Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quarta-feira, 28 de maio de 2008

As novelas da SIC


Não me passou despercebida a nova abordagem de divulgação das novelas da SIC, embora ainda as ache discretas e curtas. Já a meio da novela “7 Pecados” deu para perceber que havia alguma promoção entre a publicidade.

Não querendo desperdiçar tempo para a mesma, a altura de maior divulgação está nos separadores. Aquelas imagens rápidas de um segundo, que passam para dividir os programas dos anúncios.

Noutro momento, também de um minuto, a SIC ressuscita uma abordagem dos seus primórdios: o concurso. O espectador liga para um certo número e indica qual das três opções de caracácá é a resposta à pergunta do dia sobre a novela que se segue.

Beleza Pura também teve direito a um pouco de promoção. Cerca de 2 ou 3 minutos, na semana antes da estreia, levantavam um pouco o véu ás personagens.

Longe vai o tempo em que as promoções ocupavam maior destaque e eram mais interessantes de ver, com as chamadas de elenco importadas da Globo. Mas regressou á SIC o esforço e a consciência que, mesmo sendo novela da Globo, a audiência tem de ser namorada.

Outra mudança da SIC em relação ás novelas é que está a apressar o final de Desejo Proibido, com episódios que passaram a ter mais de uma hora de duração diária. O que contrasta bastante com a média de 40 minutos com a qual nos acostumou. Mas ainda bem. Talvez esta termine ao mesmo tempo que “Duas Caras”, que se estreou bastante antes mas ainda dura. Fiquemos apenas com uma novela da noite: Ciranda de Pedra.

Desejo Proibido no Brasil também foi forçada a precipitar um desfecho. A trama andava parada sem necessidade. Miguel e Laura não saíam daquele impasse dos beijos e abraços, o resto das personagens também andaram num passo pouco desenvolvido. A ordem de encurtar a novela trouxe de volta a dinâmica que teve quase sempre. Talvez agora até se desenvolva rapidamente demais. Com a filha do delegado a perder a virgindade sem mais nem menos, a outra com autorização imediata para namorar um comunista e este a investigar a morte de Henrique antes mesmo do corpo sair do posto médico para a autópsia.

Desejo Proibido é uma boa novela. Com um bom elenco e boas interpretações. Mas tem na história algumas incongruências. Uma delas é introduzir a enfermeira oportunista que fica grávida de Chico com olho na sua fortuna. No entanto, desapareceu, ao invés de andar atrás dela a marcar terreno. A novela começa com a necessidade de se construir uma ferrovia. Porém, as personagens lá conseguem viajar para S. Paulo com rapidez. Henrique chegou a fazê-lo em 24 horas, saindo de noite pela socapa até à cidade vizinha para apanhar o trem, e estando logo cedo de manhã já na penitenciária com o pai de Laura. Não é impossível mas… se calhar devemos perguntar a Lima Duarte, qual a distância que fica entre S. Paulo e PassaPerto. É que todos os Passapertences têm de apanhar o trem na cidade vizinha de Desemboque. Talvez por coincidência, ou quem sabe não, é esta a cidade onde o actor nasceu, em Minas Gerais.

José de Abreu está fantástico no desempenho de Chico. Como ele chorou pelo filho! Sem lágrimas, porque a Globo deixou de investir nesse efeito (todos choram sem verter água) porém com muita emoção e com um timming perfeito. Outro exímio é Murilo Rosa. Como está bem no papel. Apesar da plástica, que me faz confusão de olhar (aqueles rostos de cera, brrr....) a expressividade está um mimo.

A terminar, será que chegou a ir para o ar o último capítulo da série Amazónia, que é exibida na SIC entre as 3.30 da madrugada e as 5.30 de Domingo?

2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

30 de maio de 2008 às 04:06  

como pode 'AMAZÔNIA' passar nesse horário???
q desperdicio =/
uma ótima série, os Portugueses num sabem o que perdem

Shoujofan 3 de junho de 2008 às 13:30  

Seu blog é excelente. Descobri procurando informações sobre Desejo Proibido. Parabéns!

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP