua personagem. Segue-se Mário Gomes. Está muito bem e consegue sobressair, no pouco espaço que tem para brilhar. Ele é o máximo. Segue-se o intérprete de Orlandinho. Simplesmente adorei a demonstração de talento por metro quadrado! Orlandinho começa como um patricinho filho de papai, naquilo que pensamos ser uma participação única e vira homossexual. O coitado foi visto pela última vez a ser arrastado por uns tantos gorilas contratados pelo seu próprio pai, para lhe ensinarem a ser «homem». Ainda há muito divertimento por vir!

1 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Jadir 25 de agosto de 2008 às 03:46  

essa semana filha de catarina fugi ude casa (no brasil) mais ontem sabado ela já foi encontratada
em revistas de fofoca no brasil já estão falando que ela está gravida

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP