Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

FELICIDADE

Novela bem aceite pelo público, da autoria de Manoel Carlos. Marcou o seu regresso à TV Globo após oito anos de ausência. A maior crítica que a novela recebeu diz respeito à prestação de Maitê Proença no papel de protagonista. Tenho de concordar. Ainda hoje, passados tantos anos, continuo a não gostar do que vejo em todas as cenas. Isto de ser actor de TV tem este grande inconveniente! Uma coisa mal feita será perpectuada para todo o sempre!

Estreando-se em televisão, Vivianne Pasmanter deu um show como a vilã Débora. Ela é neurótica no momento certo e consegue transmitir apenas pelas expressões a dualidade da personagem. (veja em: http://br.youtube.com/watch?v=qOpTjPOXcyA e também em http://br.youtube.com/watch?v=Xn1KJNVHxjg) Recordo de algo que vinha na imprensa da época, que fez referência à metodologia de composição da personagem e à exigência da mesma. A actriz teve muito trabalho e foi muito desgastante fazer "Débora". Vivianne ficava fechada no quarto a estudar as cenas, isolando-se um pouco de tudo o resto. Mas também, imagino que essa é a realidade da maioria dos actores que entram numa big personagem em novelas de televisão. A menos, claro, que tenham a sorte de ter uns dias de semana de folga! Vantagem de alguns veteranos que só gravam a dias fixos.

Tatianne Goulart recebeu vaticínios de uma futura brilhante carreira na arte de representar. Ela simplesmente tocou os corações e emoções de todos, com a sua sincera e frontal BIA. Chegando mesmo a "roubar a cena" quando contracena com a "mãe" (Maitê Proença).

Como todas as novelas de Manoel Carlos, ela tem momentos deliciosos mas também alguns outros de "barriga" (incómodos e longos, como uma gravidez). Talvez os mais marcantes eram os momentos de delírio de Ataxerxes e os que se desenrolavam no núcleo da família de "João", o homem que tinha verdadeira adoração e uma relação emocional muito grande com o seu piano. Um núcleo mais depressivo, o núcleo pobre a passar por dificuldades que proporcionou momentos de pura exaustão de tanto se falar de música e de piano.

Brilhante interpretação de Sebastião Vasconcelos, a quem não me canso de elogiar. Elogio também Marcos Winter, que sempre gosto de ver nos seus papéis e que surpreende e intimida quando tem de explodir. Herson Capri deu ao seu Mário, um homem formado, informado e educado um estilo que levaria muitas mulheres no lugar de Helena a dispensar o Tony Ramos (Álvaro)! Laura Cardoso foi uma excelente mãe, Ariclê Perez e Umberto Magnani (Ametista e Ataxerxes) um show de boa interpretação, Cristina Prochaska foi deliciosa como a cobrinha intigrista e falsa que era a sua Sheyla e podia continuar por aí fora, já que o elenco desta novela é bastante vasto.

O que mais gostava de recordar nesta novela é a história contada nos primeiros capítulos. Lembro-me vagamente. Tudo começa em "Vila Feliz", um local pequeno com pessoas de falsa moral, ávidas para massacrar alguém como hobby para passar o tempo morto. O facto de todos os homens se babarem pela menininha mais bonitinha do pedaço e serem sacanas o suficiente para tentarem obter algo à força, mas diante dos amigos e esposas armarem-se em indiferentes. Toda essa atmosfera intriguista, de mesquinhez e mediocridade moral, por vezes típica de zonas pequenas (embora deteste esta presunção e discordo com a generalização) repugna-me e por isso, é a parte que mais mexe comigo.

Gostava de a rever!
E você? Deixe aqui um comentáriozinho sobre o que você acha desta novela!

Álbum sonoro da novela para download: http://rapidshare.com/files/7051341/Felicidade_-_Nacional.rar

4 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

Anónimo 2 de fevereiro de 2008 às 01:11  

Me gustó mucho esta novela, la música, los actores y actricez, mmm creo que es muy dura la crítica a Maite Proença... En cuanto a Bia excelente su presentación.Tony Ramos es el mejor actor de Brasil.
Pd: Tenho saudade de essa novela. Esperou pronto sua repetiçao.
pd 1: Perdoe meu fraco portugués, estou estudando a língua porque meu fascina muito as novelas brasileiras.

Marcio Cia 29 de julho de 2009 às 17:07  

OLA
EM PRIMEIRO LUGAR O BLOG É MUITO BOM, REALMENTE PARABENS!
INFELIZMENTE TENTEI FAZER O DOWNLOAD DA TRILHA SONORA DA NOVELA FELICIDADE, QUE NA MINHA OPINIÃO É UMA DAS MELHORES JÁ PRODUZIDAS, E NAUM CONSEGUI, DÁ ERRO.
VC CONHECE UM OUTRO LINK PRA EU PODER BAIXAR ESSA TRILHA? OU MESMO NESSA Q VC DISPONIBILIZOU, QUEM SABE VC PODE VERIFICAR O PORQUE Q DÁ ERRO?
ESTOU NO AGUARDO, MUITO ANSIOSO POIS ESSA TRILHA É REALMENTE RARA.
ABRAÇO E DESDE JÁ, OBRIGADO!

MARCIO CIARDULO

novelista 29 de julho de 2009 às 18:09  

Obrigado Marcio pelos elogios. Este blog é feito com muito prazer, que bom que gostou!

Infelismente, o site onde encontrei os links que disponibilizei para download foi detectado e eliminado por quem procura preservar os direitos de autor.

Não conheço nenhum outro. Se por acaso encontrar, volto a postar. Aconselho que faça uma procura, pode ser que ache mesmo no RapidShare, sobre outro código.

Boa sorte!
NPR

novelista 29 de julho de 2009 às 18:13  

Fiz uma busca. Veja se este link é o que procura:

http://rapidlibrary.com/index.php?q=felicidade

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP