Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

domingo, 22 de junho de 2008

Pantanal para sempre


Se a inveja fosse um sentimento que me caracterizasse, talvez sentisse um pouco dela por a novela Pantanal, estar de volta à televisão... Brasileira. O canal SBT, numa atitude inteligente, trouxe de volta a novela que tantos, mas tantos não se cansaram de escrever aqui a pedir para ver. Mas Pantanal não regressou sem polémica. A novela, exibida na íntegra e sem alterações, é antecedida por um novo/a genérico/abertura/creditos (GAC).

.
Isto levantou muitas críticas. Afinal, a abertura de Pantanal, com a famosa Nani Venâncio a surgir da imagem de uma onça pintada, foi das aberturas com mais sucesso que marcaram a memória de um vasto público. Tal como a de Tieta, da Globo, por exemplo.

.
Fui ver. Não está mal. É até uma boa homenagem. Dá um ar fresco à trama, antes de começar a novela em si, que já sabemos ser antiga (1991). Gostei desta abertura. Foi feita com conhecimento da trama. Não só tem a mulher nua, mas também tem o velho do rio, o peão boiadeiro no seu cavalo e, claro, a natureza do pantanal, os Tuiuius, etc. Penso que quem a fez soube prestigiar a obra.

.

Agora julgue por si. Veja e avalie. Não deixe de deixar impressa a sua opinião! Veja também a chamada para a trama, no link acima (SBT), onde pode comprovar que se mantiveram fiéis ao lettering (a imagem, o tipo e cor das letras originais) do produto, não o alterando para um mais "moderno". Letras verdes, mesmo tamanho, mesmo estilo.

.
E só de ouvir a MESMA música, pois isto não alteraram, já dá uma vontade imensa de ver o que se segue! Porém, agora fiquem com esta NOVA abertura que, a meu ver, podia ser trilhiões de vezes pior (e há piores). Acho que o SBT fez um bom trabalho.



Tamanho do tipo de letra

English Version:

If i was the jealous type, maybe i would feel just a tinny bit of it because Pantanal is back to Brasil´s tv screens! The SBT channel, in a very smart move, brough it back, but not without a small controversy. They changed the oppening.
.
It was a very risky decision. Pantanal original oppening credits was a huge sucess, and had the power to remain in the public memory for ever. A sucess as big as Tieta´s oppening, of tv Globo.
I whent to see it, and enjoy it. It´s a fresh begining, that launches the story with a fresh modern feeling, without disturbing the original concept. It´s a well conceive honoring oppening.
.
It´s shows, has expected, a naked woman, but doesn´t forget the nature of the place, with the Tuiuius (white big "birds") and also inserts to this new oppening the "old man from the river" in his canoe, the "peão", in his horse, etc. And in the end, it keeps the original name lettering, preserving the familiar logo name. PANTANAL apears in green, same-has type of letters. The all thing is very story oriented. It´s great. It´s a great oppening. SBT did a good job.
.
See it for yourself and judge.
Artigos sobre esta reprise e reacções do director e alguns actores: http://tevenoticias.wordpress.com/2008/06/11/diretor-e-atores-da-novela-pantanal-comentam-sobre-reprise/
.
28/7/08
OUTRA DECISÃO INTELIGENTE DO SBT:
A Paródia a Pantanal

.

4 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Anónimo 24 de junho de 2008 às 23:30  

FINALMENTE MAIS PANTANAL! Quanto `a questao da abertura da SBT...bom nao é má porque a musica faz muito, mas a abertura original é muito mais realista, bonita e natural eu prefiro, mas o mais importante sao os episodiios, e realmente da um bocadinho de inveja, porque eu tambem adoraria rever a novela! ADORO ESTA NOVELA É EXTRAORDINÁRIA EM TODOS OS ASPECTOS DA REALIZAÇAO AO ELENCO ÀS MUSICAS! SEMPRE PANTANAL A MELHOR NOVELA DE SEMPRE

Niniko 26 de junho de 2008 às 07:28  

A melhor novela de sempre!!! Em Portugal passou no início dos anos 90. Depois já repetiu mais umas 5 vezes. Nunca me canso de a ver e mesmo passados tantos anos ainda me arrepio quando veja certas cenas. Inesquecíveis o Velho do Rio, a Juma, o Jove, o Zé Leôncio, a Filó, as músicas do Trindade e do peão grandão, a Maria Bruaca, etc, etc. Mesmo os actores que já morreram como o Rômulo Arantes, o empregado da avó do Jove ou o deputado pai da namorada do Zé Lucas de Nada deixam saudades. Uma novela inesquecível. Sem dúvida, um marco histórico na vida dos actores e do público.

Martinha ...martika 28 de junho de 2008 às 00:04  

Em primeiro lugar gostaria e parabenizar pela página, muito bem organizada. Nossa amei!!!
Enguanto ao Pantanal, finalmente iremos ver algo de qualidade

Daniel 14 de outubro de 2011 às 01:19  

Olá, saudações!!!
Encontrei o site de voces através do you tube e gostaria de lhe pedir algo se possivel...

Existe uma cena maravilhosa da novela pantanal que é quando o Juventino é picado por uma cobra e socorrido pelo velho do rio..

A cena em questão mostra um lindo ritual de Pajelança realizada pelo grande Cláudio Marzo interpretando o inesquecivel véio do rio. É uma cena envolta em uma encantadora magia dos rituais de pajelança indígenas...


Procurei como louco esta cena da novela do youtube sem sucesso. Se puderem me ajudar ficarei muito grato...

meu email é adtoniolo@hotmail.com

Grato!!

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP