Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

TOP MODEL

Estava a mexer em papéis antigos quando dei com um apontamento a opinar sobre a novela TOP MODEL, que acabava de chegar ao fim. Dizia assim: "...por todos considerada um êxito, mas uma grande seca, que eu teria reduzido a menos de metade." Ao mesmo tempo, deparei-me também com o último capítulo. (veja em: http://br.youtube.com/watch?v=2YZzDxASz8A)


O tempo só reforçou esta opinião. De facto a novela foi um sucesso mas é daqueles sucessos que pertencem a um tempo e não continuam a encantar, porque a qualidade deixa a desejar.


O tempo também não me fez ficar mais fã de Malu Mader. A sua função na trama é demasiado estética. A novela usa e abusa do estilo "teledisco". São longas cenas a cada capítulo de imagens em câmera lenta de "Duda" a trocar de roupa, a experimentar chapéus e a mostrar as longas pernas sobe um qualquer embalo sonoro.


Penso que o encanto e sucesso da história deveu-se ao núcleo infantil e à louca família de "Gaspar" e seus cinco filhos que mais parecem uma dúzia de tanta bagunça e actividade que circula naquele lar. Cada filho de uma mulher diferente, a este núcleo encabeçado por Nuno Leal Maia, responsável pelos momentos de diversão, surf e praia se deve a adesão do público à novela. Em termos de romance, o casal Taumaturgo Ferreira e Malu Mader (eram mesmo um casal nessa altura, se me recordo bem) só ficaram a ganhar com a música "Oceano" de Djavan. (ouvir em: http://br.youtube.com/watch?v=CH6vud7PZck) Top Model foi uma novela que conquistou também pela banda sonora, composta de muitas músicas em inglês, como a célebre "Hey Jude", dos Beatles, numa versão traduzida para português.


Muitos actores e actrizes ganharam projecção nesta novela. Adriana Esteves estreou-se aqui, no papel de Tininha. Gabriela Duarte contracenou pela primeira vez com a mãe, ao caber a esta uma participação especial como uma das ex-mulheres de Gaspar. A novela teve aliás, muitas participações especiais, além do seu vasto núcleo, onde se incluia uns caninos.


Em termos pessoais, sem saber exactamente porquê, a actriz Zezé Polessa irritava-me profundamente. Algo no seu método de representar chocava com o veículo televisivo. Talvez fosse uma certa altivez, o nariz empinado para o ar, que continuou a me irritar também quando entrou em "Vamp". Ás vezes sucedem-se destas coisas e é algo que me lembrei agora. Assim como me recordo de muita gente da família mencionar as semelhanças físicas de Taumaturgo Ferreira com um familiar. É que não conseguiam ver a novela sem estar a pensar nas semelhanças, que estava no seu ar, mas mais na postura e gestos. São coisas que acontecem...


E você? O que quer dizer sobre esta novela?

link para fazer o download de TODA a trilha/banda sonora desta novela:
http://rapidshare.com/files/8162666/Top_Model__1989_.rar.html


2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

luciano 14 de dezembro de 2007 às 01:38  

TOP MODEL FOI A MELHOR NOVELA DAS 7!

vitor 19 de abril de 2008 às 14:21  

Foi a novela que mais gostei de ver (não digo que tenha sido a melhor)mas... era simples, alegre, divertida e com uma das melhores bandas sonoras de sempre. A RTP podía e devía passar de novo e num horário decente. Apela a uma forma saudável de vida e de respeito por os mais velhos, acho q foi uma boa influencia para os jovens nessa altura.

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP